Olimpíada Brasileira de Matemática movimenta escolas municipais

06 junho 2017 |


Cerca de 10 mil alunos do 6º ao 9º ano de escolas municipais participaram nesta terça-feira (6) da primeira fase da 13ª Olimpíadas Brasileira de Matemática (Obmep). A rede municipal de ensino, em Macaé (RJ), é reconhecida na região por destacar estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e menções honrosas, apresentando um currículo significativo na trajetória nacional da programação.

A avaliação da disciplina conhecida como "bicho papão" atraiu interesse dos alunos. Isabele Vitória Andrade de Souza, de 13 anos, foi uma delas. A aluna da Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) admitiu animação e ansiedade com a prova. "Gosto muito de Matemática. Amo Geometria. Espero me dar bem com esta avaliação", conta.

Da mesma opinião é João Pedro Vasconcelos. O aluno do 6º ano da Escola Polivalente observou que a Obmep é um excelente exame. "A prova é de Matemática, uma das matérias mais legais que estudo. No final da avaliação a gente usa o cartão-resposta, o que já nos deixa animados e nervosos, pois lembra até o vestibular.  Estou torcendo para ter uma boa colocação", confessa entusiasmado. 

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, que também é professor de Matemática, a Obmep visa estimular o interesse pela disciplina e revelar os alunos com talento nessa área. "A  iniciativa contribui no reforço da importância da matéria, além de descobertas de potencialidades”.  

De acordo com a diretora do Polivalente, Sônia Dias, a prova do Governo Federal consegue agitar o espaço escolar. "Nossos alunos e professores ficam entusiasmados. A disciplina de matemática é muito bem-vinda na escola. Muitos alunos fazem parte de aula de reforço que segue até o final do ano letivo. Ficamos animados com a avaliação, pois a trajetória da escola é marcada por premiações ", destaca.

Serão classificados para segunda fase, em 16 de setembro, os 5% dos alunos com maior pontuação na primeira fase. O resultado final será no dia 22 de novembro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.

Foto: Divulgação


0 comentários: