Estudante conquista vaga na delegação brasileira que participará da WorldSkills 2017, em Abu Dhabi, e título de melhor técnico de Construção em Alvenaria no Brasil

Em busca de uma vaga na WorldSkills 2017, a maior competição de educação profissional do mundo, o aluno do SENAI Niterói, Silvio Lucas Lopes Crispim, 19 anos, se destacou nas provas e ganhou o primeiro lugar no pódio. O jovem, que compete na ocupação Construção em Alvenaria, precisa apenas manter o índice para garantir lugar na delegação brasileira que vai para o torneio mundial, a ser realizado em Abu Dhabi, em 2017. A seletiva para a área dele aconteceu entre os dias 4 e 8 deste mês, no Rio Grande do Sul.

“Acordei a minha família com a notícia do ouro pelo telefone. Mais feliz impossível”, comemorou o estudante. Classificado para a WorldSkills, Silvio ganhou o título de melhor técnico de Construção em Alvenaria no Brasil e disputará, com jovens de diversos outros países, o posto de melhor do mundo em sua área. Para ele, participar é uma oportunidade única, pois a competição funciona como uma entrada para o mercado de trabalho. “Somos desafiados a realizar tarefas parecidas com as situações vividas no dia a dia, isso é estimulante. Continuarei me dedicando para manter meu índice e vencer o torneio mundial”, ressaltou. 


Pela primeira vez, os competidores que vão representar o Brasil na WorldSkills estão sendo escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades até agosto. Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional promovido a cada dois anos pelo SENAI. O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

Nessa fase seletiva, o estado do Rio está sendo representado por 13 alunos de diversas unidades do SENAI, em várias ocupações industriais. Além disso, a capital fluminense sedia as provas de joalheria e solda, no Instituto SENAI Tecnologia Solda (IST Solda), no bairro Maracanã, de 11 a 15 de julho. Ao todo, serão 43 provas em 32 cidades nos 26 estados e Distrito Federal. Participam jovens com até 21 anos, que tiveram os melhores desempenhos das suas áreas em testes realizados em cada estado.

O desempenho deles estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.


Competição internacional

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Durante as provas, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os competidores são estudantes de cursos técnicos e jovens profissionais de até 22 anos de idade no ano em que se realiza o torneio. Para conquistar a vaga na competição, eles participam de seletivas em seus países e, se alcançarem os índices técnicos, garantem o lugar. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

Foto1: Dudu leal

Foto2: Divulgação

0 comentários: