Desfile cívico-militar marca comemoração do Dia da Independência, em Macaé

07 setembro 2016 |


O desfile cívico em comemoração aos 194 anos da Independência do Brasil foi realizado na manhã desta quarta-feira (7), em Macaé. A solenidade organizada pelo Forte Marechal Hermes  lotou a avenida Elias Agostinho, na Imbetiba.


O primeiro ato do evento foi marcado pela solenidade de revista da tropa feita por autoridades civis e militares. Em seguida, a abertura do desfile contou com a presença do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira que lutou na Segunda Guerra Mundial, Ademar Azevedo Mancebo, 91 anos que estava embarcado em viatura militar.


De acordo com o Major do Exército, Daniel Tenenbaum da Silva, a novidade este ano no desfile foi a presença de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. "Está é a data maior da nossa pátria e as forças armadas e os demais participantes do evento têm oportunidade para homenagear a nação. O Forte Marechal Hermes, como representante do Exército, está em Macaé desde o seu surgimento e hoje é a chance de honrar a cidade", disse.


Os alunos da rede municipal de ensino participaram da programação cívico-militar com repertórios e coreografias que emocionaram o público. A programação foi  contagiada pela musicalidade  e pelotões das corporações Musical do Colégio Municipal Generino Teotonio de Luna (Virgem Santa); do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto) e Paulo Freire (Lagomar).


O dia ensolarado também contribuiu para que moradores e visitantes de Macaé prestigiassem o desfile, que contou ainda com a integração dos representantes da Delegacia da Capitania dos Portos (Marinha);  Grupamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.  A oportunidade serviu para reunir famílias. O contador Luciano Fonseca, levou a esposa Vanessa e as duas filhas Jessica (10) e Giovana (3) para prestigiar o evento. "O desfile cívico e militar é o momento de mostrar para elas um pouco de nossa pátria, que hoje está precisando ser resgatada. Estamos adorando ver os militares e as bandas escolares", conta.


O evento contou ainda com integrantes e veículos do Grupamento da Defesa Civil e Guarda Municipal com integrantes da Guarda Sênior e Mirim, além da participação do Grupo de Escoteiros.



Fotos: Divulgação

0 comentários: