Para comemorar o aniversário de 28 anos, o Memorial traz de volta a magia do programa infantil de TV que emociona diferentes gerações.

 O Memorial da América Latina e o Governo do Estado de São Paulo inauguram no dia 31 de março (sexta-feira), às 19h, a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo – megaprodução que promete ser uma das grandes atrações do calendário cultural e de entretenimento de São Paulo. O projeto tem como parceiros a TV Cultura, mantida pela Fundação Padre Anchieta, que produziu e exibiu uma das séries de maior sucesso da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum, e a Caselúdico, empresa referência na montagem de grandes exposições e responsável por toda a cenografia.

 O grande diferencial da exposição no Memorial é que o público terá a chance de entrar num Castelo idêntico ao da série, construído numa área de 700m² anexa ao Pavilhão da Criatividade.

 O espaço reproduz com o máximo de fidelidade o desenho original do seriado, desde o lado externo - porta, torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento – até a cenografia dos ambientes interiores, proporcionando verdadeira experiência, em que o público se sentirá no castelo da TV.

 O presidente do Memorial, Irineu Ferraz, acredita que este é um projeto inovador e lembra que o Memorial tem expertise na montagem de grandes atrações, como a Vila do Chaves, que levou mais de 200 mil pessoas à Barra Funda em 2016. Por isso, Ferraz aposta que o Castelo atrairá visitantes de outros estados e do exterior.

Além da atração em si – acrescenta o dirigente –, “a preocupação do Memorial era trazer uma grande exposição acessível para todos, com preço popular, e isso só foi possível com o apoio de parceiros na realização do evento Trazemos o Castelo para comemorar o aniversário de 28 anos do Memorial da América Latina e pela relação de afeto dos fãs com o seriado, assim teremos uma exposição grandiosa do tamanho que o público merece”.

Visitação/Ingressos

A exposição ficará aberta ao público das 9h às 20h, de terça-feira a sexta-feira, e das 9h às 22h aos sábados, domingos e feriados.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Memorial, que fica no Espaço Gabo – Praça da Sombra. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. Acesso pelos portões 8 e 9.

Também é possível adquirir os convites pelo site www.ratimbumocastelo.com.br , com direito de escolha do dia e horário da visita. 

História

Considerado um dos grandes sucessos da TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela emissora entre 1994 e 1997. Com 90 episódios, a série é considerada paradigma na programação infantil da televisão brasileira. Ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1994 e virou filme em 1999. A arquitetura da maquete do Castelo foi inspirada no estilo modernista do artista catalão Antoni Gaudí, que projetou a Basílica da Sagrada Família, uma das atrações turísticas de Barcelona.


O Memorial

O Memorial da América Latina é uma Fundação de Direito Público, sem fins lucrativos, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Inaugurado em 18 de março de 1989, na cidade de São Paulo, o Memorial foi concebido para promover a integração cultural e política dos povos de língua portuguesa e hispano-americana como sonhava o ex-governador André Franco Montoro. Hoje, é referência na realização de atrações e eventos que reúnem os grandes nomes do cenário artístico, político, cultural e acadêmico do país. www.memorial.org.br

TV Cultura

Inaugurada em 15 de junho de 1969, na cidade de São Paulo, a TV Cultura é o principal veículo de comunicação da Fundação Padre Anchieta. Modelo de emissora pública, o canal é comprometido em oferecer programação qualificada, atrativa, crítica, democrática e inovadora para os mais diversos públicos e faixas etárias. A TV Cultura é reconhecida pela criação de programas infantis inovadores, como Vila SésamoCastelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó, e de programas jornalísticos e culturais de primeira linha, que fizeram e ainda fazem história, como Roda Viva e Metrópolis. Em 47 anos, foi agraciada com mais de 400 prêmios nacionais e internacionais. www.tvcultura.com.br 

Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Abertura para o público: dia 31/3, às 19h
De terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda


Fotos: Daniela Agostini

0 comentários: