Centenário de Presidente Prudente é retratado em filme de Vicentini Gomez

14 junho 2017 |



O registro histórico é permeado por cenas de ficção interpretadas por atores como Antônio Petrin, Carlo Briani, Gésio Amadeu, Genésio de Barros, Carlos Meceni e vários outros.

Acontece no dia 19 de junho (segunda, às 18h30) o lançamento do longa-metragem História & Estórias, no Cine Olido, em São Paulo, com entrada franca. O filme tem roteiro e direção de Vicentini Gomez e participação de atores renomados da televisão e do teatro brasileiro, entre eles Antonio Petrin, Carlo Briani, Gésio Amadeu, Genézio de Barros, Jaime Leibovitch, Barbara Bruno, Cléo Ventura, Carlos Meceni, Maximiliana Reis, Pascoal da Conceição, Norival Rizzo, Roberto Arduin, Carla Masumoto, Edson Montenegro, Marcelo Aquino, Dan Rosseto, Marcelo Galdino, Luiz Carlos Felix, Helio Cicero, Calixto de Inhamuns, Diaulas Ullysses, Pedro Paulo Vicentini, Marcos Oliveira, Eduardo Acaiabe e Vanessa Carvalho.

O olhar experiente do diretor retrata a história da cidade, desde a origem de seu povoamento com a chegada do Cel. Goulart (Antonio Petrin) e seus agregados para a construção do primeiro rancho. E também a forte presença do Cel. Marcondes (Carlo Briani), cuja rivalidade com o Cel. Goulart ajudou a impulsionar o desenvolvimento do povoado. A mescla de registros oficiais com as encenações - baseadas em fatos reais e nas lendas (ainda vivas na memória da população) - favorece a compreensão do processo histórico do desbravamento do Oeste Paulista e a história social e política do Brasil em relação à história local, a partir de um modesto povoado, fundado em torno de uma estação ferroviária, que atingiu o status atual de capital da 10ª região administrativa do Estado de São Paulo.

Vicentini optou por fazer um filme que fosse além do documentário formal, do didatismo histórico. “Minha intenção sempre foi apresentar uma obra cinematográfica coerente, contada de uma forma diferente para prender a atenção do público sem perder a função de registro histórico. Que seja uma aula de história, mas com arte e diversão”, comenta o diretor.

O roteiro de História & Estórias traz uma riqueza de imagens e informações que facilitam a compreensão do processo que resultou na cidade centenária. A linguagem contemporânea, a exploração de recursos de 3D e a computação gráfica garantem dinamismo e fluidez, bem como a participação dos atores renomados interpretando os principais personagens dessa história. As locações foram nas cidades Porto Feliz, Cabreúva, Itu e Presidente Prudente que emprestaram belas paisagens para cenários remotos e momentos significativos da trajetória dos desbravadores e das pessoas que construíram Presidente Prudente.

Durante o processo de pesquisa para História & Estórias foi analisada uma extensa bibliografia da história da cidade e do desenvolvimento do Oeste Paulista. Incorporou a isto um rol de memórias, relatos, depoimentos, causos e diferentes versões de um mesmo acontecimento. Milhares de páginas de jornais e revistas foram examinadas para detalhamento da economia, da sociedade e da política da cidade e regiao. Todo esse material foi fundamental para o roteiro de Vicentini Gomez, priorizando momentos mais significativos desses 100 anos. “Escolhi trabalhar com um conjunto de fontes para ser o mais fiel possível à história, mostrando um olhar totalmente fragmentado do passado. Mas, ao fazer a conexão entre esses fragmentos, articulamos uma narrativa coerente para contar a história de Presidente Prudente”.

Já no início do filme, por exemplo, está o capitão Francisco Whitaker no momento da abertura da Estrada Boiadeira e o resultado da pressão das forças políticas com interesses na região para modificar o traçado inicial da Estrada de Ferro Sorocabana. O projeto da ferrovia previa, ainda no Império, que, após Botucatu, os trilhos se dirigiriam às barrancas do Rio Paranapanema, na altura da foz do Tibagi. Segundo o roteirista, o novo traçado, definido pelas pressões políticas e econômicas para alcançar o Porto Tibiriçá (hoje Presidente Epitácio), nas margens do Rio Paraná, “foi decisivo na transformação do Oeste Paulista e no surgimento e desenvolvimento de Presidente Prudente”.

Para realizar o filme, Vicentini Gomez dispôs - além do trabalho da equipe técnica e de 212 pessoas, entre atores, figurantes e colaboradores locais - de cerca de 30 mil itens de material iconográfico como fotos, gravuras e imagens em movimento de arquivo, 3D, 2D e computação gráfica elaborada especialmente para esse registro do centenário de Presidente Prudente.

 A trajetória de sucesso do cineasta

Vicentini Gomez é ator, dramaturgo e cineasta. Tem 40 anos de uma bem sucedida carreira, conquistando diversos prêmios no cinema, teatro e TV, como o Mambembe do MinC, Apetesp e o de melhor filme da Jornada de Cinema da Bahia, entre outros.
Com seus espetáculos teatrais já fez tournês pela Europa e América do Sul. Seu maior sucesso foi a comédia Confidências de um Espermatozóide Careca, que circulou pelo Brasil por 15 anos consecutivos. Na TV, atuou em 22 telenovelas e séries, sendo alguns personagens marcantes, como o Serjão, o sequestrador atrapalhado em Avenida Brasil e o Delegado Cavalcante em Joia Rara (prêmio Emmy de Melhor Telenovela, em 2014), ambas na Rede Globo. Mais recentemente, interpretou o Italiano Giuseppe Cavichioli, na novela Cúmplices de um Resgate, no SBT. Seus filmes foram classificados em mais de 50 festivais de cinema e vídeo no Brasil e Exterior. Atualmente, está em fase de produção do longa-metragem Justiça – uma História!  e lançando Histórias & Estórias, que celebra os 100 anos de Presidente Prudente.

O elenco

Antonio Petrin e Gesio Amadeu

Barbara Bruno e Cleo Ventura

Carlo Briani

Carlos Meceni

Jaime Leibovitch e Genésio de Barros

Filme/lançamento: História & Estórias
Roteiro e Direção: Vicentini Gomez
Pós Produção: Hugo Caserta
Fotografia: Newton Ribas e Vicentini Gomez
Direção de arte: Madalena Machado e Vicentini Gomez
Assessoria em história: Jonas Soares de Souza
Assessoria história local: Ronaldo Macedo
Som direto: Roberto Uffo Rodrigues
Trilha original: Michel Vicentine e Jotacê Cardoso
Produção: Palha & Cia – Casa de Criação
Apoio: ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo

Doc-Fic. 2017. Duração: 75 minutos. Classificação: Livre.                  

Lançamento: 19 junho de 2017. Segunda, às 18h30
Local: Cine Olido (Galeria Olido)
Avenida São João, 473 - São Paulo/SP. Tel: (11) 33318399
Grátis. Livre. Ar condicionado. Acessibilidade. 

Fotos: Divulgação

0 comentários: