Poesia encanta alunos do Colégio Maria Isabel, em Macaé

24 novembro 2016 |

Uma tarde diferente, marcada por muita emoção. Assim foi a sétima edição do Festival de Poesias do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, nesta quarta-feira (23). Este ano o tema foi "Relendo 2016 - Machado de Assis". Com o auditório lotado, alunos das turmas de sexto e sétimo anos mostraram com apresentações musicais, esquetes de teatro e, claro, poesias, um pouco da vida e da obra do maior escritor brasileiro. 

- No ano passado, participei do Festival como jurada. Este ano, pude acompanhar tudo mais de perto, e estou muito orgulhosa do talento e da garra dos nossos alunos. Cada vez mais me convenço que a educação tem que sempre ser acompanhada pela arte. Afinal, são momentos como esse que vão ficar na memória dos alunos quando eles se lembrarem da escola - comentou a diretora interina do Colégio, Andréa Martins.

Durante o evento, os alunos abordaram questões relacionadas à obra de Machado de Assis trabalhada durante todo o ano por meio do projeto "Pérolas Negras: o mulato do Cosme Velho",  convertendo o tema de suas obras para abordagens atuais, como o racismo e o preconceito. Por meio de músicas e textos interpretados, as turmas mostraram o que aprenderam em sala de aula. O resultado pode ser visto também nas 17 poesias apresentadas, todas com o mesmo tema.

- Participo do corpo de jurados desde o primeiro festival da escola. E é com muita alegria que vejo que a cada ano os trabalhos estão se tornando melhores, o que mostra como a escola está crescendo com muita qualidade - comentou a professora e coordenadora do programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes.

Também participaram do júri a professora Alice Lopes, coordenadora do Programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena da Secretaria de Educação; Manoel Cruz, o Mestre Dengo, presidente da Associação Raízes de Aruanda; a professora e contadora de histórias, Margarida Barcelos, e a professora Jakeline Santos, coordenadora do Programa de Leitura do município.

Todos os concorrentes ganharam livros de presente, e os três primeiros colocados de cada turma, além dos melhores intérpretes, ganharam vale-compras das Lojas Americanas. Confira abaixo os vencedores.

Interpretação: 

-   6º ano:  Mélany Cristine Mendes
- 7º ano: Maria Eduarda Borgui

Poesia:

6º ano: Empate no 1º lugar:  Mélany Cristine Mendes (O amor) e  Yasmin Venâncio Tavares (O racismo pode ser superado)
- 2º lugar: Davi Amado (O preconceito)
- 7º ano: 1º lugar: Maria Eduarda Borgui (O que o mundo grita ao meu redor)
 2º lugar: Luiz Cláudio Carvalho (Machado de Assis, uma pérola negra)
 3º lugar:Eduarda de Souza Sant’ana (O “Cara” da Literatura Brasileira)


Texto: Jornalista Simone Noronha


0 comentários: