Literatura: Marcelino Freire, no Sesc Belenzinho

03 junho 2017 |


Sesc Belenzinho tem Marcelino Freire como convidado do Clube de Leitura

 A quinta edição do Clube de Leitura do Sesc Belenzinho acontece no dia 8 de junho (quinta, das 20h às 21h30), tendo o escritor Marcelino Freire como convidado para mediar o encontro.

O livro Sangue Negro, da moçambicana Noémia de Sousa, é o tema da conversa. A entrada é grátis e o evento acontece na Biblioteca da unidade.

Noêmia de Souza possui uma produção ativa na produção de poemas engajados, que questionam estruturas sociais de repressão sobre a mulher e o processo de independência de Moçambique.

Marcelino Freire nasceu em 1967, em Sertânia, PE. Viveu no Recife e, desde 1991, reside em São Paulo. É autor, entre outros, dos livros Angu de Sangue (Ateliê Editorial) e Contos Negreiros (Ed. Record, Prêmio Jabuti 2006, publicado também na Argentina e México). Em 2004, idealizou e organizou a antologia de microcontos Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê). Alguns de seus contos foram adaptados para teatro. Participou de várias antologias no Brasil e no exterior. Criou a Balada Literária, evento que, desde 2006, reúne escritores nacionais e internacionais pelo bairro paulistano da Vila Madalena. É um dos integrantes do coletivo EDITH, pelo qual lançou o livro de contos Amar É Crime. No final de 2013, publicou seu primeiro romance, Nossos Ossos (Record), publicado também na Argentina (Ed. Adriana Hidalgo) e na França (Ed. Anacaona), com o qual ganhou o Prêmio Machado de Assis 2014 de Melhor Romance pela Biblioteca Nacional.

O Clube de Leitura é uma série de encontros mensais em que os leitores se reúnem para conversar sobre livros sugeridos pelos participantes, em parceria com o Sesc. No decorrer do ano, os convidados selecionam os livros que são temas das conversas.

Encontro: Clube de Leitura: Sangue Negro, de Noémia de Sousa
Com Marcelino Freire
Livre. Grátis. Biblioteca. Até 09/11.
08/06. Quinta, das 20h às 21h30


Outras atividades / Literatura

MEDIAÇÕES - Promove encontros sobre a temática das ações em torno da leitura.

Oficina: Livros, Livrinhos, Livrões: Qualquer Livro Serve?
Com Collectivus de Leitura

Como escolher uma boa literatura para crianças? Existem critérios para a escolha de um livro de qualidade? Os livros são voltados para faixas etárias específicas? Qual a função das imagens nos livros para crianças? Como montar um acervo adequado? Essas e outras questões, corriqueiramente feitas por pais e educadores, serão tratadas a partir de explorações, interações e leituras. Sob a perspectiva do livro como objeto cultural e da mediação de leitura como uma situação potente para encontros. A proposta desta formação é aprofundar olhares sobre a literatura (dita) infantil, ampliar repertórios, promover descobertas. Pretende-se ainda nessa oficina que o público construa espaços (internos e outros concretos) para guardar os livros que considerar de qualidade.
1º pavimento. Grátis. Livre.
03/06. Sábado, das 10h30 às 13h30

Curso: Ficção 21

Criação, desenvolvimento e conclusão de um projeto literário em prosa de, no máximo, 21 páginas, que será acompanhado pelos escritores convidados. Para se inscrever é necessário entregar a sinopse do texto que será trabalhado durante as oficinas. Marcelo Nocelli é escritor, editor e técnico gráfico. É sócio-editor nas editoras Reformatório e Pasavento. Autor de contos e crônicas publicados em revistas e sites especializados no Brasil, Alemanha e Itália, é autor dos romances O Espúrio, 2007 (traduzido e publicado na Alemanha em 2013), O Corifeu Assassino, 2009 (traduzido e publicado na Itália), ambos pela LCTE Editora, e Reminiscências, 2013, editora Reformatório. Em 2014 organizou os livros Grenzenlos, antologia de contos com 25 autores brasileiros inéditos, publicado na Alemanha pela Arara-Verlag, e Crônicas da UBE, antologia com 30 autores brasileiros filiados a UBE - União Brasileira de Escritores, publicado pela Pasavento. Foi Secretário Geral da UBE de 2013 a 2015. Integrou a Comissão Julgadora do ProAC de Literatura nas categorias Autores Inéditos e Coleções de Editoras.
Livre. Grátis.
Até 18/07. Segunda a domingo, das 19h às 22h

Vivência: Estêncil
Com Rodrigo Mota

Estêncil é uma forma simples e barata de reprodução a partir de uma matriz com uma imagem (desenho ou texto) vazada. Muito utilizada no grafite, foi também adotada por fanzineiros para imprimir as capas ou até mesmo a totalidade de suas publicações. 1º pavimento. Retirar senha com 30 minutos antes do início da oficina.
Livre. Grátis.
10 e 11/06. Sábado e domingo, das 14h às 17h

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho

Estacionamento: Para espetáculos com venda de ingressos após as 17h: R$ 15,00 (não matriculado); R$ 7,50 (credencial plena no SESC - trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo/ usuário).

Foto: Mario Miranda Filho

0 comentários: