Alunos do curso de Produção Cultural preparam espetáculo bíblico a céu aberto

30 junho 2016 |


A Casa do Artista José Augusto Zangrandi da Rocha, em Itaboraí, vai apresentar o espetáculo “A voz que clama no deserto”, na escadaria da Igreja Católica da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade, no dia 9 de julho, às 20h. Com texto de William Mendonça e direção de Zeca Palácio, o espetáculo será gratuito e tem classificação livre.

A iniciativa tem como equipe organizadora os alunos do curso de Produção Cultural, orientados pela professora, a atriz Luciana Albertin.  Além disso, alguns alunos participarão do elenco, acompanhados pelos atores Tiago Atzevedo, Dayvis Fos e da própria Luciana Albertin. Espetáculo de gênero musical e com temática bíblica, narrará a vida de João Batista, personagem bíblico e também padroeiro do município.

Conforme a história, João Batista foi um pregador judeu no início do Século l. O Evangelho de Lucas, na Bíblia Sagrada, explica que João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos, como o “precursor” do Messias prometido, Jesus Cristo. O Discurso principal de João era a respeito da vinda do Messias e, por isso, pregava a purificação pelo Batismo nas águas.

Como se não bastasse, o município de Itaboraí tem muito a ver com o personagem bíblico. Inclusive, uma parte muito importante da história do Brasil foi escrita na cidade, que é dona de uma riqueza histórica cultural ímpar e desponta com uma opção que alia o turismo natural, rural e cultural. Do tempo em que a Família Real visitava, regularmente, a cidade para assistir as encenações do teatrólogo João Caetano até hoje, Itaboraí cresceu bastante, mas sempre preservando suas tradições. O Centro Histórico de Itaboraí é composto por um destacado conjunto arquitetônico do Período Colonial Brasileiro, incluindo a Igreja Matriz de São João Batista, instalada no local onde Itaboraí fora fundada e onde o espetáculo “A voz que clama no deserto” será apresentado ao público.

Uma novidade, deficientes auditivos poderão assistir à peça sem nenhum problema de compreensão: um intérprete vai traduzir a trama em Libras para os mesmos. Dessa forma, a equipe do curso de Produção Cultural abre novos horizontes para as atividades culturais na região, tornando o espetáculo mais acessível.

Espetáculo: “A voz que clama no deserto”
Local: Escadaria da Igreja Matriz de São João Batista
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 431, Centro, Itaboraí, RJ.
Data: 09/07/2016
Horário: 20h
Duração: 60 min. Aproximadamente

***Na foto em destaque, o Diretor do espetáculo, Zeca Palácio, instruindo os atores em um dos ensaios na escadaria da Igreja de São João Batista, em Itaboraí (RJ)

Foto: Divulgação

 

0 comentários: