Semana de Integração Acadêmica da UFRJ é aberta na Cidade Universitária

17 outubro 2016 |

Com o número recorde de 405 trabalhos inscritos, começou na tarde desta segunda-feira (17) a oitava edição da Semana de Integração Acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Macaé (RJ). O evento está sendo realizado na Cidade Universitária, e inclui a Jornada de Pesquisa e Expansão, o Fórum da Bacia de Campos e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema "Ciência Alimentando o Brasil".

Presente na solenidade de abertura e representando o prefeito Dr. Aluízio, a secretária de Educação, Marilena Garcia, destacou que o número de trabalhos de extensão, pesquisa e monitoria mostra a importância do campus avançado da UFRJ Aluísio Teixeira para Macaé. Marilena destacou que no atual momento econômico que o país e especialmente Macaé vivem, a universidade é uma das principais aliadas contra a crise.

- Acompanhei de perto todo o movimento de implantação da UFRJ em Macaé . É com muito orgulho que vejo o crescimento do campus, que hoje é referência regional. As pesquisas e trabalhos que estão sendo desenvolvidos aqui vão nos ajudar a apontar caminhos para que Macaé continue crescendo sem a dependência do petróleo. Nosso desafio agora é transformar a nossa cidade na cidade do conhecimento, disse a secretária.

A diretora do campus da UFRJ em Macaé, Arlene Gaspar, afirmou que a parceria entre a universidade e o município continua sendo fundamental para o bom desenvolvimento das ações. "Infelizmente, vivemos um momento atípico, com cortes no nosso orçamento. Mas juntos vamos conseguir superar mais essa adversidade", avaliou. A cerimônia de abertura também teve a presença do presidente do Instituto Macaense de Ciência e Tecnologia (IMMT), Joelson Tavares, do coordenador de Pesquisa do campus da UFRJ, José Roberto da Silva, e do coordenador de Extensão do campus, Nilcimar dos Santos Souza.

O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Gleison Tavares, lembrou que em dezembro, em parceria com a Secretaria de Educação, a Cidade Universitária vai receber a Feira do Conhecimento, que será realizada nos dias 8, 9 e 10, com a apresentação de diferentes trabalhos da área acadêmica e com a participação de alunos da rede municipal.

Feira de Ciências - Devido à greve dos motoristas de ônibus, a III Feira de Ciências das Escolas Municipais, que aconteceria paralela a Semana, foi adiada. Uma nova data será divulgada em breve.


0 comentários: