Musical “Sonhos Não Envelhecem” faz últimas sessões no Teatro do Núcleo Experimental, em SP

16 março 2017 |


Espetáculo é do Teatro do Bardo, uma ramificação do Núcleo Experimental que pesquisa a linguagem de teatro para jovens e música brasileira

O espetáculo musical “Sonhos Não Envelhecem”, com direção de Fernanda Maia, faz as últimas sessões no Teatro do Núcleo Experimental até o dia 26 de março. Sessões às sextas-feiras e sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h.

Unindo o poder do bardo contador de histórias William Shakespeare ao repertório do Clube da Esquina surge um “Sonho de uma Noite de Verão” – rebatizado de “Sonhos não Envelhecem” – que tem sua força intensificada pela poesia e lirismo de canções como “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo”, “Nuvem Cigana”, “Sal da Terra”, “Nascente”, entre outras joias compostas pelos jovens mineiros que queriam liberdade para botar o pé na estrada e cantar.

O Clube da Esquina foi um movimento musical brasileiro surgido no final década de 60 em Minas Gerais. Milton Nascimento era um rapaz do interior que tinha ido para Belo Horizonte para estudar e trabalhar, hospedou-se numa pensão do Edifício Levy, onde morava o casal Salim e Maricota Borges com seus 11 filhos. Milton ficou amigo da família e começou a se reunir para cantar, compor e tocar violão no quarto dos irmãos Lô, Márcio e Marilton, outros amigos se uniram ao grupo, o quarto ficou pequeno e o ponto de encontro passou a ser a esquina das ruas Divinópolis com Paraisópolis, que foi batizada como Clube da Esquina. Nasceram deste encontro algumas das mais belas músicas brasileiras, tudo isso no meio da repressão que o Brasil vivia nos anos 60 e 70. Essa galera fazia um som que misturava a Bossa Nova com elementos do jazz, Beatles, cultura popular mineira e música da América Latina.

Sinopse

Em Atenas, nos dias que antecedem as bodas do Duque Teseu e da Rainha Hipólita, um dilema é levado à corte para ser resolvido: Hérmia e Lisandro, dois apaixonados, são impedidos de se casar porque o pai da moça havia prometido sua mão a Demétrio. Pelas leis de Atenas, Hérmia será obrigada a obedecer seu pai, caso contrário, deverá passar o resto da vida num convento. Os jovens combinam uma fuga, deverão atravessar o bosque aquela noite para se casar na cidade vizinha, mas são perseguidos por Demétrio, que por sua vez, é seguido por Helena, que morre de amor por ele.

Enquanto isso, uma troupe de artesãos prepara uma peça de teatro para apresentar na festa de casamento do duque, marcando um ensaio também no bosque, naquela noite. O bosque onde todos vão estar tem espíritos que também encontram-se em polvorosa, Oberon, rei dos elfos, está estremecido com Titânia, rainha das fadas e arma um plano para vencê-la: pede a seu criado, Puck, que encontre uma flor encantada. Quando o suco da flor é espremido nos olhos de uma pessoa adormecida, ela se apaixonará pela primeira coisa viva que vir ao acordar. Puck faz uma confusão enorme com o suco da flor, os casais se misturam e a noite se torna agitada no bosque.

Sobre o Teatro do Bardo

Motivada pelo desejo de falar às novas gerações, a diretora musical Fernanda Maia fundou o Teatro do Bardo, o braço de infantis do Núcleo Experimental. O objetivo do Teatro do Bardo é redescobrir a tradição do teatro musical brasileiro, com canções e temas nossos, recriando e não apenas copiando e reeditando o que vem de fora.
Nesta pesquisa, o Teatro do Bardo, percebeu a necessidade da divulgação junto a crianças e adolescentes, de um repertório que não tem tanto espaço nos meios de comunicação de massa.

Assim, começou a desenvolver musicais com repertório de música brasileira para apresentar às crianças, com o intuito de demonstrar que as novas gerações podem e efetivamente têm diálogo com uma música de qualidade e que esta é atemporal.
Os bardos eram pessoas encarregadas de transmitir histórias, lendas e tradições de seu povo em forma oral, cantando. É a isto que o Teatro do Bardo se propõe – a pesquisar e divulgar a cultura brasileira, com a ajuda poderosa de um de nossos maiores e mais valiosos patrimônios espirituais: a música.

Elenco: Andressa Andreato, Beatriz Amado, Bibi Cavalcanti, Júlia Maia, Leandro Oliveira, Luiz Rodrigues, Marcos Teixeira, Miriam Madi e Tito Soffredini

Ficha Técnica:
Adaptação de texto, direção, direção musical e preparação vocal: Fernanda Maia
Assistente de direção musical: Bibi Cavalcanti
Preparação de elenco: Inês Aranha
Cenário e figurinos: Zé Henrique de Paula
Assistente de cenografia e figurinos: Cy Teixeira
Estagiária de figurinos: Mariane Brito
Iluminação: Fran Barros
Arte gráfica e making of: Herbert Bianchi
Coordenação de produção: Claudia Miranda
Operador de luz: Ricardo Bretones
Violão: Luiz Aranha
Violoncelo: Felipe Parisi e Amanda Ferraresi
Fotos: Ronaldo Gutierrez

SONHOS NÃO ENVELHECEM
Local: Núcleo Experimental  (Rua Barra Funda 637, São Paulo/SP.  Fone: (11) 3259.0898.
Temporada até: 26 de março
Apresentações: sextas-feiras e sábados, às 21h; domingos, às 19h
Ingresso: R$40
Vendas na bilheteria uma hora antes das sessões ou site http://www.compreingressos.com/teatros/341-teatro-do-nucleo-experimental
 Duração: 90 minutos
Classificação etária: 10 anos


Foto: Ronaldo Gutierrez

0 comentários: