'Novembro Azul conscientiza sobre câncer de próstata

11 novembro 2016 |


Neste mês, acontece a campanha nacional "Novembro Azul" que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é a segunda mais comum entre os homens.
A Secretaria de Saúde de Macaé disponibiliza três lugares que oferecem consulta com urologista, especialista capaz de diagnosticar a doença. A marcação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas; no Centro de Especialidades Cláudio Moacyr, mais conhecido como barracão; no ambulatório do Asilo, na Imbetiba.
Além desses três locais, no Núcleo Municipal de Oncologia, Ostomia e Especialidade médicas, localizado na Visconde de Quissamã, 674, Centro, onde o paciente passa por uma triagem e recebe o encaminhamento adequado para tratamento. O núcleo oferece consultas com o urologista todas as quartas-feiras e a marcação poderá ser feita pessoalmente, no local, das 7h às 18h.
De acordo com informações da coordenadora do Núcleo Municipal de Oncologia, Ostomia e Especialidade médicas, Ana Terra, a Secretaria de Saúde em parceria com as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal Fluminense (UFF) vão também fazer um levantamento completo de outros tipos de câncer.
Dados levantados pelo núcleo, informam que, em 2013, foram diagnosticados 21 casos de câncer de próstata. 2014, 56; 2015, 42 e, neste ano, até o mês de outubro, foram notificados 62 casos da doença.
- O paciente passa por uma triagem e é encaminhado para tratamento no hospital São João Batista", acrescenta Ana Terra.   
Diagnóstico assustou - O paciente Antônio Mesquita de Castro, 64 anos, disse que o diagnóstico de câncer de próstata assustou. "Senti uma ardência ao urinar e resolvi ir ao médico. Confesso que nunca me preocupei em cuidar da saúde. Fiz o tratamento no hospital no São João Batista e recebo todo o acompanhamento aqui no núcleo, contou, acrescentando que faz prevenção de três em três meses e que não precisou fazer radioterapia e quimioterapia. "Agora, me cuido mais, pois tenho medo da doença evoluir".
Sintomas - Um dos sintomas do câncer de próstata é a dificuldade de urinar. O diagnóstico é feito por meio do exame de sangue PSA (principal proteína encontrada no sangue e específica da próstata) e pelo toque retal, pois a glândula fica localizada no terminal do reto e geralmente 90% das alterações ficam na parte periférica e posterior da glândula. O exame deve ser feito por homens a partir de 40 anos, se houver casos da doença na família antes do 60 anos, e a partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer a prevenção.
Segundos dados do Ministério da Saúde, 60% dos homens acima de 80 anos apresentam neoplasia primária da próstata, entretanto, apenas 5% dos casos manifestam-se clinicamente. O tratamento para casos em que a doença está no estágio inicial é a cirurgia e a radioterapia. Quando a doença estiver avançada, o tratamento é feito com radioterapia e hormônios.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Foto: João Barreto

0 comentários: