Thiago Buriche: a real sinfonia das palavras

27 julho 2016 |


Quando a coisa tem que ser, não tem explicação... Ainda mais quando se trata de inspiração. Um exemplo dessa afirmativa é o Professor Thiago Buriche, 29 anos, residente no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro. Desde pequeno seu desejo era tocar instrumentos musicais. Como a família tinha poucos recursos, não teve condições de realizar o sonho do menino. Logo que chegou à juventude e se deparou com o mundo das escolhas, pensou em trabalhar com música, de alguma forma. Daí, a partir de alguns rascunhos, a vida lhe apresentou um novo caminho. “Comecei a escrever com o intento de ser letrista de músicas e a relação com a poesia acabou se tornando cada vez mais profunda”, relata.

Não teve jeito, o rapaz se tornou escritor. “Tive a felicidade de inspirar-me na poesia tecnicamente perfeita, com sílabas contadas e rimas bem dispostas. E eu ouvia muitas músicas, porém o pop internacional da época; passei, então, a ouvir os grandes compositores nacionais que a coleção de CD's dos meus pais dispunha e a ler os grandes escritores ditos universais”, explicou.

Com habilidade incrível com as palavras, Thiago, depois de galgar sua estrada e adquirir algumas experiências, atua como Professor da Oficina de Poesia da Casa do Artista de Itaboraí e como Terapeuta Holístico. É, o menino sonhador cresceu e, dono de um talento impressionante, vive do que sempre sonhou fazer na verdade: ter intimidade com letras que, juntas, se transformam em textos reflexivos, ou seja, o real serviço que a boa música nos presta. Coisas da vida.

Acompanhe o bate papo do jovem escritor com o CULTURA VIVA:

CULTURA VIVA: A que mais alega sua inspiração, além do talento? Tem mais alguém assim na família?
THIAGO BURICHE:   Meus pais são muito talentosos em trabalhos manuais, muito inteligentes e criativos, apesar de pouco terem trabalhado no campo artístico, além de escreverem muito bem, desenharem muito bem e lerem bastante.   

C.V.: Ao escrever um poema, estipula critérios? Segue uma linha específica?
T.B.:   Geralmente, escrevo poemas de acordo com o que sinto intimamente, mas já percebo hoje em dia a necessidade de, nos textos, experimentar personagens, ambientes, contextos diferentes dos meus.  

C.V.: Tem livros publicados ou pretende publicar?
T.B.: Tenho um livro registrado, mas ainda não sinto o momento dele ser publicado. Sinto-me inclinado neste período a participar de concursos literários e oficinas de poesia. 

C.V.: Assim como você, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro existem muitos jovens talentosos para arte e cultura. Em sua opinião há incentivo?
T.B.: Há editais, há concursos, há até o respeito pela profissão escritor, mas o maior apoio a um escritor é o leitor, e nosso país ainda lê pouco, não se interessando ou desconhecendo a cultura e bem-estar proporcionados por um livro, seja impresso, seja digital.       

C.V.: Na escola quais eram suas disciplinas favoritas?
T.B.: Por mais irônico que seja, Português e Matemática. Português porque adorava conjugar verbos; Matemática por gostar de cálculos, resolver problemas, a dinâmica exata, etc.


C.V.: O que mentaliza para seu futuro em termos literários? Quais principais vôos pretende alçar?
T.B.: Tenho esboços de livros, conjuntos poéticos e a música ainda me toca fortemente, inclusive como compositor. Como escrevo há cerca de doze anos, tenho muito material a ser organizado.   

C.V.:  Qual a frase que marca toda sua trajetória de vida?
T.B.: "A mais premente necessidade do ser humano era tornar-se um ser humano", de Clarice Lispector no livro Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres. Mostra toda a necessidade do ser humano descobrir-se a si mesmo, desvendar o que possui intimamente.

C.V.: Que recado você deixa para jovens talentosos como você que, infelizmente, não conseguiram ainda uma oportunidade para expor seus trabalhos?
T.B.:    Que continuem a produzir, criar, que pesquisem e consumam obras artísticas de qualidade, inspirem-se nos grandes autores - e as oportunidades são dos assuntos mais subjetivos do mundo. Prefiro crer que as coisas acontecem na hora correta do que simplesmente no acaso como obra de tudo: façamos a nossa parte, inclusive lutando pelos nossos direitos e possibilidades, pois os temos mais hoje do que antigamente. 

C.V.: Quais seus contatos para quem desejar te contratar para eventos ligados à poesia e obras literárias?
T.B.: Podem me contactar pelo e-mail thiagoburiche@hotmail.com.


Fotos: Arquivo pessoal de Thiago Buriche

0 comentários: