Último debate 'Arte & Ciência' no CCBB Rio reúne artistas plásticos e cientista

19 novembro 2015 |

Para responder a essas questões o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro reúne os artistas plásticos Lívia Diniz, Eduardo Bonito e o cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis, no último debate do ciclo Arte & Ciência, que acontece no dia 25 de novembro, a partir das 18h30. Com o tema O Futuro do Humano, o debate é gratuito e conta com a mediação da jornalista Nayse López.


Numa série de sete encontros mensais, o ciclo teve por objetivo discutir questões estimulantes e atuais, como os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas; o poder das artes e da música para o bem-estar psicológico; as fronteiras filosóficas da física e da cosmologia; as relações entre a lógica não-clássica e a arte, etc.

Além de Morya, Eduardo Bonito e Lívia Diniz, participaram do ciclo, nomes de prestígio no meio científico, artístico e intelectual, como os neurocientistas Ivan Izquierdo e Esper Cavalheiro; o músico José Miguel Wisnik; o escritor Silviano Santiago; os físicos Luiz Pinguelli Rosa e Rogério Rosenfeld; os filósofos Marcia Tiburi, Antonio Cicero e Olgária Matos; a biogeneticista Mayana Zatz; o matemático Francisco Antonio Dória; o artista plástico Arthur Omar.


Edgard Morya é graduado em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1996), possui doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2003) e Pós-Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2006). Atualmente faz parte da equipe de Miguel Nicolelis, sendo coordenador de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, em Macaíba (RN), no Instituto Santos Dumont. Tem experiência na área de neurociência e neurofisiologia, com ênfase em eletrofisiologia, controle motor, psicofísica e acoplamento sensório-motor.

Eduardo Bonito é produtor, artista visual, diretor artístico do Dança em Foco -- Festival Internacional de Vídeo e Dança, evento brasileiro exclusivamente dedicado à interface vídeo / dança. Em 2015 fundou a Casa Nuvem, no Rio de Janeiro, onde trabalha com contracultura, arte e ativismo. É consultor e membro do júri para uma série de empresas, festivais e instituições ligadas à cultura contemporânea no Brasil, Reino Unido, França, Espanha e Suíça. Foi conselheiro de Artes Cênicas do British Council, em Londres, e jurado/consultor de programação de vários programas internacionais de excelência como o programa Mentor e Protegee Rolex Arts (Genebra/Veneza), Fórum Cultural Mundial (São Paulo), Ice Hot – Nordic Dance Platform (Helsinki/Estocolmo) e membro ativo nas diretorias de importantes redes como IETM (Informal Eurpoean Theatre Meeting), RSD – Rede Sudamericana de Danza, Shared Spaces International e Conselho Nacional dos Pontos de Cultura.


Lívia Diniz é artista intermidiatica. Participou na criação e produção de desfiles de carnaval para crianças e para pessoas portadoras de necessidades especiais. É co-diretora e professora do Visiting School RJ da AA – Escola de Arquitetura e Design de Londres. Desenvolve projetos e espaços com arquitetura genética, criaturas interativas e tecnologia vestível, para fantasias e carros alegóricos. Na Casa Nuvem, se dedica principalmente ao Ateliê de Dissidências Criativas, que dialoga com temas como plataformas livres, criptografia, midiativismo e carnavandalirização.

O debate
 O Futuro do Humano tem duração de 120 minutos. As senhas devem ser retiradas na bilheteria do CCBB Rio de Janeiro a partir das 18h30.

PARA ROTEIRO
Evento: Arte & Ciência
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Centro Cultural Banco do Brasil 
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Debate: O Futuro do Humano
Data: 25.11.2015 – Quarta-feira
Horário: 18h30 às 20h30
Debatedores: Edgard Morya, Lívia Diniz e Eduardo Bonito

Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Auditório 4º and. 
(Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: 21 3808-2020)
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA - mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

Fotos: Divulgação



0 comentários: