Mobilização pelo fim do trabalho animal já conta com mais de mil assinaturas

17 junho 2016 |


Em dois dias de mobilização contra a exploração da força animal nas vias urbanas de Macaé, no Rio de Janeiro, mais de mil assinaturas foram coletadas.  A ação está acontecendo todos os dias das 9 às 17 horas, no Calçadão da Av. Rui Barbosa, em frente à Nova Aurora e segue neste final de semana para o Festival de Food Truck na Praia de Imbetiba, retornando ao calçadão na próxima segunda-feira (20). O objetivo é recolher assinaturas para o fim da atividade de fretamentos por meio de carroças na cidade.  
As assinaturas serão coletadas para criação de um projeto de lei de iniciativa popular para regulamentação de medidas de viabilização para aplicação da Lei Estadual 7194/2016, que proíbe a utilização de tração animal nos centros urbanos. A população aderiu à mobilização e mais de mil assinaturas já foram coletadas em dois dias.  

A proposta prevê a criação de alternativas para a geração de renda aos trabalhadores do setor, proporcionando novas oportunidades para os que desejam largar a atividade para atuar sem a utilização da força animal.  Além de defender o direito animal de não ser maltratado, respeito e à proteção do homem.

A Educadora Carla Telles esteve no calçadão e deixou a assinatura em prol da mobilização. “Esta ação é muito importante, as pessoas tem que assinar para virar lei, os animais não podem continuar sendo usados para carregar peso sem nenhum cuidado, eles merecem respeito”, afirma.

Apesar de todo desenvolvimento econômico, a exploração animal ainda é uma realidade em Macaé, diariamente animais como cavalos e jumentos são utilizados como tração. A utilização do trabalho animal atrapalha o fluxo do trânsito, aumenta a probabilidade de acidentes, além de proporcionar diversos riscos, tanto para o animal que pode se assustar com algum acontecimento ao redor e o seu condutor perder o controle, como para a segurança das pessoas, uma vez que este tipo de veículo não possui uma identificação e pode ser utilizado de forma irregular.

Foto: Divulgação

0 comentários: