'Os Saltimbancos' reestreia no Teatro Folha

03 agosto 2016 |


Um dos maiores sucessos da programação do Teatro Folha está de volta com parte do elenco original e a mesma direção

O espetáculo musical “Os Saltimbancos” reestreia no Teatro Folha dia 13 de agosto. Com texto de Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov, tradução e adaptação de Chico Buarque de Hollanda, a montagem com direção de Fezu Duarte esteve em cartaz numa temporada de sucesso em mais de quatro anos e foi vista por mais de 150 mil pessoas. Agora a peça volta renovada para encantar mais algumas gerações de crianças.
A montagem tem parte do elenco que já se apresentou na temporada anterior – os atores Diego Rodda, Juliana Romano,  Marcelo Diaz e Rosy Aragão -  e apresenta atores selecionados no Programa de Inserção no Mercado de Teatro (PIT): Gabriel Neumann, Giovana Possenti Boffa,Marita Cunha Prado e Thiago Guimarães.

A peça conta a famosa história dos quatro bichos – um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata – que formam um grupo musical e partem para a cidade  para tentar a carreira musical. Durante a jornada muitas coisas acontecem e os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não é o melhor lugar para viver.
A montagem foi indicada ao Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem em cinco categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Diretor (Fezu Duarte), Cenógrafo (Kleber Montanheiro), Melhor Figurino (As Mariposas) e Melhor Atriz (Bruna Guerin).
A encenação de “Os Saltimbancos” é baseada na linguagem de quadrinhos, em que tudo pode acontecer a partir de qualquer pensamento de um personagem, sem necessariamente pertencer ao um tempo real ou uma realidade concreta. A diretora incluiu na montagem quatro personagens chamados por ela como “o povo de lá”. Eles interferem o tempo todo nas cenas dos bichos, criando situações inusitadas. “Esta estética de HQ é uma pesquisa minha que trago para o teatro e estes personagens do “povo de lá” provocam mudanças repentinas nas cenas imprimindo um ritmo muito ágil e trazendo sempre informações novas”, explica Fezu.
A diretora pensa na nova geração de crianças com raciocínio ágil, graças a todo aparato tecnológico que elas têm contato. Na peça, tudo pode acontecer no ritmo da imaginação. “O público tem a experiência interativa da internet. Para conquistar a atenção destas crianças é necessário este dinamismo”.
A trilha sonora é a original de “Os Saltimbancos”, que inclui canções como “História de Uma Gata” e “Bicharia”. O espetáculo traz algumas músicas do filme “Os Saltimbancos Trapalhões” e canções com estilo pop. A diretora conta que sempre imagina a vida com uma trilha sonora adequada para cada momento. “Imagino uma música que vem do céu, que acontece naquele momento para ser a trilha da vida. Foi esta a brincadeira que fizemos o tempo todo nesta montagem”, conta. Este jogo lúdico com direção musical de Ivan Parente inspirou a inusitada trilha que junta “A Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga, a “Super Fantástico”, da Turma do Balão Mágico.
A coreografia é assinada por Juliana Sanches, que trabalhou também nas coreografias das peças “A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar” e “Lado B – Mudaram as Estações”, dirigidas por Fezu Duarte.

Sobre o PIT (Programa de Inserção no Mercado de Teatro)

Dez atores participaram do processo criativo no Programa de Inserção no Mercado de Teatro (PIT), realizado pela produtora Conteúdo Teatral. Após frequentaram oficinas de atuação e realizando a montagem, quatro atores foram selecionados para integrar o elenco de Os Saltimbancos.

O PIT tem o objetivo de unir atores formados ou próximos da formação, interessados em investir em suas carreiras, a produtores experientes e diretores consagrados para a coprodução de projetos de montagem teatral. Cada um dos atores, sócios na produção, investem na montagem e poderão receber valores proporcionais a sua cota de investimento no projeto.

Sobre a diretora Fezu Duarte

Foi diretora artística do Teatro Brasileiro de Comédia de 1998 a 2003. No TBC, criou a Cia. de Repertório e atuou como atriz em “Ópera do Malandro”, com direção de Gabriel Villela. Fundou também a Cia. de Teatro Rock, em que dirigiu os espetáculos “QAP”, “A Borboleta sem Asas” e “Na Cama com Tarantino”. Em 2004, dirigiu “Revolução Urbana”, primeiro espetáculo sobre o Legião Urbana. Assinou a direção dos musicais “A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar”, “Lado B – Mudaram as Estações” e “Os Saltimbancos”, que permaneceu por quatro anos entre os dez melhores espetáculos infantis na Veja São Paulo.

Sobre o elenco

Diego Rodda - É ator, cenógrafo e músico formado pela ULM (Universidade Livre de Música). Atuou nos espetáculos "A Lenda do Quebra-Nozes", direção de Telma Dias; ''Pinocchio" e “O Mágico de Oz", ambas com direção de Billy Bond; "Comédia Futebol Clube", direção de Anselmo Vasconcelos; "A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar'' e "Lado B - Mudaram as Estações", ambas de Marcos Ferraz, direção de Fezu Duarte, Fábio Ock e Marcos Okura; "Vilcabamba", direção de Le Plat du Jour; "Medinho Medão" e "Viralatas - O Musical", ambas com direção de Alexandra Golik; entre outras.

Gabriel Neumann - Ator formado pela Escola de Atores Wolf Maya. Fez parte do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI em 2015. Estudou a técnica de Michael Chekhov no Instituto Stanislavsky com Marjo-Riika Makela, diretora do Michael Chekhov Institute de Los Angeles. Experimentou e trabalhou o método de Criação e Escuta do Théâtre du Soleil de Ariane Mnouchkine com Eve Doe Bruce. Com Zé Adão Barbosa, estudou na Casa de Teatro de Porto Alegre e fez parte do elenco da peça “O Homem do Princípio ao Fim” do mesmo diretor. 

Giovana Possenti Boffa - Atriz e arte educadora formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Começou seus estudos em teatro musical na Casa de Artes Operária, tendo aulas de canto com Laura Visconti, Leandro Lacava e Ettore Veríssimo. Fez especialização em Teatro Musical na New York Film Academy e aulas de dança na Steps on Broadway e Broadway Dance Center. Estudou Interpretação para TV na Escola de Atores Wolf Maya com Hudson Senna e Samantha Dalsoglio Giachini . Atuou em diversas peças sendo dirigida por Ivan Parente, Will Sancar, Luciano Andrey, Simoni Boer, André e Renan Ragazzi, entre outros. Atualmente é proprietária e professora da escola de teatro Constelação.

Juliana Romano - Cantora há 18 anos, atriz há 11,  e dubladora há 5 anos. Juliana começou cantando em casas noturnas, interpretando vários estilos musicais. Já atuou em diversos musicais da Broadway montados no Brasil, como, “O Pinocchio”, “O Mágico de Oz”, entre outros.

Marcelo Diaz – Atuou em “Cais ou da Indiferença das Embarcações”, direção de Kiko Marques; “Valéria e os Pássaros” e “Crepúsculo”, montagens da Velha Cia; “A Porta Secreta”, com direção de Fabio Ock; “As Feiosas”, de Marilia Toledo (indicado como ator ao Premio Femsa); e “O Fingidor”, de Samir Yazbec. Mais recentemente atuou em “Chapeuzinho Vermelho”, dirigido por Eduardo Leão.

Marita Cunha Prado - Formada em cenografia pela Escola de Teatro e Dança da UFPA, Bacharel em Artes Cênica pela Escola Superior de Arte Celia Helena, especialização em Tácnica Klauss Vianna na Pontifícia Universidade Católica. Trabalhou nas peças “Romeu e Julieta’’, direção de Ruy Cortez; “Retorno 201’’ , direção de Marco Antônio Rodrigues; “Barafonda “, da Cia. São Jorge de Variedades; entre outras.

Rosy Aragão – Atriz e cantora. Trabalhou nas peças “O Banheiro”, de Pedro Vicente, direção de Nilton Bicudo; Seis Personagens a procura de um autor”, de Pirandello, direção de Olair Coan; “A Sessão da tarde ou você não soube me amar”, de Marcos Ferraz, direção de Fezu Duarte, Marcos Okura e Fabio Ock; “O Lado B” (Indicação ao Prêmio Qualidade Brasil” como melhor atriz de teatro musical); “Garota Glamour” (Prêmio Qualidade Brasil), texto e direção de Wolf Maya, entre outras. Como cantora, trabalhou durante seis meses no Japão; trabalhou nas bandas Café Au Lait, Misericórdia Bernadete e Aroma. Trabalha como como banking vocal para Zeca Baleiro e Vanuza Santos Flores.

Thiago Guimarães – Com apenas nove anos trabalhou em sua primeira peça teatral. Formado pelo Centro de Artes Célia Helena, atualmente cursa técnicas de canto e interpretação para teatro musical. Em 2015 participou do processo de montagem do premiado espetáculo “Beatles Num Céu de Diamantes” , de Charles Möeller e Claudio Botelho. Recentemente atuou na peça “Pra Inglês Ver”, com direção de Isser Korik.


FICHA TÉCNICA

Texto: Sergio Bardotti e Luiz Enrique Bacalov
Tradução e adaptação: Chico Buarque
Direção Geral: Fezu Duarte
Elenco: Juliana Romano, Marcelo Diaz, Rosy Aragão, Diego Rodda, Gabriel Neumann, Giovana Possenti Boffa, Marita Cunha Prado e Thiago Guimarães.
Elenco stand in: Barbara Magalhães e Mayara Justino.
Coreografia e assistência de direção: Juliana Sanches
Direção Musical – Ivan Parente
Produção musical e arranjos: Joel “Doc” Pereira
Assistente          e arranjos: Vinícius de Loiola
Criação de figurinos e adereços: As Mariposas (coordenação Maria Zuquim e Juliana Napolitano)
Criação de cenários e iluminação: Kleber Montanheiro
Coordenação de produção: Isabel Gomez
Administração e assistente de produção: Felipe Costa
Estagiário de produção: Pedro Pó
Texto “Sonho Cidade”: Marcos Ferraz
Trilha Sonora Adicional: Fezu Duarte, Juliana Sanches e colaboração do elenco.
Assistentes de cenografia: Adriana Chung e Cristhian do Amaral
Costureiras: Euda Alves de Souza, Cida de Andrade, Irene Victa da Silva e Suzy Pereira
Confecção de chapéus: Pula
Bordadeira: Maily Carbone
Fotografia: Ike Levy
Realização: Doidim Produções Artísticas
Coordenação geral: Léo Steinbruch

”Os Saltimbancos”
Local: Teatro Folha
Estreia: 13 de agosto
Temporada: até 18 de dezembro
Apresentações: sábados e domingos, às 16h
Ingresso: R$ 25,00 (setor único)
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 3 anos

*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação. 
TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br
Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 15h às 21h; sexta, das 15h às 00h; sábado, das 12h às 00h; e domingo, das 12h às 19h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3104-4885 / 3113-3215 / 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, CSN, Nova Chevrolet, Wickbold, Owens, Teleperformance e Grupo Pro Security. 

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL

O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de dez anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística de Isser Korik e direção comercial de Léo Steinbruch, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, A Pequena Sereia”, Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.

Foto: Michela Schoqui


0 comentários: