Telma Tavares no Insensato, na Lapa... MPB de todas as vertentes e atemporal

19 maio 2016 |


Cantora irá trafegar entre sambas, forrós, bossas, inéditas e hits

No próximo dia 10 de junho, às 22h, a cantora e compositora Telma Tavares estará no palco do Insensato (Rua Mem de Sá, 87 - Lapa - RJ) interpretando um repertório que vai de Gordurinha a  Monarco, e de Sivuca ao Novos Baianos, passando por alguns dos inúmeros ícones de nossa canção. Enfim, com um roteiro descompromissado com gêneros, estilos ou temporalidade mas conectado com o que há de melhor na música brasileira: samba, bossa-nova, forró, hits inesquecíveis da MPB e muitas novidades.

Serão  músicas de sua autoria e registradas na voz de Alcione (que já gravou sete canções dela). "Acesa", por exemplo,  feita em parceria com Roque Ferreira, acabou titulando um dos últimos dvds da Marrom. E  também  composições autorais que constam dos cds "Telma Tavares" e "Veia Mestiça" (álbuns que tiveram participações especialíssimas de Alcione, Leci Brandão, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Carlos Malta, Roque Ferreira e Maurício Einhorn) como: "Corpo Fechado", "Beco sem Saída") e "Chama de Amor" (em parceria com Roque Ferreira), "Carioca da Gema - Rio de Janeiro" (apenas de Telma e que teve, no CD, a participação de Leci), "Banda e Pandeiro" (parceria com Solange Boeke, gravada por Renata Pedroh em CD e reeditada numa coletânea de remixes que está sendo promovida em diversos países da Europa). Telma também foi gravada por Oswaldinho do Acordeon e diversos artistas independentes.

No roteiro, além das autorais, obras de compositores famosos ou emergentes. E, claro, alguns belos hits da MPB. "- Sou fã de Chico, Gonzaguinha, Cartola, Vinícius, Milton Nascimento, Ivan Lins, Francis Hime, Paulinho da Viola,  e de tantos e tantos artistas que fizeram a história da nossa música, mas também descubro, a cada dia, em função do programa  "Brasil na Veia" que apresento às terças e quintas na radiovivario.com, cantores e compositores valorosos e que, como eu mesma, ainda são pouco conhecidos pela grande mídia. Penso, inclusive, em convidar alguns para participarem do meu show", dizTelma Tavares que pretende fazer um set em homenagem ao grupo  "Novos Baianos", do qual  é grande admiradora.

No show do dia 10 de junho, no Insensato, Telma Tavares (voz e violão)  será acompanhada por um trio instrumental:Gilson Verde, violão de 7 cordas e  cavaquinho; Andrey Silva e Augusto, ambos na percussão. Os ingressos terão preços populares.

Resumo biográfico

Artista que começou cantando em um coral de igreja, trabalhou com nomes como Beth Carvalho, Tim Maia e Hermeto PascoalTelma Tavares já cantou até em palcos internacionais. 

Como atriz e cantora, brilhou em espetáculos memoráveis, como "A estória de João-Joana", de Sérgio Ricardo e Carlos Drummond de Andrade (exibida em várias capitais e, com toda pompa, em pleno Municipal do Rio, com direito à Sinfônica e participações de Chico, Elba, Zélia Duncan e Alceu Valença,além do próprio Sérgio Ricardo).

Também participa da chamada "ópera-negra" de Altay Veloso: "O Alabê de Jerusalém", um musical  itinerante e que foi o enredo oficial da Unidos do Viradouro para o carnaval de 2016.  No "Alabê", a artista representa a "mulher do cego curado de cegueira" por Jesus, personagem que tem emocionado as plateias e arrancado aplausos efusivos do público ( e tem muitas visualizações no youtube). Telma, que ganhou mais de 100 troféus em festivais de música  pelo Brasil e Mercosul,  já se apresentou para o rei Hassan, em  Marrocos, cantou para Fidel Castro, em Cuba, e ao lado de ícones como Pablo Milanês e Sílvio Rodriguez.

Atualmente, como radialista, dirige e apresenta o programa Brasil Na Veia, pelas ondas virtuais da radiovivario.com.Telma, por ações comunitárias e datadas da época em que comandava outros programas em emissoras comunitárias, recebeu o título de "Cidadã Benemérita do Rio de Janeiro", diploma concedido pela Alerj.

Telma Tavares no Insensato
Dia 10 de junho, 22h
 Fone (informações ): (21) 96430-1845 / 98343-4487
Rua Mem de Sá, 87 - Lapa (RJ)
Ingressos - R$20,00 (somente em dinheiro)
Realização: Anna Muniz Produções e Representações Artísticas
Classificação: 18 anos

Foto: Divulgação

0 comentários: