Grupo ADID fará única apresentação de 'Os Miseráveis' no Teatro do SESI-SP

25 novembro 2015 |


Inspirada no clássico de Victor Hugo (1802-1885), a montagem é fruto da parceria entre o SESI-SP e a Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID) – instituição fundada em 1998 por pais de crianças portadoras da síndrome. O espetáculo será realizado no Teatro do SESI-SP, dia 1° de dezembro, às 20h.

  Há quase 20 anos trabalhando com o grupo, o diretor Leonardo Cortez conta que “Os Miseráveis é o espetáculo mais difícil e complexo que o ADID já encenou. É uma peça que reúne todos os elementos do teatro. Eles cantam, dançam e são corajosos e criativos ao encarar este novo desafio”.

  A história de Os Miseráveis já é velha conhecida do grande público – o romance dramático carrega uma forte crítica social à realidade da França do início do século XIX, e traz personagens marcantes como Jean Val Jan, Fantine, Cozette, Inspetor Javert, e tantos outros –, porém o que torna a adaptação do ADID memorável são as improvisações dos atores. “O ADID dá uma aula de comprometimento e amizade em cena, e o público vibra junto com cada momento de superação do grupo no palco. É um espetáculo único e especial”, comenta Cortez.

  Como já é corriqueiro nas montagens da ADID, para que todos pudessem se desenvolver enquanto atores “é preciso criar novos personagens e enredos paralelos, para que todos tenham a possibilidade de fazer um papel importante”, explica o diretor.

  A apresentação marca o fim da turnê do grupo pelas unidades do SESI espalhadas pelo Estado, retornando agora ao palco do Teatro do SESI-SP após a última apresentação em julho deste ano.

  Para quem quiser conferir, as reservas antecipadas já podem ser realizadas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Os ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do espetáculo, a partir das 13h, na bilheteria do teatro.

Sobre o Grupo ADID

O Grupo ADID de Teatro nasceu em 1998 como extensão das aulas de artes cênicas oferecidas pela Associação para o Desenvolvimento Integral do Down. A necessidade de aprofundamento e a acentuada identificação dos alunos com a linguagem teatral justificou a criação do grupo, que desde então vem encenando importantes obras da dramaturgia clássica: Romeu e Julieta (1998), Cinco Pequenas Histórias em Família (1999), O Jornal Falado (2000), Muito Barulho por Nada (2002), O Mambembe (2004), Um Violinista no Telhado (2006), A Vida É Sonho (2008), Sonho de uma Noite de Verão (2010), e o grande sucesso A Viagem do Capitão Tornado (2012-2013). Por meio da parceria com o SESI-SP, iniciada em 2010, o ADID tem levado sua arte para diferentes cidades do Estado de São Paulo e consolidando seu espaço nos roteiros culturais.

Ficha técnica:

Autoria: Victor Hugo
Direção e adaptação:
 Leonardo Cortez
Elenco:
 Ana Beatriz Paiva (Javert), Ana Paula Dias (Sra. Ternadier), Antônio Guimarães Aranha (Jeremias), Carolina Puech Dias (Cosette), Daniel Gejer (Jean Val Jean), Diogo Junqueira (Jean Val Jean), Felipe Assunção (Alan), Felipe Linden (Philipe), Flavia Donatelli (Fantini), Guilherme Alonso (Frei Lourenço), Guilherme Campos (Marius), João Simões Júnior (Laffite), Ian Pereira Retz (Ferdinand), Kátia Maçães (Eponine), Luiz Otávio de Almeida (Sr. Ternadier), Marcos Minoru (Governador), Renan Santana (Dr. Jaques) e Rodrigo Botoni (Monsenhor Benvindo)
Figurino:
 Glaucia Libertini e Célia Rosali Pereira
Cenografia:
 Claudia Gimenes e Kiko Junqueira
Iluminação:
 André Persant
Músicos convidados:
 Higor Cataneo e Vanessa Pereira
Assistência de direção:
 Glaucia Libertini
Produção:
 Rosane Chiarantano e Vera Simões


Espetáculo Os Miseráveis – com o Grupo ADID de Teatro
Local:
 Teatro do SESI-SP (av. Paulista, 1.313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Única apresentação:
 1º de dezembro (terça-feira), às 20h
Capacidade:
 456 lugares
Gênero:
 comédia musical - infantojuvenil
Duração:
 80 minutos
Classificação indicativa:
 livre
Entrada gratuita
. Reservas antecipadas pelo site 
www.sesisp.org.br/meu-sesi. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do evento, a partir das 13h.

Foto: Divulgação


0 comentários: