Juventude e Música: tudo a ver com Cleber Oliveira

08 novembro 2016 |


Quem nasce para se dedicar à música, não tem jeito. Se não der conta do dom que possui, volta e meia lá vai estar cantando ou tocando algum instrumento. Sem falar que, no tocante à juventude, a música sempre esteve aliada e já rendeu bons frutos ao longo da história. Muitos seguiram no ramo e fizeram carreiras; outros, nem tanto, mas o pouco que colaboram já se destacam e fazem a diferença. No municio de Rio Bonito (RJ), o jovem Cleber Oliveira, 19 anos, tem sua parcela de contribuição. Desde os 11 anos tem contato com a música. Evangélico e de muito bom gosto na escolha de um repertório, o primeiro instrumento que tocou, segundo ele, foi a bateria. De pronto, curtiu, mas o coração bateu mais forte mesmo foi pelo violão. E sobre sua voz, logo faz um alerta. “Nunca fiz curso de canto, não sou o Roberto Carlos, porém sou afinado; aprendi a cantar porque meu professor de música, o Felipe de Castro, me fazia cantar as notas, para aprimorar o ouvido musical. Assim, aprendi a cantar de acordo com o tom da musica”, justifica. 

Acompanhe o bate papo do rapaz com o CULTURA VIVA: 

CULTURA VIVA: Você trabalha com música numa igreja evangélica. Existe diferença de quem atua numa igreja para o outro que trabalha no meio secular ou trabalhar com música é sempre a mesma história?
CLEBER OLIVEIRA: Há quem diga que existe alguma diferença, mas não existe diferença nenhuma; música sempre foi e será música; só mudam as letras e para quem são escritas.

C.V.: Esse trabalho te deu mais responsabilidade na vida? Em sua opinião, os jovens são responsáveis, atualmente, em todas as áreas da vida?
C.O.: A música cria responsabilidade. O músico que busca crescimento precisa ser responsável, mas a juventude, atualmente, não tem sido responsável em todas as áreas da vida. Responsabilidade virou uma coisa careta entre os jovens.


C.V.: Na igreja você faz parte de um Ministério de Louvor, onde atua com outros músicos. É fácil trabalhar em grupo?
C.O.: Sim. O trabalho em grupo oferece um crescimento maior e mais rápido. Obtivemos bastante sucesso até hoje com o nosso trabalho.

C.V.: Quem é sua fonte de inspiração na música?
C.O.: Minha fonte de inspiração é Deus. Quando penso Nele realizo as melhores canções, os acordes mais perfeitos. Tudo isso quando penso em Deus.

C.V.: Quais os músicos que você ouve sempre e procura neles reciclagem?
C.O.: Ouço muito o guitarrista Cacau Santos e o baterista Claudio Félix.

C.V.: Que sugestão você poderia dar para que houvesse, em Rio Bonito, um espaço público para músicos? Acha interessante a ideia?
C.O.: Aulas de música grátis e de qualidade, e eventos públicos para apresentação dos alunos iniciantes na carreira musical.


C.V.: Que recado você deixa para a juventude riobonitense?
C.O.: Busque sempre o crescimento sadio e baseado sempre na verdade. É ela que nos ajuda a crescer.

C.V.: Quais os seus contatos para apresentações em shows e eventos?
C.O.: Meus contatos são: (21) 99888-3973 (WhatsApp),  96468-1799 e o e-mail cleberriobonito@outlook.com.


Fotos: Arquivo pessoal de Cleber Oliveira

0 comentários: