Monarquia do samba pede passagem na Avenida Paulista

03 março 2016 |


Monarco da Portela coloca o coração de São Paulo para dançar e cantar no próximo domingo (6/3), às 15h30.O show gratuito em homenagem ao centenário do samba trará os clássicos Passado de Glória, Mulher Vai Procurar teu Dono e Dolores e suas Desilusões

A principal atração do show do projeto FIESP/SESI – Domingo na Paulista, no próximo domingo (6/3), às 15h30, será de um dos maiores ícones da história do samba, o quase centenário Hildemar Diniz, mais conhecido como Monarco da Portela.

  Seus autênticos sambas de raiz se perpetuaram e popularizaram na voz de grandes sambistas contemporâneos, como Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Clara Nunes e Zeca Pagodinho.

  Neste ano comemora-se o centenário de gravação do primeiro samba, Pelo Telefone, de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, em parceria com Mauro de Almeida, que virou febre nos bailes de carnaval, em shows, nas rádios e caiu no gosto popular.
  Desde então o samba nunca mais parou de se reinventar: samba-choro, samba-de-breque, samba-sincopado, samba-canção, partido-alto, samba de terreiro, samba-enredo, samba de gafieira, samba carnavalesco e muitos outros sambas.

  No show de domingo, Monarco, acompanhado pelo grupo Mania de Samba, passeia por esses ritmos, relembrando sucessos de sua carreira, que quase se confunde com a própria história do samba. Fazem parte do repertório, canções clássicas como Passado de Glória, Mulher Vai Procurar teu Dono e Dolores e suas Desilusões.

  No mesmo dia, às 10h30, haverá um workshop de estética facial para informar as pessoas sobre como prevenir o envelhecimento precoce da pele e os benefícios da fonoaudiologia estética facial para a saúde. A partir das 13h, professores do SESI-SP darão aula de dança de salão, para quem quiser se arriscar na pista.

  Na semana seguinte (13/3), as atividades começarão às 10h30 com aula de Zumba; às 12h com o workshopMontando o Prato Saudável, e, às 14h30, o primeiro grupo cover dos Beatles no Brasil, o Beatles 4ever, retorna à calçada em frente ao prédio da FIESP e do SESI-SP para mais um show empolgante, que no dia 21/2, reuniu cerca de cinco mil pessoas para ouvir as melhores músicas do “Fab Four”.
Para mais informações sobre a programação cultural, consulte o

Sobre Monarco da Portela

Discípulo de Paulo da Portela, Hildemar Diniz começou cedo no samba. Aos 10 anos de idade já integrava os blocos da Portela, por vezes também compondo músicas. Foi nessa época em que recebeu o apelido que carrega até hoje como nome artístico. Em 1995, sua voz melodiosa e melancólica lhe renderam o Prêmio Sharp de Música Brasileira (hojePrêmio da Música Brasileira).

Sobre o FIESP/SESI – Domingo na Paulista

O projeto visa oferecer uma programação variada e de qualidade para o público paulistano que frequenta a Avenida Paulista, aberta ao livre trânsito dos pedestres aos domingos. A cada semana atividades gratuitas são realizadas sempre na calçada em frente ao prédio-sede da instituição, envolvendo cultura, saúde e esporte.

FIESP/SESI – Domingo na Paulista
Atração: show do Monarco da Portela com grupo Mania de Samba
Quando: 6 de março, às 15h30
Local: calçada do prédio da FIESP/SESI-SP (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô).
Duração: 60 minutos
Demais atividades: workshop de estética facial (10h30); dança de salão (13h)
Classificação: livre
Gratuito. Mais informações no site www.sesisp.org.br/cultura.
Repertório:
Homenagem a velha guarda da Portela
; Mulher vai procurar teu dono/Caco velho /Serei teu Iôiô; Sofres por querer liberdade; Feliz eu vivo no morro; Proposta Amorosa; Passado de Glória; Deixa meu nome em paz; Cocorocó; Seu tiriri;Dolores e suas desilusões; Seu Bernardo sapateiro; Dor de uma saudade; Vida de rainha; Ora vejam só; Vivo isolado do mundo.

Foto: Divulgação


0 comentários: