Luciano de Carvalho Lirio... Um colaborador nas boas notícias

12 fevereiro 2016 |


Sempre foi aprazível contemplar pessoas que procuram fazer o bem e somar, no sentido de colaborar para que o Reino de Deus cresça. Mais um exemplo de ser humano sensível e responsável quanto às causas sociais e cristãs acaba de chegar no município de Rio Bonito, interior do Rio de Janeiro. Precisamente, o CULTURA VIVA destaca a figura de um homem batalhador que busca, a cada dia, realizar seus sonhos e desejos através de muito esforço. O Pastor Luciano de Carvalho Lirio, Professor e líder da Primeira Igreja Evangélica Congregacional, em Rio Bonito, chegou à cidade com algumas missões. E duas delas, por exemplo, são: a evangelização local e contribuir com a Educação. Nascido em Niterói, o docente abraçou Rio Bonito por motivos muito especiais, pelo visto. 

Em entrevista exclusiva, ele conta, um pouco, de sua carreira profissional e expõe sua opinião sobre o sistema educacional na região. 
Acompanhe!
  
CULTURA VIVA: Qual sua formação acadêmica e ministerial? 
L.C.L.: Sou Bacharel em Teologia pelo SETECERJ, Licenciado em História na UERJ, Pós-graduado em História Moderna (UFF), Mestrado em Teologia (EST), Doutorando em Teologia (EST), professor visitante na Regent University (USA). Tenho mais alguns cursos de especialização, aperfeiçoamento e complementação em Filosofia, Sociologia e História.

C.V.: Em quais escolas leciona, em Rio Bonito, e em quais disciplinas? 
L.C.L.: Leciono na Escola Estadual Barão do Rio Branco e Colégio Rio Bonito, aonde os meus filhos estudam.

C.V.: Como avalia a Educação em Rio Bonito? 
L.C.L.: Está inserida no contexto brasileiro e carioca. Não pode ser avaliada fora da realidade do que está acontecendo no país e no Estado. Família, sociedade e governo estão interligados. É preciso reconhecer que estamos na segunda década do século XXI. Existem novos desafios, velhos problemas, mas não uma única solução. Rio Bonito dispõe de excelentes estabelecimentos de ensino tanto na rede particular quanto na pública próximos e no centro da cidade. Entretanto, o município é grande e a escassez de transporte, escolas, professores e cursos é uma realidade na zona rural e em regiões mais distantes. Trabalhei como professor em outros Estados da União e posso dizer que é possível haver conscientização das autoridades e da população do município em prol de um denominador maior na educação. Existem educadores e colégios em Rio Bonito que se tornaram referência na região.

C.V.: Em sua opinião, a juventude daqui ainda quer estudar e inclui os estudos em suas realizações? 
L.C.L.: Não é possível falar de maneira generalizada. É uma questão de cultura familiar e das ambições de cada indivíduo. A educação precisa ser interpretada como um valor pela família e pelo aluno. Em uma família em que uma carteira de habilitação seja mais celebrada que uma boa nota nos estudos o adolescente poderá optar por cessar seus estudos ainda no Ensino Fundamental. A educação ainda é vista, pela maioria dos meus alunos, como um meio para se alcançar autonomia na vida adulta.
  
C.V.: Quais são os dias de culto em sua igreja, endereço e telefone de contato? 
L.C.L.: Cultuamos ao Senhor Jesus todas as quintas-feiras com o Estudo da Palavra e reunião de oração. Aos domingos, realizamos o Culto de Adoração, sempre às 19h30m. A nossa igreja fica na Rua Dr. Francisco de Souza, 310, Centro, Rio Bonito (no início da Avenida Epifânio Mendonça, como o local é mais conhecido) e o nosso telefone de contato é (21) 3634-0631. Todos são bem-vindos!

Foto: Arquivo pessoal de Luciano de Carvalho Lirio



0 comentários: