Solar dos Mellos sedia Danças Circulares

25 abril 2016 |



Para a alegria e o bem-estar de dez usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Betinho), em Macaé (RJ), na manhã desta segunda-feira (25), no pátio do Solar dos Mellos, houve a execução do instrumento terapêutico 'Danças Circulares'.  Os pacientes  participaram da atividade, que propicia a integração, além de permitir movimentação corporal, coordenação motora e conexão dos participantes consigo mesmos.

No Caps Betinho há grupos e oficinas terapêuticas como o teatro do oprimido, culinária, artesanato, musicoterapia e arteterapia. Segundo a psicóloga, Fabriche Sanches, são atendidas neste órgão público, vinculado à Secretaria de Saúde, 40 pessoas por dia.

- São cerca de 400 pacientes cadastrados, atendidos por um musicoterapeuta, quatro psicólogos, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, dois psiquiatras, um terapeuta ocupacional, dois assistentes sociais e um professor de educação física - informou Fabrice.

Visão dos usuários sobre as Danças Circulares

Para Elieth Bispo da Silva, de 36 anos, as danças circulares lhe proporcionam relaxamento, além de afastar desânimo. Já na opinião de Nilton da Mota Pacheco, a dança alivia a tensão, fazendo-o sentir-se melhor: "Até meu coração é beneficiado", comenta.


Jussara Maria Azevedo, de 50 anos, disse que graças às danças circulares seu corpo e sua mente ficam mais leves. Ela gosta muito da dança e da música tradicionais de Israel, chamadas de 'Iziugale Bigale Buhr'.

A origem da prática

As Danças Circulares surgiram na década de 1960, quando Bernhard Wosien, coreógrafo e bailarino clássico alemão, iniciou o estudo das danças folclóricas e étnicas de diversos povos, buscando compreender sua simbologia e imprimir um sentido às danças, que não fosse puramente estético. Em 1976, ele foi convidado a apresentar a metodologia das Danças Circulares na comunidade de Findhorn, na Escócia, considerada o berço das danças circulares.

Essas formas de expressão, em sua maioria, constituem-se de passos simples, permitindo a participação de todos, independente de terem prévio conhecimento em dança. O principal objetivo das Danças Circulares é resgatar o senso coletivo da dança, pois de mãos dadas e em roda se vivencia o sentimento de integração. No Caps Betinho, as Danças Circulares são realizadas semanalmente, desde 2010, no espaço da Oficina de Expressão Corporal.

Texto: Alexandre Bordalo

Foto: João Barreto

0 comentários: