Estudante busca uma vaga na delegação brasileira que participará da WorldSkills 2017, em Abu Dhabi

O aluno do SENAI Niterói Silvio Lucas Lopes Crispim, 19 anos, participa esta semana de uma seletiva em busca de uma vaga na WorldSkills 2017, a maior competição de educação profissional do mundo. O jovem compete na ocupação Construção em Alvenaria e quer garantir lugar na delegação brasileira que estará no torneio mundial, a ser realizado em Abu Dhabi, em 2017.

Lucas Crispim fará as provas da seletiva no Rio Grande do Sul. Para ele, participar é uma oportunidade única, pois a competição funciona como uma entrada para o mercado de trabalho. “Somos desafiados a realizar tarefas parecidas com as situações vividas no dia a dia, isso é estimulante”, ressaltou. Caso seja classificado para a WorldSkills, ele ganhará o título de melhor técnico de Construção em Alvenaria no Brasil e disputará, com jovens de diversos outros países, o posto de melhor do mundo em sua área.

Nessa fase seletiva, o estado do Rio será representado por 13 alunos de diversas unidades do SENAI, em várias ocupações industriais. Além disso, a capital fluminense sediará as provas de joalheria e solda, no Instituto SENAI Tecnologia Solda (IST Solda), no bairro Maracanã. Ao todo, serão 43 provas em 32 cidades nos 26 estados e Distrito Federal. Participam jovens com até 21 anos, que tiveram os melhores desempenhos das suas áreas em testes realizados em cada estado.

O desempenho deles estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

Sobre a WorldSkills Competition
A WorldSkills, que será realizada nos Emirados Árabes, em 2017, é a maior competição internacional de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. Eles precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

Ao longo de seus 65 anos, a WorldSkills Competition reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.

Foto: Renata Mello


0 comentários: