Por trás do espetáculo 2POR4, encenado pelo grupo teatral Esparrama no próximo dia 14/2, às 13h, na calçada do Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, está a interação entre os universos da palhaçaria e da música clássica. A partir da formação de um Quarteto de Cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo) e dois divertidos palhaços metidos a maestros, o enredo da peça busca despertar nas crianças a curiosidade pela música instrumental erudita, com base no repertório já conhecido por elas.

  Nesta peça, a música ultrapassa então o lugar de sonoplastia e se torna personagem, junto com os palhaços Nérdolino (Kleber Brianez) e Batatinha (Rani Guerra). Em diversos momentos entre as trapalhadas dos dois palhaços que disputam a regência do quarteto, a garotada irá reconhecer cancioneiros folclóricos, como Marcha Soldado, e trechos de obras clássicas de Mozart, Beethoven, Vivaldi, entre outros.

  No palco improvisado em plena Avenida Paulista, cenas inspiradas no cinema mudo, cantores líricos e na manipulação de bonecos criam uma narrativa lúdica que prende a atenção dos pequenos e desperta sua curiosidade de uma maneira inusitada. “Com o projeto 2POR4 queremos mostrar que a música não tem local específico, ela pode ser apresentada ao ar livre ou dentro de uma casa, ganhando vida e conduzindo o ouvinte a extravasar suas emoções ou evocar sensações já vivenciadas”, diz o diretor e ator do Grupo Esparrama, Kleber Brianez.

  Além da apresentação de teatro, o FIESP/SESI – Domingo na Paulista também vai oferecer avaliações bucais gratuitas ao público na Unidade Móvel de Odontologia, que estará atendendo a partir das 10h na calçada do prédio da instituição, e uma animada aula de Zumba para quem quiser aproveitar a Paulista fechada e colocar os músculos para mexer.

  E a programação do projeto continua na semana seguinte (21/2) com um workshop com dicas para se montar um prato saudável, às 10h; o show do grupo Beatles 4Ever, às 13h; e uma aula de alongamento para encerrar o domingo mais leve, a partir das 15h30.

  Para mais informações sobre a programação cultural, consulte o site http://www.sesisp.org.br/cultura/.

Sobre o Grupo Esparrama

Criado em 2012, o grupo formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra tem como base de estudo o palhaço e as estruturas cômicas nas artes cênicas. Conhecido pela intervenção cênicaEsparrama pela Janela (2013), que aconteceu da janela de um apartamento no Minhocão, o conjunto recebeu doisPrêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, nas categorias Revelação e Direção, além do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço. Em 2015 a maestrina Ester Freire recebeu uma indicação como “Melhor Trilha Sonora Adaptada” e o diretor Kleber Brianez, foi premiado na categoria Revelação doPrêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem, pelo esptáculo 2POR4.

Sinopse

Um Quarteto de Cordas chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços maestros. Muito criativos, os desajeitados maestros, começam uma disputa para decidir quem será o grande regente do dia. Durante a competição, os dois demonstram suas habilidades musicais e acabam apresentando de uma forma divertida os instrumentos e as propriedades do som. A partir daí, eles descobrem que o bom andamento do espetáculo depende da harmonia do conjunto.

Ficha técnica

Direção Cênica:  Kleber Brianez | Assistência de Direção: Iarlei Rangel | Direção Musical: Ester Freire |Elenco: Kleber Brianez e Rani Guerra | Músicos: Manoela Bonina (primeiro violino), Ismael Santos (segundo violino), Eliézer Motta (viola), Erica Beatriz Navarro (violoncelo) Wellington Oliveira (violino substituto) | Figurino: Marcela Donato | Cenário: Grupo Esparrama | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Preparação e Treinamento em Manipulação: Anie Welter| Assessoria de Estilo, Técnica e Interpretação de Repertório Musical: Fábio dos Santos e Renata Pereira | Fotos: Sissy Eiko | ProduçãoIarlei Rangel.

Sobre o FIESP/SESI – Domingo na Paulista

O projeto visa oferecer uma programação variada e de qualidade para o público paulistano que frequenta a Avenida Paulista, aberta ao livre trânsito dos pedestres aos domingos. A cada semana atividades gratuitas são realizadas sempre na calçada em frente ao prédio-sede da instituição, envolvendo saúde, cultura, e esporte respectivamente às 10h, 13h e 15h30.

FIESP/SESI – Domingo na Paulista
Atração: espetáculo 2 POR 4
Data: 14 de fevereiro, às 13h
Local:
 calçada do prédio da FIESP/SESI-SP (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô).
Duração:
 45 minutos
Gênero:
 Comédia, Infanto-juvenil
Demais atividades:
 avaliação bucal (10h); aula de Zumba (15h30)
Classificação:
 livre
Gratuito.
 Mais informações no site 
www.sesisp.org.br/cultura.


Foto: Divulgação

0 comentários: