A banda de Reggae, Jaharmonia, tem repertório com mensagens positivas

18 fevereiro 2017 |


O mundo muda todo dia. A tecnologia influencia a vida das pessoas de forma tão intensa e prática, simultaneamente, que até a música recebe influências. Contudo, os ritmos mais aclamados pelo público jamais perderão seu posto. Prova disso é o Reggae, que ainda arrasta multidões.

Em 2008, nasceu uma banda, em São Paulo, que ilustra esse cenário musical com canções que trazem um diferencial: um repertório engajado e cheio de mensagens positivas. Formada por  Luciano Tea (Vocal), Daum (Vocal), Pedro Rudebass (contrabaixo), Keu Domingues (Guitarra), Washignton Rodrigues (Percussão) e Vinicius Bortotti (Bateria), a banda Jaharmonia ganhou força por um motivo que suas próprias canções refletem, a amizade. Na verdade, a iniciativa surgiu a partir do encontro de grandes amigos que queriam cantar e tocar o amor ao próximo.

Essa junção de pessoas determinadas em fazer o que acreditam ser o mais correto para a vida em forma de arte só permite o crescimento de um sucesso que ainda vai dar muito o que falar país afora.

Em entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA, o baixista Pedro Rudebass, 29 anos, comenta a experiência da banda. Acompanhe!

CULTURA VIVA: Por que a escolha do nome da banda como Jaharmonia? Há algum motivo em especial?

Pedro Rudebass: O nome mescla as palavras “Jah” (uma abreviação de Javé ou Jeová, que significa Deus na religião rastafári) e Harmonia; o nome “JAHARMONIA” visa enfatizar esta harmonia com Jah, esta sintonia que também é transmitida através das canções, com letras recheados de mensagens positivas.


C.V.: De 2008 para cá em que a banda mais evoluiu em termos técnicos?
P.R.: Podemos afirmar que a evolução musical da banda é notória durante esta trajetória. Houve um amadurecimento coletivo e individual, esta evolução é constante a cada trabalho lançado.


C.V.: O público percebe essa mudança? Qual o feedback de quem vem até vocês e comenta?
P.R.: Sim, percebe e reage positivamente a cada apresentação da banda.


C.V.: A ideia da banda é transformar o “amor ao próximo” em música e arte. É fácil traduzir essa frase em melodia? O Reggae facilita a mensagem, em sua opinião?
P.R.: O sentimento emanado melodicamente traduz a verdadeira intenção contida nas letras e mensagens abordadas e, sim, o reggae facilita bastante esta mensagem.

C.V.: A banda é formada por seis amigos músicos que se reuniram e decidiram unficar os talentos em Reggae. Sofreram algum tipo de discriminação, no início?
P.R.: Qualquer quebra de “padrão” ou intenção de desmistificar aquilo que é imposto pela sociedade comum, acaba gerando certos tipos de preconceitos e discriminações. Porém, todos sempre souberam lidar bem com as adversidades e percalços. Muitas vezes subvertemos e fomos motivados pelas dificuldades e julgamentos.

C.V.: Frente à realidade do mercado hoje, o Reggae chegou a perder em alguns quesitos para outros ritmos, embora jamais perca seu posto?
P.R.: Esta questão também está relacionada à discriminação, pois os eventos de Reggae muitas vezes são rotulados como locais não familiares e muitas ainda ligam a música Reggae ao uso de intorpecentes. Porém, o movimento se fortalece cada vez mais e busca quebrar tal paradigma.


C.V.: As músicas da Jaharmonia são carregadas de mensagens positivas. Falta isso nas músicas atuais?
P.R.: Sempre tivemos a intenção de propagar sentimentos bons e ideias de conscientização, principalmente focados no público jovem. Com relação ao mercado musical atual, sabemos que a futilidade no conteúdo das letras vem se propagando. A banda visa ir na contramão desta proposta.

C.V.: A música tem o poder de modificar o comportamento das pessoas. As letras da Jaharmonia tem a visão de evidenciar uma sobrevivência melhor no mundo?
P.R.: Sim, pois queremos tocar corações através de nossas músicas e sempre que possível ajudar o próximo com nossas mensagens.

C.V.: Qual a música que destacaria como carro-chefe da banda?
P.R.: A música “Não desista”, pois reflete bem a nossa caminhada e traz uma mensagem positiva e motivacional, sem demagogia.

C.V.: Que recado deixa para a juventude que curte o som da Jaharmonia?
P.R.: Agradecemos de coração a todos que acompanham os nossos trabalhos e pedimos para que sempre acreditem em seus sonhos e corram atrás de seus objetivos, independente das dificuldades. Não desistam!

C.V.: Quais os contatos para shows?
P.R.: Basta ligar para (11) 98785-6409, e-mail contato@leonardoalmeida.com.br e no site www.leonardoalmeida.com.br

Fotos: Divulgação

0 comentários: