Núcleo será instalado no histórico prédio Solar dos Massas

Mais uma vez a Prefeitura de Cabo Frio (RJ) vem dando mostras que deseja resgatar a história da cidade e promover a inclusão à cultura e aos estudos. A Secretaria de Cultura firmou nesta quarta-feira, dia 31 de maio, uma parceria com a o curso de História da Universidade Estácio de Sá para criar um núcleo de estudos e pesquisas históricas que será instalado no Solar dos Massas.

O objetivo da parceria é proporcionar pesquisas, produção de conteúdo, exposições e conhecimento sobre a história da 7ª cidade mais antiga do Brasil.
Serão desenvolvidas diversas ações voltadas para educação histórica e patrimonial, que contarão com os professores e estudantes da graduação e pós-graduação de História da universidade. O núcleo de estudos contará também com uma exposição permanente chamada “Janelas da História”, na qual a riqueza cultural e histórica de Cabo Frio será colocada em evidência.

“A parceria vem para suprir uma demanda crescente na cidade que é desenvolver a história local. É fundamental ressaltar a história da cidade, que é belíssima. Com esse acordo vamos dar mais um passo para disseminar a riqueza cultural e histórica do município”, afirmou o secretário.

De acordo com o coordenador do curso de História da Estácio de Sá, Paulo Cotias, o convênio reverterá em benefícios para a população e para a cidade.

“Esse núcleo será uma extensão comunitária com a participação dos estudantes da rede pública e privada. A finalidade é promover um produto turístico, histórico e cultural para agregar valor ao município. O núcleo de estudos será um centro de produção científica e cultural que irá produzir inteligência histórica da cidade. Todo o material será revertido para a rede de ensino de Cabo Frio”, explicou ele.

Núcleo também tem por objetivo agregar valor permanente para Cabo Frio e promover a identidade do município, além de levar conhecimento para todos, principalmente para a rede de ensino, sem demandar um alto custo. O reitor da Universidade Estácio de Sá, Nirlei Barros, destaca a importância desse tipo de parceria, ainda mais com o atual momento econômico do país.

“Essa parceria público privada que vem sendo firmada com a Prefeitura é de grande valia para todos os lados em virtude do momento econômico do país. Essas parcerias que promovem benefícios sem custo elevado são uma saída para continuar promovendo o conhecimento e a cultura”, destaca ele.

Um diferencial do núcleo será a vista pelas janelas do Solar dos Massa, onde se consegue ter uma ampla visão da cidade. A previsão é que em até 3 meses o núcleo de estudos esteja em funcionamento

Outro projeto que será desenvolvido pela parceria é o ”Caminhos da História” que irá acontecer uma vez por mês. Será traçado um roteiro histórico que os estudantes percorrerão a pé visitando os principais pontos de interesse cultural no centro da cidade.


Solar dos Massa


O Conjunto Arquitetônico Solar dos Massas, localizado na Praça Dom Pedro II, foi construído em 1779 e é um típico sobrado do estilo colonial. Construído em pedra e cal, demonstrava o alto poder aquisitivo de seu então proprietário.

Na década de 50, Carlos da Conceição Massa adquire o sobrado e empreende uma obra de reestruturação. Após a morte dos seus co-proprietários, o prédio é apropriado pela Prefeitura, em 1994, tornando-o biblioteca. Em 2011, um decreto municipal tomba o edifício destacando o valor paisagístico, arquitetônico e histórico do imóvel.

O solar está no coração de Cabo Frio e testemunhou todo o crescimento comercial do município. O prédio é um dos últimos remanescentes da arquitetura civil colonial da cidade.


Foto: Divulgação

0 comentários: