"Manteiguinha tem personalidade", diz o ator sobre um dos xodós da novela

"Contracenar com o  Manteiguinha é muito divertido. E ele é muito especial. Dócil, inteligente, com personalidade.  Mas tem que haver interação e disciplina.  Extremamente obediente ao treinador,  faz  as cenas direitinho"." , diz  Vicentini Gomez  sobre um dos principais xodós do elenco e dos telespectadores que estão assistindo a nova novela de Íris Abravanel, "Cúmplices de um resgate".  O ator, que já realizou diversos documentários falando de animais, conta que  na telenovela "Pícara Sonhadora" ( primeiro remake de uma novela mexicana via SBT), também havia um cachorro na casa. Mas agora existe um  grande diferencial: Os bichos falam! O que é, sem dúvida, uma atração à parte.. Manteiguinha é  o xodó da Fiorina (Bárbara Bruno) e cão-guia de Théo (Fhelipe Gomes)  filho do casal  Fiorina e Giuseppe (Vicentini).

E por falar em xodó, Giuseppe Chavichioli, inspirado em um dos avôs da responsável pelo remake, também é um dos personagens preferidos de Íris Abravanel segundo a própria autora. GiuseppeFiorina, a sonhadora Rebeca(Juliana Baroni)  e, as gêmeas interpretadas pela talentosa  Larissa Manoela. 


Foto: Cauana Fernandes

'Relacionamentos' no 'Bate Papo com Cris Pinho'

28 agosto 2015 |


O programa “Bate Papo com Cris Pinho”, na WebTV TV Geração Z, acervo UOL, tem informação e cultura garantidas com transmissão ao vivo.


Na segunda-feira, dia 31 de agosto, Cristina Pinho entrevista os atores Renato Papa (ganhador do 1ª troféu Georgia Gomide de Comédia), devidamente caracterizado, interpretando um papel feminino como D. Zulmira, a sogra  e o ator Adriano Arbol como Renato, o genro, casado com Flávia (Agatha Estriga), no espetáculo: “A Sogra que Pedi a Deus”. A hilariante comédia, retrata o convívio  e o conflitante relacionamento da sogra interferindo na vida de um jovem casal. Há 6 anos em cartaz, visto por 560 mil pessoas, o texto é assinado por Wilson Coca e direção de Sebastião Apollônio, no Teatro Ruth Escobar


A apresentadora Cris Pinho, aborda “Do Amor”, texto contemporâneo e inédito no Brasil; do dramaturgo francês Philippe Minyana, que escreve com inspirações nas artes visuais (cinema, artes plásticas e fotografia). É como se criasse quadros de fortes impactos visuais, tendo a palavra como instrumento. Por isso, a peça tem um toque muito diferente, subjetivo e humano no sentido pleno da palavra. Para o diretor Francisco Medeiros,  não é uma peça para, necessariamente, ser compreendida ­ com começo, meio e fim. “Os estilos épico, dramático e lírico são combinados de forma anárquica tanto nos fatos quanto na estrutura. A encenação, portanto, precisa fazer com que esta anarquia esteja presente com todo o seu rigor”.

Cris te espera on line, ao vivo, às 15h.                                
Acesse www.tvgz.com.br e acompanhe esta super edição do programa!

Fotos: Divulgação


Galactic no Bourbon Street Fest amanhã, em SP

26 agosto 2015 |


Finalmente, a banda Galactic aterissa no Brasil, a bordo do (e de qual outro festival  poderia ser?) Bourbon Street Fest 2015. Trata-se de uma usina funky, em atividade por mais de 20 anos extraindo o melhor da música negra americana de seus integrantes – o guitarrista Jeff Raines, o baixista Robert Mercurio, o baterista Stanton Moore, o tecladista Rich Vogel, o grande trombonista Corey Henry e o saxofonista Ben Ellman –, além dos (muitos) colaboradores.

Direto de uma galáxia chamada New Orleans, o Galactic traz para o show no Bourbon Street Fest a cantora Erica Falls, como convidada mais do que especial, e um álbum absolutamente fresh: Into the Deep (lançamento em julho de 2015), que é uma síntese de todas as experiências e colaborações musicais que o grupo teve ao longo de sua história. Falls canta na faixa Dolla Diva e é uma estrela em ascensão. Aqui no Brasil ela é uma velha conhecida do público através de suas inúmeras aparições com o grupo Nu Beginnings e em carreira solo.

Outros mundos

Como seu nome já entrega, o mote do Galactic é explorar mundos musicais desconhecidos criando possibilidades sem limites, transcendendo todas as fronteiras do som, do espaço e do tempo. A faísca criativa da banda começa com a fricção do baixo de Mercurio, do sax  de Ellman e a batida inconfundível de Moore na bateria. Acrescente-se a guitarra de Raines, o Hammond de Vogel e  o trombone de Henry e o foguete está pronto para a contagem regressiva.

Ao longo dos anos e de colaborações com outros artistas, como The Soul Rebels Brass Band e Corey Glover, do Living Colour – com os quais o Galactic excursionou em 2012 (ano de lançamento do disco Carnivale Electricos) –, além de Macy Gray, que participou do mais recente disco da banda e com quem tem excursionado recentemente, o som do Galactic saiu de um funk quase orgânico para uma mistura moderna, incorporando elementos do hip hop, fusion, jazz e até música eletrônica.

O novo disco

Into the Deep já pode ser conferido em pré-lançamento no iTunes e na plataforma Music, o novo serviço de streaming musical da Apple, para audição na íntegra de três faixas: a apoteótica Sugar Doosie, a faixa título (com Miss Gray) e a energética Right On (com Ms. Charm Taylor).

Nas 14 faixas de Into the Deep – que serão a base do show no Bourbon Street Fest –, a banda mergulha no caldeirão de ritmos que fez sua fama. “Vemos este disco como um apanhado de tudo e todos que nos influenciaram até hoje”, diz Mercurio.

Mais convidados

Nesse time incluem-se outros nomes diversos que participaram do novo disco, como a legendária cantora de gospel-R&B-blues e ativista pelos direitos civis Mavis Staples (que canta na música Does it Really Make a Difference), Ms. Charm Taylor, cantora da banda Honorable South, da Louisiana, que faz sua colaboração de estreia com o Galactic, passando por  Brushy One-String, nome artístico de Andrew Chin, cantor e violonista jamaicano que participa da faixa Chicken on the Corn, descoberto pelo produtor do Jazz Fest, Quint Davis.

Into the Deep, segundo Ellman, “é inteiro sobre pessoas, conexões que entraram na nossa órbita nestes 20 anos e que, de alguma forma, seguem afetando o curso do nosso universo”. É também um reflexo de como os talentos individuais que integram essa galáxia se desenvolveram. “É pura evolução”, finaliza Ellman.

Site oficial: http://galacticfunk.com

Ficha técnica:
Stanton Moore: bateria
Jeff Raines: guitarra
Robert Mercurio: baixo
Rich Vogel: teclados
Corey Henry: trombone
Ben Ellman: saxofone
Erica Falls: vocais

Dia 27 de agosto – Bourbon Street Music Club
Dia 30 de agosto – Parque do Ibirapuera

Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
Bilheteria Bourbon Street: Rua dos Chanés 194 – de 2ªf.a 6ª.f das 9h às 20h, sábado e feriado das 14h às 20h
Fone para reserva: (11) 5095-6100 (Seg. a sexta) das 10h às 18h

Dia 27/08/2015 – quinta-feira

Horário: 23h00
Abertura da casa: 21h
Duração: 80 min. aproximadamente
CouvertArtistico: R$ 75,00 (1º. Lote)
Venda também pela   Ingresso rápido - 11 4003 1212 - www.ingressorapido.com.br
Censura: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável
Capacidade: 450 pessoas
Estacionamento/ Valet: R$ 25,00
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acessibilidade motora.
Ar condicionado.
Wi-fi – solicitar senha na casa

Dia 30/08/2015 – domingo
Horário: 19h00
Local: Parque do Ibirapuera - Portão 10 – Av. Pedro Álvares Cabral s/n – Arena de Eventos, próximo Museu Afro Brasil
Gratuito


Foto: Jim Arbogast

'Grace Gianoukas Recebe' estreia em setembro no Teatro Folha, em SP

|


Dia 1º de setembro estreia no Teatro Folha, em São Paulo, o espetáculo “Grace Gianoukas Recebe”, projeto inédito da Terça Insana Produções Artísticas.

Ao lado da atriz Tatiana Thomé, Grace recebe convidados, personagens, espíritos, encomendas, sustos e o público com muito bom humor para comentar o frenesi cotidiano, dando enfoque à quantidade de coisas que as pessoas recebem diariamente, sem contestar.

Em meio à pressa contemporânea, chegam ao homem notícias de fonte duvidosa, cobranças indevidas, multas e serviços de péssima qualidade que muitas vezes fazem com que o consumidor seja refém. “Falamos sobre a vida das pessoas que não acontece em paz”, explica Grace Gianoukas, considerada um dos maiores nomes do humor brasileiro. 

No palco duas aeromoças recebem e conduzem o público a uma viagem por um talk show nonsense, repleto de charme, surpresas e convidados divertidos, no melhor estilo “Terça Insana” de ser.
Relatos sensacionalistas que alimentam o discurso da insegurança na cidade são ironizados, juntos à viralização da vida privada e a todos os e-mails, solicitações, spams e mensagens recebidas pelo homem moderno, que chegam por todos os lados, como um bombardeio de estímulos que o obrigam a estar sempre atualizado.

As cenas do espetáculo que reproduzem a agitação da vida humana são móveis e flexíveis, com a possibilidade de ganhar novidades ao longo da temporada, acompanhando o ritmo da cidade que não para.

“Grace Gianoukas Recebe” traz ao palco do Teatro Folha o músico, ator e compositor Wandi Doratiotto, a atriz Rita Murai, e outros convidados surpresa.
Sobre Grace Gianoukas
Grace Gianoukas é atriz, diretora, autora de textos, idealizadora de projetos culturais, cronista e produtora de espetáculos. Responsável por um dos projetos que renovou o humor brasileiro no início dos anos 2000, o “Terça Insana”, a gaúcha da cidade de Rio Grande traz em seu currículo experiências no teatro, televisão e cinema.

Na década de 1980, após as participações em “Acre vai à Rússia”, de Élcio Rossini, e “Dias Felizes”, de Samuel Beckett, Grace fundou a Cia Harpas e Ogros, com Ângela Dip, na qual criou, produziu e atuou em quatro espetáculos. Paralelo a isso, participou, como convidada de vários diretores, em diversas montagens teatrais. No final dos anos 90, trabalhou em dois espetáculos com o grupo XPTO e idealizou e levou ao palco eventos e projetos que envolveram artistas de diferentes áreas, como forma de incentivo aos novos talentos. No início dos anos 2000, uma das suas criações foi “Terça Insana”, projeto teatral dedicado à formação de atores e autores de comédia, que sacudiu o cenário do humor no Brasil, atuou também em “Sobre Amor e a Amizade”, baseado na obra de Caio Fernando Abreu. 

Na televisão, a atriz atuou em programas como “Escolinha do Professor Raimundo”, “Sex Appeal”, “Guerra dos Sexos” da TV Globo e “Ratimbum”, da TV Cultura. No cinema, filmes como “Loira Incendiária”, com direção de Mauro Lima, e “A Festa”, com direção de Ugo Georgetti, estão entre seus principais trabalhos. Ganhou o prêmio Mambembe de melhor atriz pelo espetáculo “O Pequeno Mago” e o Troféu Açorianos de Teatro pela peça “O Acre vai à Rússia”.

FICHA TÉCNICA
Direção: Grace Gianoukas e Fábio Saltini (assistente)
Elenco: Grace Gianoukas, Tatiana Thomé (participação) e convidados
Produção: Terça Insana Produções Artísticas
Diretor de produção: Paulo Marcel
Assistente de produção: Vanessa Anchieta
Arte: Raul Castro
Foto: Gal Oppido (imagens de Grace Gianoukas) e Paulo Marcel (imagens de Tatiana Thomé e Wandi Doratiotto)
Assessoria de imprensa: Flávia Fusco Assessoria de Imprensa

Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

”Grace Gianoukas Recebe”
Local: Teatro Folha
Estreia: 1º de setembro
Temporada: 10 de novembro
Apresentações: terça-feira, 21h
Ingresso: R$50,00 (setor 2) e R$60,00 (setor 1)
*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

Foto: Gal Oppido


Cineclube no Museu da República, no RJ

|


Filme “J. Carlos”
Sinopse: as ilustrações, charges e histórias de vida de J. Carlos marcaram a primeira metade do século XX e toda a arte gráfica brasileira. Neste filme, Silvio Tendler e Norma Bengell recuperam seu legado e prestam homenagem ao grande artista, enquanto nossos olhos passeiam sobre as imagens.
Ano: 2014 | Duração: 28 min | Gênero: Documentário | Direção: Silvio Tendler e Norma Bengell
Debatedora |
JULIETA SOBRAL
Fotógrafa, designer gráfica, professora de Design da PUC-Rio. Dirige o Instituto Memória Gráfica Brasileira IMGB e a Casa de Lucio Costa. Junto com Ana Dias está à frente do estúdio malabares
 

Filme “Sujeito Oculto: Na Rota do Grande Sertão”
Sinopse: O documentário “Sujeito Oculto: Na Rota do Grande Sertão” traça um panorama sobre a rotina do sertão. O filme resgata diversos elementos típicos como os vaqueiros, a linguagem, a toada, o boi, as fazendas, as veredas, a memória e o novo, expressões populares, os aboios, a relação do vaqueiro com o sertão, sua fala, seus relatos.
Ano: 2014 | Duração: 26 min | Gênero: Documentário | Direção: Silvio Tendler
Debatedor |
SILVIO TENDLER
Cineasta conhecido por abordar em seus filmes personagens como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros. Produziu cerca de 40 filmes e fundou a Caliban Produções Cinematográficas Ltda., produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

Filme “Haroldo Costa - O nosso Orfeu”
Sinopse: Haroldo Costa, como artista, transitou em diversas áreas culturais sem jamais esquecer sua origem, é uma figura preciosa na valorização da cultura negra e da cultura brasileira. Iniciou a vida como ator no Teatro Experimental do Negro e teve papel importante em espetáculos históricos como O Auto da Compadecida e Orfeu da Conceição. Seu vasto currículo atesta uma importante figura que incansavelmente busca o resgate e a preservação da nossa cultura.
Ano: 2015 | Duração: 26 min | Gênero: Documentário |Direção: Silvio Tendler
Debatedor |
HAROLDO COSTA
Sempre ligado às mais legítimas manifestações culturais do nosso povo, Haroldo Costa tem atuado em diversas áreas. Produtor e diretor de rádio e TV, ator, criador de espetáculos, jornalista, autor de livros.

Mediação:
Elizabeth Abel de Figueiredo
Equipe Responsável:
Elizabeth Abel de Figueiredo, Flávio Leão e Kátia Frecheiras



Projeto Música no Museu no Forte de Copacabana

22 agosto 2015 |


O projeto Música no Museu apresenta jovens talentos da música clássica, com a Orquestra de Cellos das comunidades pacificadas, no dia 25 de agosto, às 18h, na Alameda do Forte de Copacabana, no Rio de JaneiroNão perca!



Fotos: Internet

Pijama de Getúlio Vargas volta a ser exposto no Museu da República

|


Nesta época de conturbações políticas e econômicas, vale lembrar o mais carismático e controvertido presidente que o Brasil já teve: Getúlio Vargas.

Na próxima segunda-feira, dia 24, está fazendo 61 anos que o nosso mais famoso governante saiu da vida para entrar na História.

O Museu da República vai abrir excepcionalmente as suas portas nesta segunda-feira (24 de agosto), para receber todos aqueles que queiram homenagear esse ilustre e debatido personagem da História do nosso País.

Infelizmente, o terceiro andar não está aberto ao público. Mas o pijama de Getúlio Vargas vai para a exposição “Saio da vida para entrar na memória”, localizada na Sala de Exposições de Curta Duração do Museu (1º andar) que se encerra ém 30 de agosto (domingo).

A mostra retrata o período final do segundo governo Vargas, apresentando personagens e fatos marcantes que antecederam o suicídio, como reportagens de jornais da época, documentos como a Carta-Testamento do ex-presidente, além de muitos de seus objetos pessoais, dentre eles o pijama que usava quando morreu.

Exposição “Saio da vida para entrar na memória”
Local: Sala de Exposições de Curta Duração – 1º andar do Palácio do Catete/Museu da República
Horário: 10h às 17h - de segunda a sexta-feira
               11h às 18h - sábados, domingos e feriados
OBS: No próximo dia 24 de agosto (segunda-feira), A ENTRADA É FRANCA. Às quartas-feiras e domingos também.
O Museu da República fica na Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro

Foto: Divulgação


Lyra Latina para dançar no Bourbon Street, amanhã

|


Para abrir a pista caliente dos domingos, aulas de dança a partir das 21h30

A Orquestra Lyra Latina, sob o comando de Sérgio Lyra, apresenta repertório baseado em sucessos de nomes importantes e representativos da salsa, como Ruben Blades, Oscar D’Leon, Ray Barreto e Eddie Palmieri, entre outros.

Orquestra Lyra Latina

Inspirada na fase clássica da salsa, a orquestra Lyra Latina, sob o comando de Sérgio Lyra, exprime toda sua paixão pelo gênero. O repertório é baseado em nomes importantes e representativos desse gênero, como Ruben Blades, Oscar D’Leon, Ray Barreto e Eddie Palmieri. Esses são apenas alguns dos criadores que fizeram a história dessa música que já deu a volta ao mundo e tem um grande público no Brasil.
Sergio Lyra integrou o Heartbreakers por 11 anos, participou do espetáculo musical “Emoções Baratas”, dirigido por José Possi Neto, que ficou 2 anos em cartaz.  Foi diretor artístico e programador musical da casa BlenBlen Club; apresentador do programa Latitude da Rádio Eldorado, onde eram mostrados os vários caminhos da música brasileira, do jazz e da música latina. Em 1997 passa um período em Nova York onde estuda na “Manhattan Schoolof Music”. Em 1999, é um dos fundadores da orquestra Havana/Brasil, com direção voltada para a música brasileira e salsa.Em 2000 fixa residência na França com o objetivo de ampliar sua experiência musical onde se estabelece como membro de várias orquestras de música latina se integrando à comunidade latina local.

Em 2007, voltando ao Brasil depois de uma intensa experiência no exterior, Sergio Lyra cria e dirige a orquestra Lyra Latina, voltada para a pesquisa da salsa e da música afro-cubana, sem deixar de lado a composição instrumental autora.

Paralelamente a atividade de músico profissional, se dedica à vida acadêmica, é bacharel em técnica em saxofone. Formado em harmonia/jazz (improvisação e arranjo) pela Bernard Maury, na “Bill Evans Piano Academy”, em Paris. Foi professor na escola de música “Musique’halle” em Toulouse, França e atualmente faz mestrado em música na UNICAMP. E como Belio, troca as vestes de academic e lidera da banda Lyra Latina, reconhecida como uma das mais importantes intérpretes da fusão latina com jazz e os ritmos brasileiros.

Formação da orquestra
Sergio Lyra  -  sax/direção musical
Franklin Santos  -  congas
Rodrigo "Papito" Bueno  -  timbales
Ilker Ezaki  -  bongo/campana
Hanser Ferrer  -  piano/voz
Carlos Ceiro  -  baixo
Sandro Oliveira  -  voz
Carlinhos Alligator  -  trompete
Totty Bone  -  trombone

LINKS:
Lyra Latina e Jair Rodrigues – Memorial da America Latina
http://www.youtube.com/watch?v=mYKYInptt9M&feature=r elated
Lyra Latina e Deldongo – Festival Paraty Latino
http://www.youtube.com/watch?v=mRX30haq990&feature= related
Lyra Latina e Deldongo – Festival Paraty Latino
http://www.youtube.com/watch?v=J0TqGjfIOq8&feature=rel ated
Lyra Latina – Bourbon Street
http://youtu.be/audSOEQA7wM
Lyra Latina Jazz (instrumental latin jazz) http://www.youtube.com/watch?v=GzQPJlPhWoQ

Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
Bilheteria Bourbon Street: Rua dos Chanés 194 – de 2ªf.a 6ª.f das 9h às 20h, sábado e feriado das 14h às 20h
Fone para reserva: (11) 5095-6100 (Seg. a sexta) das 10h às 18h
Data : 23/08/2015 - domingo
Horário: 21h30
Abertura da casa: 20h
Duração: 90 min. aproximadamente
Couvert  Artistico: R$ 32,00
Venda também pela   Ingresso rápido - 11 4003 1212 - www.ingressorapido.com.br
Censura: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável
Capacidade: 450 pessoas
Estacionamento/ Valet: R$ 25,00
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acessibilidade motora
Ar condicionado
Wi-fi – solicitar senha na casa

Foto: Divulgação