Estúdio criativo de Londres seleciona artistas brasileiros para participar da elaboração de obra inédita, que será exposta na Galeria Digital do Sesi-SP  
 
Inscrições para o Workshop de seleção podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro
 
Imagine mapear o ambiente urbano com todos os seus contrastes e recriá-lo virtualmente em 3D. De início, pode parecer algo um pouco distante, mas não é. O estúdio criativo Marshmallow Laser Feast (MLF), de Londres, que explora a tecnologia na criação de projetos que reinterpretam a ideia da percepção humana, oferece um workshop gratuito durante duas semanas, com o objetivo de selecionar artistas brasileiros para ajudar no processo criativo da obra Dividing Linesque estará presente na próxima mostra da Galeria de Arte Digital Sesi-SP, prevista para março.

A atividade, promovida pelo Sesi-SP e pelo instituto British Council, tem por objetivo fomentar a cooperação entre os países na área da economia criativa. O workshop está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro, e o resultado dos artistas escolhidos será anunciado no dia 17. Serão selecionadas até 15 pessoas entre fotógrafos, videomakers, arquitetos, escritores ou profissionais de áudio – com ou sem experiência. Para participar, basta acessar o site http://www.sesisp.org.br/galeriadigital/workshop, fazer o cadastro e responder às questões propostas.

O projeto Dividing Lines consiste em uma obra de arte pública que irá registrar paisagens ao redor da cidade de São Paulo e que serão apresentadas na Galeria de Arte Digital Sesi-SP. O MLF irá trabalhar com artistas locais, explorando a capital paulista na busca de lugares de contraste dentro da própria cidade, mostrando riqueza e pobreza, urbano e natureza, por exemplo. Para isso, será utilizado um dispositivo de escaneamento panorâmico 360º, que mapeia o ambiente ao seu redor e o recria no computador em uma versão de imagem tridimensional, chamado Lidar Scanner.

As imagens captadas em campo serão trabalhadas para interagir com o público durante o período de exposição da obra, por meio do “Oculus Rift”, óculos que permitem a visualização de realidade virtual. O resultado final das narrativas e histórias daDividing Lines vai depender das contribuições de cada integrante e poderá ser conferido pelo público em março, junto com outras quatro obras que integrarão a mostra.

Sobre o workshop

Ministrado pelos integrantes do MLF Eleanor Whitley (produtora); Ersin Han Ersin (diretor criativo e responsável técnico); e os diretores Robin McNicholas e Barney Steel, o workshop será realizado de 3 a 16 de março, das 10h às 18h, no prédio-sede do Sesi-SP, na avenida Paulista, 1313.

Os selecionados deverão comparecer a um encontro de apresentação com o MLF no dia 19 de fevereiro. Na ocasião, os integrantes do coletivo farão um bate-papo sobre como funcionará o processo criativo da obra Dividing Lines, e passarão mais informações aos selecionados.

Sobre o Marshmallow Laser Feast (vimeo.com/marshmallowlaserfeast)
O Marshmallow Laser Feast (MLF) é um estúdio criativo, com sede em Londres, que explora a tecnologia na criação de projetos que reinterpretam a ideia da percepção humana. Em colaboração com tecnólogos, engenheiros e makers para criar sistemas de software e hardware que concretizem a visão do coletivo, os diretores Barnaby Steel e Robin McNicholas estão por trás de todos os projetos do grupo. Suas obras prezam sempre a interatividade e vão desde esculturas cinéticas, filmes e realidades virtuais, até performances ao vivo sobre os mais diferentes temas.

Inscrições para o workshop Dividing Lines, com o coletivo de arte britânico Marshmallow Laser Feast
Período: até 15 de fevereiro
Inscrição: http://www.sesisp.org.br/galeriadigital/workshop
Telefones: (11) 3146-7405/(11)3146-7406
Gratuito.

0 comentários: