Semana do Artesão agita o Centro Macaé de Cultura

14 março 2017 |


Um colorido especial deu tom à cerimônia que abriu a II Semana do Artesão, nesta segunda-feira (13), no Centro Macaé de Cultura, no RJ. As metas principais são a capacitação dos profissionais do setor e a celebração do Dia Nacional do Artesão (19). O evento, que vai até sexta-feira (17), expõe para os visitantes e consumidores em torno de 1,8 mil peças de variados formatos, tamanhos e técnicas expressando a criatividade dos artesãos locais, além de oficinas e palestras gratuitas. De iniciativa privada, a programação conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio direto da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda e da Secretaria Municipal de Cultura.

Novo gestor de Trabalho e Renda, o secretário Leonardo Pessanha enfatizou a importância do evento. "Celebrar o artesão é celebrar os artistas macaenses. A Semana do Artesão é o primeiro evento do ano e de muitos que vamos abraçar em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda", afirmou. A secretária de Cultura,Tânia Jardim, assinalou que esse é um governo que busca cada vez mais alternativas econômicas para a cidade. "O artesanato se incluiu nas atividades importantes que movem o setor econômico e hoje faz parte do caldo cultural do estado e da nação", destacou. 

A representante do Sebrae-Rj, Sílvia Romão, gestora de artesanato, lembrou de que muitos artesãos da cidade e região foram capacitados pela consultoria do escritório Macaé. Entre eles, destacou o Sr. Joelson, artesão especialista em cestaria que utiliza jornais e arame na confecção de cestos de comprovada qualidade e bom gosto. As oficinas e palestras que estão sendo oferecidas no evento são guiadas por profissionais renomados com dicas, técnicas e ensinamentos sobre empreendedorismo, formação de preços, artes e confecções diversas. É uma oportunidade única para os artesões se aperfeiçoarem neste nicho de mercado.

Programação Cultural

Dia 14 - terça (16h) - apresentação da Escola Municipal de Artes - EMART - Camerata de Violões.
Dia 15 - quarta - (15h30) - apresentação da Orquestra Popular de Macaé - OPM.
Dia 16 - quinta - (16h) - apresentação do Polo Cultural Fronteira.
Dia 17 - sexta - (16h) - apresentação de voz e violão, com Raphael da EMART.

Texto: Jornalista Marilene  Carvalho
Foto : João Barreto



0 comentários: