Presidente da entidade, Madeline Di Nonno apresentará pesquisa brasileira sobre o tema. Criadora da série ‘Marvel’s Jessica Jones’, Melissa Rosenberg também participa do evento amanhã


Conforme o estudo elaborado no ano passado pelo Instituto Geena Davis com homens e mulheres, 74% dos brasileiros acham que há muita nudez e sexo na mídia e 63% dos entrevistados acreditam que a violência doméstica retratada em filmes e na TV podem reduzir essa prática na vida real. O mesmo raciocínio vale para o abuso infantil: 62% dos entrevistados consideram que mostrar o abuso infantil nos meios de comunicação pode reduzir o incidente na vida real. Em relação à diversidade, 64% dos brasileiros dizem que os negros são retratados de forma estereotipada.

Outros recentes estudos sobre gênero na mídia brasileira apontam que 80% das mulheres brasileiras consideram muito importante a presença de personagens femininos no cinema/TV. No entanto, 64% das mulheres (contra 53% da média mundial) consideram difícil de se identificar a partir de como são retratadas no cinema/TV. Além disso, 69% delas consideram que há falta de personagens femininos representativos no cinema/TV.

A influência dos personagens femininos na TV e no cinema é profunda, conforme esses levantamentos. Das mulheres entrevistadas, um terço respondeu que largou um relacionamento abusivo, após ser influenciada por personagens femininos.

Para discutir essas questões de gênero e raça na mídia brasileira, o Sistema FIRJAN promove, amanhã, dia 7 de março, das 17h às 20h, o debate ‘Encontro com Geena Davis Institute – o equilíbrio de gênero na mídia brasileira. O evento será na sede da Federação (Av. Graça Aranha 1 – Centro do Rio). Informações e inscrições gratuitas em http://www.firjan.com.br/eventos/mulheres-no-cinema-encontro-com-a-fundacao-geena-davis.htm

O evento é uma parceria com o Instituto Geena Davis – que há mais de dez anos se dedica ao tema - e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV). Convidada, a presidente da entidade norte-americana, Madeline Di Nonno, apresentará informações da pesquisa brasileira produzida no ano passado.

Também haverá um painel de discussão sobre gênero na mídia e a maior participação da mulher na cadeia produtiva do setor audiovisual.

Participam do debate personalidades da indústria do entretenimento, criadores de conteúdo e especialistas nacionais e internacionais sobre gênero. Criadora de mais uma série de sucesso na Netflix, a ‘Marvel’s Jessica Jones, Melissa Rosenberg falará sobre a importância das personagens femininas nas séries de TV e no cinema americano. Também integram a mesa a professora de política da Occidental College (EUA) e pesquisadora Caroline Heldman; o pesquisador do IESP/UERJ João Feres (estes dois são responsáveis pelo estudo brasileiro); e a diretora da Ancine, Rosana Alcantara. A moderadora será produtora brasileira radicada nos Estados Unidos, Deborah Calla.

Pesquisa nacional

Por encomenda do Instituto Geena Davis, Carolina Heldman e João Feres produziram em 2015 o estudo “Investigação sobre o impacto da representação de gênero no cinema e na televisão brasileira”. Na FIRJAN, Medeline Di Nonno apontará como os brasileiros avaliam os papéis dados a homens e mulheres no cinema nacional e nas telenovelas, como veem a sexualização de mulheres e meninas nas narrativas, e como compreendem a representação da violência contra crianças e mulheres na dramaturgia nacional.

De acordo com o estudo, “o Brasil delineado nessa pesquisa se apresenta como uma sociedade em movimento, antenada às mudanças comportamentais trazidas pelas grandes mídias e ao mesmo tempo profundamente preocupada com as desigualdades de gênero ainda perpetuadas por essas mesmas mídias”, destaca Medeline.

Perfil dos participantes do evento

Madeline Di Nonno é CEO da Geena Davis Institute for Gender in Media - organização sem fins lucrativos que produz estudo no setor do entretenimento e que, atualmente, luta pela melhora da qualidade da representação dos gêneros na programação infantil.   Di Nonno tem mais de trinta anos de experiência trabalhando em branding, entretenimento e organizações sem fins lucrativos.

Melissa Rosenberg é creator e showrunner.  Rosenberg é uma das escritoras de maior sucesso de todos os tempos. Criadora e showrunner da série “Marvel’s Jessica Jones”, além de produtora e roteirista das séries “Dexter”, “Ally McBeal”, e “Boston Public” entre outras. Rosenberg também é a roteirista de todos os filmes da série “O Crepúsculo”. Em 2011, Melissa Rosenberg fundou a produtora Tall Girls Production.

Deborah Calla é produtora e roteirista. Para televisão Calla já produziu e roteirizou conteúdo para ABC Family, Travel Channel, HBO Latino e para o cinema os filmes “A Beautiful Life” e “Dream House”, entre outros. Calla é a líder do Comitê Feminino do Sindicato norte-americano de Produtores (PGA) e membro do Conselho Consultivo da Geena Davis Institute for Gender in Media.

João Feres, PhD em Ciências Políticas, é professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) e da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ).  Ele é o coordenador do grupo de estudos multidisciplinares de Ações Afirmativas no Brasil, GEMAA.

Caroline Heldman é professora de Política da Occidental College, em Los Angeles, e conselheira da Geena Davis Institute for Gender in Media em pesquisas sobre genêro na mídia. Heldman é comentarista política da MSNBC, Fox News, Fox Business News, CNBC e Al Jazeera America.



0 comentários: