Meiry Kamia motiva pessoas através de palestras e arte mágica

04 maio 2017 |


Motivar para melhor sobrevivência de outrem. Esse é o cotidiano de Meiry Kamia. Psicóloga e com  Mestrado em Administração de Empresas, ambas as formações adquiridas na Universidade Mackenzie, em São Paulo; Consultora Organizacional, Graduanda em Teologia, autora do Livro “Motivação sem Truques”; Consultora convidada em Gestão de Pessoas da TV GLOBO, nos programas “Jornal hoje”, “Encontro com Fátima Bernardes” e “Mais você”, Comentarista do programa “Tribuna Independente”, da Rede Vida, Ilusionista premiada como melhor mágica da América Latina pela Federação Latino Americana de Sociedades Mágicas (FLASOMA), Meiry desenvolve palestras motivacionais e treinamentos diferenciados, aliando Arte Mágica, Teatro e Psicologia e, dessa forma, dá uma injeção de ânimo em diversas pessoas país afora.

Hoje, Meiry Kamia concedeu entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA e comenta sobre o assunto. Acompanhe!

CULTURA VIVA:  O que te levou a seguir o caminho da Psicologia?
MEIRY KAMIA: O amor pelas pessoas. Quando pequena tinha o hábito de observar os comportamentos das pessoas, não para julgar, mas para compreender o porquê das pessoas se comportarem de formas tão adversas em situações muito similares. Às vezes era impossível prever a reação de uma pessoa, e eu achava isso magnífico. A observação e o perfil pesquisador era algo muito natural em mim. Durante a adolescência a busca pelo conhecimento tomou uma dimensão maior, passei a ler muito sobre autoconhecimento, Psicologia, etc., e percebi que estudar a mente humana era algo encantador, e assim, acabei naturalmente, me interessando pela Psicologia. 

C.V.: Em qual quesito principal ser Mágica complementou a Psicologia?
M.K.: Eu cresci nos palcos. Meus pais eram ilusionistas, artistas, e trabalhávamos todos juntos nos eventos. Dividíamos o tempo entre trabalhar e estudar. Na adolescência participei de congressos e me desenvolvi como mágica profissional. Mais tarde, após cursar Psicologia, me vi diante de um dilema: continuar sendo mágica ou migrar para a carreira de psicóloga. A Psicologia oferece diversos tipos de atuação e eu era muito habilidosa na área organizacional, e foi justamente nessa área que vi a possibilidade de unir as duas paixões da minha vida: a Mágica e a Psicologia. Passei a inserir a mágica para ilustrar conteúdos em apresentações. Fiz o Mestrado em Administração com foco em Comportamento para aprofundar o conhecimento e ampliar a atuação nas empresas englobando os treinamentos e planejamento de desenvolvimento de pessoas. 
Deixei de usar a mágica apenas para entretenimento e adaptei o seu uso para servir como ferramenta para facilitar o aprendizado. E o resultado foi muito positivo.


C.V.: Em sua opinião, por que as pessoas andam tão desmotivadas?
M.K.: Porque situações de mudança mexem com a zona de conforto. E a tendência de todo ser humano é buscar a estabilidade para garantir a sensação de segurança. A situação atual, de crise econômica, moral, política, familiar (lembrando dos casos da baleia azul), etc., nos convida a mudarmos nossa postura mental e nossa atitude perante vida para que possamos encontrar soluções para os problemas atuais. Estamos vendo que apenas reclamar já não basta, é preciso sair da passividade, abandonar a preguiça, e assumir uma postura mais responsável, ativa, empreendedora frente a vida. Mas essa nova postura gera medo. E o medo mantem o foco da nossa mente nos problemas e não nas soluções. O medo gera ansiedade, estresse, quadros psicológicos que acabam com qualquer motivação. Pessoas motivadas mantém o foco em seus projetos, em suas metas, que não estão vinculadas apenas a dinheiro. Isso é importante porque em momentos em que o dinheiro fica escasso, você não perde a motivação, pois sabe que o dinheiro é uma consequência ou instrumento para alcançar seus objetivos maiores.
Como pode perceber, a crise econômica põe em xeque os valores que nossa sociedade tem trabalhado até então: o egoísmo, o hedonismo, o consumismo exagerado e a busca louca por dinheiro e poder. Quando a vida tira a possibilidade de gastar, de consumir, de ostentar, o que sobra?
Refazer nossos sistemas de valores, adotar a vida simples, resgatar a boa convivência, buscar o valor em si próprio e não das coisas que possui, é um caminho difícil, exige paciência, coragem, disciplina e fé.  Por essa razão encontramos muitas pessoas desanimadas, desmotivadas, frustradas, pois não estão conseguindo encontrar forças para enfrentar o novo cenário que a vida apresenta. 

C.V.: Quando as empresas te contratam para dar palestras motivacionais, além da exposição de assuntos você também faz uso do ilusionismo.  Qual a reação do público?
M.K.: Sim. A mágica facilita a demonstração de conceitos abstratos da Psicologia, ajuda a trazer os exemplos para o dia a dia, tornando o aprendizado mais divertido, prático, além de fixar de forma eficiente o conteúdo na memória, pois trabalha os dois hemisférios cerebrais simultaneamente: o lado esquerdo é lógico e processa as informações, o lado direito do cérebro é lúdico, artístico, e fixa a dinâmica, as sensações positivas que o espectador está vivenciando no momento. Dessa forma, aprender se torna uma experiência agradável, o que predispõe de forma mais eficaz à mudança de comportamento.


C.V.: Quais seus contatos para palestras e apresentações?
M.K.: Meus contatos são através do site www.meirykamia.com, do e-mail atendimento@meirykamia.com e dos telefones (11) 2366-9002 e 2359-6553 (falar com o Ricardo).


Fotos: Divulgação

0 comentários: