Cantor Bruno Reis e a escolha de sua vida

21 novembro 2016 |


Escolher a profissão e conduzir o ofício como uma missão de vida. Isso acontece com muita gente. Dedicar o tempo e tornar toda a rotina inclinada para sua profissão significa ser alguém responsável e casado, de fato, com o trabalho. É assim que o cantor Bruno Reis fez do seu cotidiano: respirar música. E não se arrepende da decisão que tomou. “Eu trabalho com música desde os 16 anos, quando comecei a dar aulas de violão. Mas, só de música mesmo como profissão tem uns oito anos.Dando aulas de violão, guitarra e cantando nas noites e eventos em geral. O que me fez escolher esta profissão é o prazer que tenho pela arte da música e não a questão financeira”, justifica-se.

Hoje o artista concedeu entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA. Acompanhe!

CULTURA VIVA: O que fez, ao longo da carreira, para melhorar sua técnica vocal?
B.R: Essa é uma das perguntas que fazem sempre para mim. Mas, o curioso é que eu nunca estudei canto. Canto por dom. Acredito que o fato de estudar a fundo um instrumento musical, no meu caso, o violão fez com que eu desenvolvesse muito a minha parte vocal.

C.V.: É bom que o cantor também toque algum instrumento, mas isso não é necessário. Quais os principais fatores em que o artista ganha quando tem esse adicional?
B.R: Voce não fica dependendo de um músico para se apresentar. Atualmente, como em toda minha carreira, até aqui eu mesmo canto e toco violão. Quando querem um show com banda, eu contrato uns músicos para me acompanhar. Além do mais, dá para ganhar dinheiro com outras coisas dentro da música, como: gravações, composições, acompanhar um artista, dar aulas, apresentações instrumentais, etc.

C.V.: De quando começou até hoje, como avalia o mercado musical? Ainda dá para sobreviver?
B.R: As coisas melhoraram para mim, graças a Deus. No começo tudo é mais difícil. As pessoas não conheciam o meu trabalho e ficavam receosas em me contratar. Hoje, graças a Deus, tenho tido o reconhecimento do meu esforço ao longo desses anos. Mas, o mercado não é tão fácil assim como muitos deslumbram. Com relação a viver da música, eu sou uma prova viva de que é possível (risos). Muita ralação, mas vale a pena para quem trabalha com profissionalismo em fazer sempre o melhor.

C.V.: Além de se apresentar em diversos eventos e bares em Rio Bonito, você também ganhou outras praças, como Tanguá, Itaboraí e região. Isso é fruto de muito empenho. A que se deve essa conquista, além de seu esforço?
B.R: Deus em primeiro lugar. Ele que me justifica.
Acho que, naturalmente com o tempo, as pessoas vão espalhando a qualidade de um trabalho e até hoje não inventaram propaganda melhor do que o boca a boca.

C.V.: Em sua opinião, os artistas em Rio Bonito e região são valorizados? Quais dicas poderia dar para que a situação dos músicos melhorassem em 2017?
B.R: Não. Se a gente dependesse do governo municipal, estava mal. Há muitas coisas que podiam ser feitas com os artistas locais. Mas, os governantes acham que, promovendo um evento lá uma vez ou outra, estão trazendo arte e cultura para população. Falando em melhoria para os músicos de Rio Bonito em 2017, sinceramente a dica que eu deixaria é estudar mais. Precisamos sempre nos aperfeiçoar mais. Estudar nunca é muito. Consequentemente, o nosso trabalho irá melhorar.

C.V.: E, por falar em Ano Novo, quais são as suas expectativas profissionais para o próximo ciclo que vem aí?
B.R: Das melhores. Que em 2017 tenham bastante eventos e muito mais alunos!



C.V.: Quais são suas principais referências na área da música?
B.R: Djavan, Caetano Veloso e Charlie Brown Jr. são algumas delas. Djavan porque acho que a minha voz combina com a dele; Caetano pela suavidade de cantar, pela interpretação, composição e por se reinventar; Charlie Brown Jr. pela pegada e linguagem mais jovial. Atualmente, estou compondo muito dentro dessa linha mais agitada. Minhas composições antigas eram, a maioria delas, bem lentas, bem MPBzão.

C.V.: Que recado você deixa para a juventude que curte o seu som?
B.R: Galera, procure no YouTube o meu canal e se inscreva. Pesquisando Bruno Reis Violão ou Bruno Reis Rio Bonito logo vai encontrar. Lá tem vários vídeos, desde shows às aulas. Na página Cantor Bruno Reis no Facebook estou sempre postando onde vou cantar.

C.V.: Quais os seus contatos para apresentações em shows e eventos?
B.R: Agradeço o convite a você Edson Soares por estar tendo a honra e o prazer de estar sendo entrevistado e por sair nas suas matérias jornalísticas. O meu contato é brurockg@hotmail.com ou na minha página oficial no Facebook Cantor Bruno Reis. Só mandar mensagem lá, gente. Um beijo e um abraço a todos!

Fotos: Divulgação


0 comentários: