Saúde vacina 350 meninos contra o HPV

16 janeiro 2017 |


Cerca de 350 meninos, de 12 e 13 anos, já foram vacinados contra o HPV, em Macaé (RJ), na primeira quinzena de janeiro. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 3.677 até o final do ano. As doses estão disponíveis nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), no pronto-socorro do bairro Aeroporto e na Casa da Vacina, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

A vacina deve ser tomada em duas doses com intervalo de seis meses. Os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e ficar atentos ao calendário para receber a segunda dose.

De acordo com o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a redução da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.
Prefeitura vacina contra febre amarela

Para quem precisa viajar para áreas de risco de febre amarela, a Prefeitura de Macaé disponibiliza a vacina em dois locais: Casa da Vacina (segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 7h30), com distribuição de 30 senhas/dia, localizada na Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro; já no pronto-socorro Municipal do Aeroporto (terça e quinta-feira, no mesmo horário), com distribuição de 30 senhas/dia, localizado na rua Curuncango S/Nº, bairro Parque Aeroporto.

No Brasil, os locais de risco são as regiões de matas e rios das seguintes regiões: todos os Estados do Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

A faixa etária é de nove meses a 60 anos. Acima dessa idade, é necessário levar a autorização médica. A vacina, contraindicada para gestantes e lactantes, deve ser feita em pessoas que irão viajar para estes locais, caso ainda não tenham feito ou o fizeram há mais de dez anos. Para as pessoas que já foram vacinadas há mais de dez anos, basta tomar uma dose de reforço e seguir viagem, não sendo necessário esperar dez dias para garantir sua proteção.

Foto: Divulgação

0 comentários: