O premiado 'Circo de Pulgas' inicia temporada no Teatro Folha

21 julho 2016 |


Sucesso de crítica e público, a montagem da Cia. Circo de Bonecos é diversão garantida para as crianças

O espetáculo infantil “Circo de Pulgas” é inspirado nos tradicionais circos de pulgas de origem francesa do século XVIII. A reconstituição do pequeno picadeiro e o estudo minucioso das técnicas de manipulação serviu de base para o jogo clownesco, proposto pela Cia Circo de Bonecos. A temporada acontecerá no Teatro Folha, de 06 de agosto a 18 de dezembro.

Na divertida montagem, dois clowns combinam de apresentar um show acrobático com pulgas.  Mas nada dá certo, os truques não funcionam e as coisas não saem como planejado. A solução é treinar uma pulga de verdade.

A Cia. Circo de Bonecos propõe resgatar o encantamento e a delicadeza do antigo Circo de Pulgas, ao mesmo tempo em que recria um espaço para a fantasia e a imaginação das crianças. A pulga não existe, mas todos conseguem “enxergá-la” pulando do trampolim, andando na corda bamba ou tomando banho, graças aos detalhes nos movimentos precisos dos atores. “Neste espetáculo a plateia é coautora porque é convidada a criar a personagem principal, num exercício de imaginação constante”, diz Claudio Saltini.

Os atores Claudio Saltini, Sandro Gattone e Josy Nascimento fazem um engraçado e dinâmico espetáculo que vai além do tradicional picadeiro francês, colocando uma “pulguinha” em um novo universo lúdico. A peça é resultado de estudos do grupo nos últimos anos da utilização da linguagem do teatro de bonecos, a mímica e o clown.

A montagem recebeu o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo Infantil e Prêmio FEMSA de Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora.

Sobre a Cia. Circo de Bonecos: O grupo foi formado no ano 2000, iniciando suas pesquisas com teatro de bonecos, misturando a técnica com mágica e manipulação de objetos, além da atuação dos atores. A companhia considera o teatro como um encontro, uma experiência única entre os atores, os bonecos e a plateia.

Os trabalhos da companhia se caracterizam pela interação dos espetáculos com o público, de igual para igual, valorizando a inteligência das crianças. Os espetáculos têm a proposta de provocar a plateia e permitir que os atores também sejam provocados, num exercício de invenções que segue despretensioso como uma grande brincadeira.

A Cia. Circo de Bonecos viajou pelo Brasil apresentando seus espetáculos em teatros, festivais, escolas, praças, utilizando qualquer lugar que possa se transformar num palco. Foram, até agora, mais de 3.600 apresentações assistidas por cerca de 1.800.000 pessoas.

Além dos espetáculos, a companhia vem formando novos artistas, oferecendo oficinas e estágios nos seus espetáculos.


FICHA TÉCNICA

Roteiro: Claudio Saltini
Direção: Teka Queiroz
Elenco: ClaudiSaltini, Sandro Gattone e Josy Nascimento
Figurinos, cenário e bonecos: ClaudiSaltini e Sandro Gattone
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 3 anos

SERVIÇO – ”Circo de Pulgas”
Local: Teatro Folha
Estreia: 06 de agosto
Temporada: até 18 de dezembro
Apresentações: sábados e domingos, às 17h40
Ingresso: R$ 25,00 (setor único)
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 3 anos

*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 15h às 21h; sexta, das 15h às 00h; sábado, das 12h às 00h; e domingo, das 12h às 19h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3104-4885 / 3113-3215 / 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, CSN, Nova Chevrolet, Wickbold, Owens, Teleperformance, Privalia e Grupo Pro Security.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL

O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de dez anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística de Isser Korik e direção comercial de Léo Steinbruch, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, A Pequena Sereia”, Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.


Foto: Teka Queiroz

0 comentários: