A história do primeiro locutor de cabine da Rede Globo é registrada em livro

22 janeiro 2017 |


O primeiro locutor de cabine da Rede Globo, o radialista Ronaldo Cammarota, está com 78 anos e tem muitas histórias para contar sobre sua trajetória na emissora, no Jardim Botânico (RJ). Natural de Petrópolis, Cammarota participou do primeiro grupo de profissionais do rádio, na época, que fez teste para o cargo no fim de 1964. Eram 72 concorrentes e apenas 3 foram selecionados, sendo Cammarota um deles. A partir de então, um novo capítulo surge em sua história de vida. Ficou no cargo de 1965 até 1990, quando pediu demissão ao José Bonifácio Sobrinho, o “Boni”, que não aceitou a solicitação, mas respeitou a iniciativa do colega. Na oportunidade, cuidaria de assuntos pessoais. Sua voz grave e imponente, depois do prefixo musical da estação, anunciou a programação de 26 de abril de 1965, dando início à trajetória da quarta maior emissora do mundo.

Seus primeiros passos no rádio se deram na antiga Rádio Imperial, em Petrópolis, onde ocupava horário nobre, tinha publicidade e muita audiência. Em meados de 1963, a emissora foi vendida para a Rádio Globo. Certo dia, chega à Rádio o Dr. Milton do Rio de Janeiro para inspecionar a emissora. Ao ser apresentado ao Cammarota e ouvir suas locuções, aprovou sua voz e logo o orientou a fazer testes na emissora de TV que o grupo inauguraria no Rio, em breve. Daí, o radialista seguiu os passos do orientador e conquistou seu espaço na mídia.


Sua carreira acabou de ser registrada no livro “A voz do peregrino das estrelas”, lançado em novembro de 2016 por sua esposa, a cantora lírica Maria Alves de Quadros. Uma obra com 111 páginas que, detalha, com peculiaridade, o esforço de quem descia a serra de Petrópolis, todos os dias da semana, de ônibus até a Rodoviária Novo Rio, na época instalada na Praça Mauá, e, de lá, encarava mais um coletivo que rodava por dezenas de bairros até chegar ao Jardim Botânico, em torno de mais 1h45m, além da viagem de sua cidade. Mesmo com toda essa maratona, não perdeu o pique, sua trajetória global marcou uma geração e contribuiu para registrar, na memória do público, as principais transmissões feitas pela Rede Globo.


Quem se interessar em adquirir a obra, basta enviar um e-mail para edsonsinai@gmail.com ou ligar para (21) 99679-1208 e falar com Edson.

Foto1: Ronaldo Cammarota
Foto2: Maria Alves de Quadros
Foto3: Capa do livro "A voz do peregrino das estrelas"

Fotos: Edson Soares


0 comentários: