Centro de Artes e Esportes Unificados celebra Outubro Rosa

25 outubro 2016 |


A aposentada Doralice dos Santos, 65 anos, e a estudante Kemily Ribeiro, 16 anos, estavam na plateia da palestra sobre câncer de mama, no teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Malvinas, em Macaé (RJ), nesta segunda-feira (24). São duas gerações diferentes, mas uma coisa elas têm em comum: a consciência sobre a importância do conhecimento e a prevenção da doença. O bate-papo com o médico cancerologista Humberto Assumpção faz parte das atividades da campanha nacional Outubro Rosa, que foi realizada no espaço pela subsecretaria de Gestão Estratégica, em parceria com vários órgãos da prefeitura. 

"É uma explicação muito importante, pois diversas mulheres não têm a intenção de fazer os exames regularmente. Eu faço todo ano, não importa a minha idade. Se é para nosso bem, tem que ser feito", comentou Doralice. É o que pensa também Kemily. "É fundamental obtermos esse conhecimento. Tudo que aprendi aqui vou passar para minha mãe", contou Kemily.

Doralice e Kemily são duas representantes de um público que já começa a ocupar o CEU Malvinas, previsto para inaugurar até o final do ano. 

O palestrante Humberto Assumpção explicou que a incidência de câncer de mama está relacionada ao histórico familiar e alerta que o sobrepeso, assim como a alta taxa de estrogênio (hormônio feminino), que pode subir com a reposição hormonal,  são alguns fatores de risco. "Existem fatores protetores como a atividade física e hábitos alimentares saudáveis que liberam substâncias neutralizantes", acrescentou.

Para prevenção, o médico recomenda autoexame mensal, exame clínico anual de mama e mamografia com idade igual ou superior a 40 anos. "O CEU representa um núcleo de discussão da comunidade, portanto, a informação com essa palestra contribui para a formação de toda uma família, ou seja, da criança até a mãe", frisou o médico, especialista na área de cancerologia. 


A secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, afirmou que as ações integradas têm o objetivo de ocupar, aos poucos, o equipamento público. "Enquanto acontecia a palestra, também foram realizadas aulas de balé e capoeira na quadra. Essas atividades simultâneas confirmam a ocupação do CEU, com apoio da comunidade", disse Gisele. 

Outras - Os moradores do bairro Malvinas participaram, ainda, de "aulão" de dança de rua, com o professor Thiago Morethe, da Fundação Macaé de Cultura, na quadra do CEU. Também aconteceu o projeto Beleza Itinerante, com corte de cabelo e manicure. E para as crianças, o palhaço Leleco fez a alegria. A cuidadora de criança Michele Freitas da Silva, 18 anos,  cortou o cabelo, além de fazer sobrancelha e unhas. "Estou muito feliz, pois vou sair daqui bem chique", ressaltou.  

O espaço, construído pelo governo federal e administrado pela gestão municipal, beneficiará cerca de 40 mil moradores. As atividades terão gestão compartilhada, com a criação de um grupo gestor, entre áreas de Desenvolvimento Social, Gestão Estratégica, Educação, Saúde, Ambiente, Fundação Macaé de Cultura e Fundação de Esportes, além de lideranças comunitárias.


Mobilidade Urbana também entra na campanha

A Secretaria de Mobilidade Urbana também realiza ações em referência ao “Outubro Rosa”, que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Para isso, além de uma palestra com o tema “Prevenção ao câncer de mama”, que será promovida na quarta-feira (26), em parceria com a Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab), por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), os funcionários da Mobilidade Urbana também participam de outras atividades. Entre elas, o “Beleza Itinerante”, que fez cortes de cabelo e penteados na última sexta-feira (21). 

Texto: Tatiana Gama
Fotos: Ana Chaffin


0 comentários: