Espetáculo: ‘O compositor delirante’, em SP

03 junho 2017 |


 Inspirado em música de Bethoveen, monólogo de
Daniel Kronenberg fala das inquietações do artista


Inspirado na vida e obra do compositor austríaco Ludwig van Beethoven, O Compositor Delirante, solo escrito e interpretado por Daniel Kronenbergestreia no dia 29 de junho (quinta-feira), no InBox Cultural, às 21 horas.

Com provocação cênica de Gabriel Bodstein, o monólogo coloca em foco o artista com seus questionamentos. Numa tentativa enlouquecida de organizar sua trajetória, a personagem Beethoven trava discussões políticas, filosóficas e de ordem artística com Mozart, Haydn, Goethe e com o próprio pai, além de outras pessoas imaginárias.

A surdez, a loucura e a necessidade de quebra de paradigmas são as tônicas do espetáculo, costurado pela música do compositor, que permeia toda a encenação, dando cadência e ritmo às argumentações da personagem.

Segundo Daniel Kronenberg, a escolha da música clássica e especialmente a de Beethoven como tema da montagem tem relação com a potência de sua obra e o seu impacto transformador, aliada à sua própria necessidade, como artista, de trazer para o palco apontamentos e questionamentos sobre o artista na sociedade contemporânea. “O espetáculo estabelece uma relação intensa entre os impulsos desse artista, a exemplo de sua inadequação aos padrões socialmente aceitos, mas é importante frisar que ele foi a inspiração. Suas palavras foram alimento para meu discurso autoral”, comenta o ator.

Em meio à solidão e ao escasso traquejo social, a surdez da personagem impede seu contato com o mundo exterior, mas não impede o chamado para exteriorizar a si mesmo: um telefone não para de tocar e o convoca a conversar com outros compositores clássicos e até mesmo com suas amantes. Com seu pai, ele questiona o excesso de rigor de sua criação; com Haydn, indaga sobre uma nova possibilidade de se viver a arte; com Goethe, critica a apatia e a falta de espírito criador, com Mozart, confessa sua inaptidão como compositor; e com suas amantes - Josefina, Julieta e Antonia -, adota seu lado mais romântico, no sentido mais óbvio da expressão. O telefone é um elemento cênico importante que caracteriza a subjetividade da loucura, enclausurada pela surdez.

O espetáculo privilegia o discurso que funde a manifestação artística autoral com a possibilidade de rever condutas e experiências revolucionárias na mudança do pensamento ocidental - o romantismo. O Compositor Delirante mostra que o caráter revolucionário e transgressor do artista permeia um universo onde o romantismo predomina à lógica, a razão perde terreno para a intuição. A encenação é carregada de elementos românticos, seja na figura de Beethoven, com sua insurgência contra as doutrinas retóricas e tradicionais, seja no tom do discurso que adota com suas amantes, seja no argumento revolucionário com que defende o espírito criador do artista, uma lida pacífica com seus próprios demônios.

Daniel Kronenberg - Como assistente de direção, conduziu o projeto Poeta em Cena, em parceria com a Casa das Rosas. Em cinema e TV, atuou em curtas-metragens e na minissérie A Teia (Rede Globo). É autor e intérprete do monólogo teatral O Compositor Delirante, inspirado na vida e obra do compositor Beethoven. Como Seu Molina, seu personagem clown, faz intervenções cênicas urbanas com ênfase no incentivo à leitura. Seu Molina Entrevista é um programa de entrevistas no Youtube, com convidados e temas variados (www.youtube.com/seumolina). Participa de eventos como apresentador, mestre de cerimônias e palestrante, com destaque para os projetos Pra Ler e Espaço de Leitura, no Parque da Água Branca, ambos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. É também autor do blog http://medium.com/danielkronenberg. Atualmente, prepara a publicação de seu primeiro romance e sua primeira coletânea de contos.

Ficha técnica / Serviço

Concepção, texto e atuação: Daniel Kronenberg
Provocação cênica e preparação corporal: Gabriel Bodstein
Iluminação: Felipe Scalzaretto
Produção: Barzilay & Kronenberg
Fotos: Michael Pablo Bursztein
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação

Espetáculo: O Compositor Delirante
Estreia: 29 de junho - Quinta, às 21h
Local: InBox Cultural
Rua Teodoro Sampaio, 2355. Pinheiros/SP (Metrô Faria Lima)
Temporada: 29 de junho a 27 de julho. Quintas, às 21h
Ingresso: R$ 40 (meia R$ 20,00)
Bilheteria: 1h hora antes da sessão. Aceita dinheiro e cartão débito/crédito
Reservas: (11) 98266-4896
Duração: 50 minutos. Gênero: Comédia. Classificação: 12 anos 


Foto: Michel Pablo Burzstein

0 comentários: