Ronaldo Cammarota recebe homenagem na Arena Chiqueiral, em Araruama

11 fevereiro 2017 |


No dia 19 de janeiro, o Centro de Lazer e Cultural Arena Chiqueiral Sotero Teixeira de Souza, em São Vicente (Araruama, RJ), promoveu um encontro com poetas e músicos para homenagear o primeiro Locutor de Cabine da Rede Globo, o Radialista Ronaldo Cammarota, 78 anos. Na oportunidade, muita música e poesia durante um almoço que ficou na história. Acompanhado de sua esposa, a cantora lírica Maria Alves de Quadros, o cunhado Marcos Quadros e sua esposa Elizabeth Cammarota (prima do Locutor), Cammarota se emocionou com as homenagens e, como barítono que é, ainda cantou algumas canções com sua esposa e alegrou os presentes pelo carisma e simplicidade.

O evento

            Participaram do evento os poetas Daniel de Mendonça Chaves – idealizador da Arena Chiqueiral –, Aoede Marcio de Andrade Joaquim, Francisco Quintanilha, Gilberto Pereira Machado (ambos de Araruama), Manoel de Santa Maria (poeta de Cordel, mineiro, radicado em Araruama), Sotero Teixeira de Souza e o cantor Gabriel (ambos de Arraial do Cabo), Ivan Navi (de Rio Bonito), o casal brasiliense Ivan Campos e Theresinha Campos, além de familiares e alguns convidados. Durante o encontro, os cantores Manoel de Santa Maria e o Gabriel, além do poeta Sotero Teixeira de Souza conduziam o público com canções da MPB que marcaram época, além do solo feito pela Therezinha (de Brasília) e os cantos líricos do Cammarota e dona Maria Quadros. Enfim, uma tarde para ficar na história. Todo evento está no site YouTube.


O livro

            Em novembro de 2016, a cantora lírica Maria Alves de Quadros lançou o livro “A voz do peregrino das estrelas” e revelou a trajetória do Radialista Ronaldo Cammarota como primeiro Locutor de Cabine da quarta maior emissora de TV do mundo. Com riqueza de detalhes, a autora destrincha os principais momentos vividos por Cammarota até fazer e passar nos testes, as experiências adquiridas tanto no trajeto de sua cidade, Petrópolis, até o Jardim Botânico, na sede da TV, como no cotidiano da função, revelando bastidores. Uma obra com 111 páginas que prende a atenção do leitor, emociona e serve como exemplo para muitos profissionais. Para adquirir, pode enviar e-mail para edsonsinai@gmail.com ou ligar para (21) 99679-1208 (Edson).


A Arena

            Na verdade, o Centro de Lazer e Cultural Arena Chiqueiral Sotero Teixeira de Souza, em São Vicente (Araruama) foi inaugurado no dia 13 de julho de 2014 em homenagem ao poeta imortal Sotero Teixeira de Souza, 83 anos, residente em Arraial do Cabo e membro da Academia Cabista de Letras. Segundo o poeta Daniel de Mendonça Chaves, sua iniciativa faz jus ao escritor e toda sua contribuição para educação e cultura brasileira. “O principal objetivo da Arena é o resgate à cultura de Araruama e adjacências, dado no aspecto de reuniões, encontros com poetas e músicas. Aqui abrigamos peças antigas que retratam histórias da nossa região e de pessoas que marcaram época por aqui, principalmente”, explicou Daniel.


Veja um pouco mais do evento:















Fotos: Divulgação


1 comentários:

ALTIVO PINHEIRO disse...

Maravilhoso este encontro. Evento como este resgatam os valores culturais da região. Gostaria imensamente de participar futuramente como colaborador da Arena Chiqueiral.