Instituto de Ciência e Tecnologia e Sebrae preparam empresas para o mercado

19 maio 2016 |


Nove empresas estão se preparando para ganhar o mercado da região na Incubadora de Empreendimentos Inovadores de Macaé, inaugurada em janeiro. Para isso, a prefeitura, por meio do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), firmou, neste mês, parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o desenvolvimento do Programa de Capacitação dos Empreendimentos Incubados. Nesta quarta-feira (18), aconteceu a segunda palestra do programa, sempre abertas ao público. O convidado foi um dos ganhadores do “Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” (MPE Brasil) de 2015, Thiago Lopes, da American Insight.

-  A Incubadora é um dos braços do IMCT para consolidarmos um Sistema Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I). Criar uma cultura empreendedora, em Macaé, envolve o fomento às ideias inovadoras de empresários e de estudantes que atuem em pesquisas acadêmicas puras ou aplicadas. Dar suporte à inovação e ao conhecimento para que a cidade diversifique sua economia é o nosso objetivo, o que passa pelo estímulo à criatividade e à curiosidade científica desde a Educação Básica, diz o presidente do IMCT - Joelson Rodrigues.



Thiago Lopes, premiado pela gestão de sua empresa especializada em treinamento de idiomas, a American Insight, enfatiza que  “o empreendedorismo é a mola da população para dar uma guinada no país”.  Para ele, o empresário de iniciativa empreendedora é aquele que não se coloca como vítima de situações, até mesmo da conjuntura econômica. “Não adianta culpabilizar nenhuma gestão pública pelo seu fracasso. É preciso estar sempre pronto para buscar soluções para prosperar nas crises a exemplo de muitas empresas”, ressalta.



Entre os diversos pontos deste tema abordados durante a palestra, Thiago Lopes destacou uma importante característica do mercado. “É típico do empreendedor o ‘saber vender’. Saber, o tempo todo, vender o seu produto ou a sua ideia. O mercado valoriza mais esta característica do que a técnica. Este profissional é aquele que está sempre estimulado ao fazer a sua prática. Seu perfil é inconformado, inquieto e sua atitude protagonista. Tratando-se de intraempreendedorismo, é aquele que busca inovar dentro da empresa. Outras dicas do especialista em negócios são: Estar sempre preparado, buscando oportunidades. Encontrando uma, dar a ela o seu devido valor e não a perder. Fora essa, usar a estratégia do ‘gatilho mental’, traçando metas de forma determinada.



Além de palestras, como a “Atitude Empreendedora”, de Thiago Lopes, e a do consultor do Sebrae, Beto Sicupira, que aconteceu no último dia 6, também sobre empreendedorismo, o programa oferece às empresas incubadas consultorias individualizadas e mentoria para o aprimoramento de seus negócios. Outros colaboradores da Incubadora atuam no programa, como a Casa do Empreendedor de Macaé que ofereceu, em abril, uma palestra sobre formalização de negócios. A previsão dos gestores da Incubadora é que aconteçam mensalmente eventos gratuitos de formação abertos ao público. A intenção é que esta programação colabore para construção de uma cultura de empreendedorismo na cidade.


Foto: Divulgação

0 comentários: