Visita Guiada: 11 anos levando cidadania a alunos de Macaé

13 novembro 2016 |


Uma proposta que promove a valorização da identidade macaense. Assim, se define o projeto Visita Guiada – Integração Museu Escola, realizado, há 11 anos, pelo Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. Nesta sexta-feira (11), nos períodos da manhã e da tarde, 30 alunos da escola particular Maple Bear (Novo Cavaleiros), com idades entre seis e sete anos, tiveram uma verdadeira imersão nos conhecimentos da história da cidade. 

No evento, a criançada conheceu a história do Solar dos Mellos, obteve informações sobre a última família que morou na residência e  aprenderam a respeito dos aspectos arquitetônicos do patrimônio histórico material e receberam conhecimentos sobre a exposição do Museu. Os alunos também assistiram animações com lendas de Macaé, por exemplo: as lendas da Região Serrana “A Porquinha de Tamanco”, “João Gira” e “A Noiva da Bica” e do Litoral Macaense “O Vinagre”.

De acordo com o coordenador do projeto Visita Guiada - Integração Museu Escola, o professor de História Bruno Rodrigues, o objetivo dessa ação é  levar aos estudantes a prática vivente em espaço de pesquisa. Segundo Bruno, o Solar  dos Mellos cumpre papel importante para disseminar cultura e educação às  crianças. "Nosso trabalho de Educação Patrimonial resgata a identidade e a memória da cultura macaense. Esses valores são necessários  para valorizar e promover a cidadania", enfatizou.

O Solar dos Mellos está vinculado à Fundação Macaé de Cultura. Fica na Rua Conde de Araruama, 248, Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2759-5049.


Foto: Guga Malheiros

0 comentários: