'O Homem das Cavernas' segue em temporada no Teatro Folha

26 abril 2017 |


No mês de maio as sessões acontecerão as quartas e quintas-feiras

A comédia “O Homem das Cavernas” segue em temporada no Teatro Folha com sessões às quartas e quintas-feiras no período de 03 de maio a 01 de junho, às 21h.

O espetáculo escrito por Rob Becker conquistou milhões de pessoas nos aproximadamente 40 países em que é encenado. É uma deliciosa comédia que trata sobre o relacionamento de homens e mulheres de forma divertida e inteligente.

O ator Norival Rizzo faz a versão brasileira e volta a atuar no espetáculo, garantindo o riso do espectador. A peça é uma divertida brincadeira sobre as formas como homens e mulheres se relacionam, fazendo com que ambos os sexos se reconheçam e morram de rir. Norival Rizzo interpreta um homem que reavalia sua vida amorosa enquanto, inspirado no homem das cavernas, disseca as diferenças entre homens e mulheres.

Com um efeito pacificador nos desentendimentos entre homens e mulheres, a primeira montagem estreou em São Francisco, em 1991, e foi rapidamente levada para Dallas, Washington, Philadelphia e Chicago, antes de sua estreia na Broadway, em 1995. Depois de dois anos e meio e 702 apresentações no teatro Helen Hayes Theater, “O Homem das Cavernas” entrou no livro dos recordes como o monólogo que mais tempo ficou em cartaz na história da Broadway.

Rob Becker escreveu “O Homem das Cavernas” depois de um período de três anos de estudo informal de antropologia, pré-história, psicologia, sociologia e mitologia. Usou como base as informações para criar um texto com grande capacidade de comunicação com o público.

O diretor Alexandre Reinecke conta que a montagem será apresentada com novo cenário e figurino, mas manterá o estilo da direção visto na primeira temporada em 2010. “Faço uma grande parceria com o Norival. Já o dirigi em outros espetáculos e esta experiência serve para esta remontagem, que faz uma um paralelo divertido e pertinente entre o homem das cavernas e o homem contemporâneo”, observa o diretor, que também trabalhou com Norival Rizzo nas peças “Adultérios”, de Woody Allen, e “O Sucesso a Qualquer Preço”, de David Mamet.

O ator Norival Rizzo observa que a sua percepção sobre um texto teatral muda constantemente, de acordo com as novas experiências vividas e com o tempo de realização de uma temporada. O texto é o mesmo, mas a percepção para a obra resulta em outras nuances na atuação. “Agora estou percebendo muitos detalhes diferentes no espetáculo”, conta o ator que em 2005 recebeu o Prêmio Shell de Melhor Ator pelo espetáculo “Oração Para um Pé-de-Chinelo”, de Plínio Marcos, e direção de Reinecke.
Hoje a peça “O Homem das Cavernas” pode ser visto nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Guatemala, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, México, Holanda, Noruega, Polônia, Rússia, Eslováquia, Eslovênia, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina, Coréia e China.

Sobre o autor Rob Becker:
Ator, roteirista, escritor e produtor, Rob Becker já era um humorista reconhecido antes mesmo de escrever e produzir “O Homem das Cavernas”, em 1991. Com seu humor sofisticado, foi convidado regular de programas de variedades de David Letterman e Jay Leno, e fazia shows de stand up em cidades como Nova York, Los Angeles, Philadelphia e Washington. Com “O Homem das Cavernas”, ele se tornou um dos autores americanos mais encenados no mundo.

Sobre o ator Norival Rizzo:
Formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA), em 1977. Atuou em vinte e oito espetáculos teatrais. Seus últimos trabalhos no palco foram “Oração para um Pé-de-Chinelo” (Prêmio Shell de Melhor Ator em 2005), de Plínio Marcos, direção de Alexandre Reinecke; “Acorda Brasil”, de Antonio Ermírio de Moraes, direção de José Possi Neto; “Sua Excelência, o Candidato”, de Marcos Caruso e Jandira Martini, direção de Alexandre Reinecke; “A Cabra ou Quem é Silvia?”, de Edward Albee, direção de Jô Soares; “12 Homens e uma Sentença”, de Reginald Rose, direção de Eduardo Tolentino; “Adultérios”, de Woody Allen, direção de Alexandre Reinecke; e “O sucesso a qualquer preço”, de David Mamet, direção de Alexandre Reinecke.

Na TV, tem atuado em novelas e seriados sendo as mais recentes “Sangue Bom”, “Alto Astral” e “Haja Coração” na TV Globo, seriados “9MM São Paulo” e “171 Negócios em Família” no Canal Universal. Atuou nos filmes “Céu de Estrelas”, de Tatá Amaral; “Quanto Vale ou é Por Quilo”, de Sergio Bianchi; e “Linha de Passe”, de Walter Salles; entre outros.

Sobre o diretor Alexandre Reinecke:
É um dos diretores teatrais mais atuantes do país. Após 10 anos trabalhando como ator na cidade de São Paulo, em 2000 iniciou sua trajetória como diretor quando foi assistente de direção de Paulo Autran na peça “Dia das Mães” e, desde então, quando realizou seu primeiro grande sucesso em 2002, com a peça “Quarta-Feira, Sem Falta, Lá em Casa”, dirigiu mais de 45 peças teatrais dos mais variados gêneros, além de traduzir, produzir e escrever algumas delas.

Agora começa a atuar como diretor e roteirista de cinema e TV. Acaba de lançar seu primeiro longa-metragem “O Amor no Divã”. Escreveu dois roteiros cinematográficos e desenvolveu três séries de TV, que já estão encaminhadas por produtoras de São Paulo.
Entre seus últimos trabalhos estão “Oração Para Um Pé-de-Chinelo”, de Plínio Marcos, peça que recebeu dois Prêmios Shell e um APCA; “Adultérios”, de Woody Allen; a comédia francesa “Toc Toc”, um dos seus maiores sucessos em temporada paulista, que ficou seis anos em cartaz;  “A Besta”, de David Hirson; “Os 39 Degraus” e “O Sucesso a Qualquer Preço”, de David Mamet.  Em 2016 dirigiu “O Homem Desconfortável” e “5 Homens e 1 Segredo”.

Sobre Açafrão Produções:
A produtora nos últimos anos realizou projetos em áreas diversas como teatro, cinema e fotografia. É a responsável pela realização do espetáculo teatral "O Homem das Cavernas" no Brasil em coprodução com Iria Producciones que já realizou a produção em Madrid, Barcelona, Mallorca, Miami e Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA
Realização: Açafrão Produções
Texto: Rob Becker
Direção: Alexandre Reinecke
Atuação: Norival Rizzo
Diretor de produção: Evaristo Sánchez
Assistente de produção: Henrique Portela
Cenário e figurino: Alex Grilli
Desenho de iluminação: Henrique Portela
Adaptação do texto: Açafrão Produções
Produção: Açafrão Produções, Alafin Cultural, IRIA Producciones, Theatre MOGUL

O HOMEM DAS CAVERNAS

Local: Teatro Folha
Apresentações: quartas e quintas-feiras, de 03 de maio a 01 de junho, 21h. 
Ingresso: R$50,00
Duração: 75 minutos
Classificação etária: 12 anos  

TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br
Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 15h às 21h; sexta, das 15h às 00h; sábado, das 12h às 00h; e domingo, das 12h às 19h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3113-3215 / 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, CSN, LG, Privalia, Nova Chevrolet, Wickbold, Owens, Teleperformance e  Grupo Pro Security.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL

O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística de Isser Korik e direção comercial de Léo Steinbruch, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, A Pequena Sereia”, Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.

Foto: Evaristo Sánchez


0 comentários: