Curso de Administração da Faculdade Municipal de Macaé recebe nota 4 no Enade

13 março 2017 |


A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, obteve nota 4 no curso de Administração na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015, cuja nota máxima é 5. Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Administração, a FeMASS ficou em primeiro lugar em Macaé (RJ) e está entre as 70 melhores do país num universo de mais de 1.500 avaliadas.

- O Enade é um importante indicador para a Instituição, pois através das notas dos cursos, pode-se avaliar o trabalho e repensar as práticas para os anos seguintes. Estamos muito satisfeitos com o desempenho de nossos alunos. Sabemos que as notas obtidas no exame contribuem para a avaliação da Instituição como um todo, solidificando seu papel na sociedade -, destacou a diretora da faculdade municipal, Cláudia Bastos.

Ela lembrou que os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Produção da FeMASS receberam, respectivamente, notas 4 e 3, no Enade 2014, e informou que este ano serão avaliados os cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. O curso de Licenciatura em Matemática ainda não foi avaliado pelo Enade porque não houve alunos concluintes, uma vez que teve a sua primeira turma em 2016.

O Enade, criado em 2004, é um dos procedimentos obrigatórios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional. Junto com o Enade, eles formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e das Instituições de Educação Superior (IES) de todo o Brasil.
  
A periodicidade máxima de avaliação é trienal para cada área do conhecimento e as áreas avaliadas são definidas anualmente pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes, vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

CONHEÇA a FeMASS - A FeMASS é uma faculdade municipal e recebeu, este ano, 200 novos alunos para o primeiro semestre, sendo 50 por curso, e mais 150 são esperados para o segundo semestre, quando não haverá turma nova de Matemática. A FeMASS fechou o ano de 2016 com 975 alunos matriculados.

A faculdade oferece os cursos de Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática. Dos alunos ativos em 2016, 284 são de ADM, 216 SI, 379 EP e 96 MT. Já passaram pela FeMASS em torno de 3.300 alunos – até 2007 só havia o curso de Sistemas de Informação, iniciado em 2004. Os cursos de EP e ADM são os mais procurados, geralmente, com nove e cinco candidatos por vaga, respectivamente.
O ingresso é por meio de processo seletivo, com vagas reservadas para o critério Enem (40%) e alunos de escolas públicas (30%). Os demais 30% são para candidatos de ampla concorrência. São oferecidas 100 vagas anuais por curso, sendo 50 para o primeiro semestre e 50 para o segundo semestre.

A FeMASS é vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, da Secretaria Municipal de Educação, e funciona no Bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.


Foto: Rui Porto Filho

0 comentários: