Continuam inscrições para 5ª Conferência Municipal, em Macaé

13 maio 2016 |



As inscrições para a quinta Conferência Municipal da Cidade de Macaé (RJ) continuam. O evento acontece entre os dias 20 e 21 de maio, com o tema "A Função Social da Cidade e da Propriedade", no auditório da Cidade Universitária, localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. O objetivo é mobilizar a população para discutir o desenvolvimento urbano dos próximos anos e, assim, indicar prioridades do município. Na próxima segunda-feira (16), representantes dos movimentos populares do município participarão de encontro de mobilização, que acontecerá, às 18h, no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).

A conferência terá solenidade de abertura, às 18h30, do dia 20 (sexta-feira) e, em seguida, apresentação e aprovação do regulamento. A partir das 19h30, haverá o painel "A cidade que temos", com a secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz. Logo após, será a vez do painel "Função social da cidade e da propriedade", que será apresentado pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Macaé, Daniel Arruda. Os debates estão marcados para as 20h15 e encerramento às 21h.

As atividades do segundo dia irão começar às 9h. No período da manhã, serão quatro grupos de debates: A cidade que temos: como chegamos ao modelo atual de cidade?; A cidade que queremos: como construir uma cidade inclusiva, participativa e socialmente justa?; A função social da cidade e da propriedade; Macaé do futuro: pensando na diversidade energética.

Os trabalhos continuam às 13h30, com moção - leitura e aprovação. Já a partir das 14h, o público participará da apresentação e votação das propostas dos grupos. Em seguida, às 16h, terá apresentação e eleição dos delegados à 6ª Conferência Estadual das Cidades, prevista para o período de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017.

A escolha dos delegados para a etapa estadual segue as diretrizes do regimento da sexta Conferência Nacional quanto à proporção de representação dos segmentos sociais: poder municipal (42,3%), movimento popular (26,7%), empresários (9,9%), sindicato trabalhador (9,9%), organização não governamental (4,2%) e entidades acadêmicas (7%).

Durante a conferência haverá, também, às 17h, eleição para Conselho da Cidade de Macaé, com apuração dos votos, às 17h30.

- A intenção é coletiva e terá uma continuidade, por isso a importância de instituir um grupo de entidades públicas e civis para a conferência. Precisamos ser emergenciais com as problemáticas urbanas. Para alcançar uma cidade ideal, é necessário estabelecer o diálogo e ter uma proposta humanizada - frisa Gisele Muniz.

Os participantes da conferência são: gestores, administradores e servidores da administração pública, direta e indireta, entidades municipais e membros do Legislativo.

Mobilização

Para mobilizar a rede de ensino, foi criado o concurso literário "Macaé: cidade inclusiva, participativa e justa". Professores e alunos desenvolveram trabalhos interdisciplinares sobre a temática da conferência. Participaram das ações, os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (sexto ao nono ano) e do Ensino Médio. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Gestão Estratégica e Educação. Os vencedores dos três melhores trabalhos de cada ano de escolaridade ganharão medalhas. A premiação acontecerá no dia 19 de maio (quinta-feira), às 15h, no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

0 comentários: