Prefeitura reinaugura biblioteca no bairro Aeroporto

10 junho 2017 |


Mais uma iniciativa da Prefeitura de Macaé (RJ) que amplia o acesso da população ao conhecimento e cultura. Foi reinaugurada, na noite desta sexta-feira (09), a Biblioteca Professora Tarsila Poiares Carneiro da Silva, na praça principal Nagib Mussi, no bairro Parque Aeroporto. A biblioteca, que é mais um espaço ocupado pela cultura, vai funcionar no coração do bairro. A localização central da biblioteca facilita a demanda, atendendo tanto o Aeroporto como os bairros vizinhos.


Com um acervo de livros atualizados e obras de literatura, dicionários, enciclopédias, além de uma grande variedade de revistas, CDs e jogos didáticos, o espaço se destaca por contribuir com a ampliação de saberes e formação da cidadania. "Apesar da era digital, nada substitui o livro, dialogar com os personagens, tem uma magia. Nossa meta é resgatar e valorizar a literatura", destaca a secretária de Cultura, Tânia Jardim.  


A secretária de Cultura garante que mais espaços como este serão implantados. Como no Polo de Cultura do bairro Fronteira e um espaço definitivo para a Biblioteca Télio Barreto. "Este é um espaço de arte e cidadania, as instalações definitivas da biblioteca irão proporcionar mais condições de atender a demanda. O objetivo é prestar serviço de qualidade à população. Trabalhamos para isso. Parabéns para todos os envolvidos nessa conquista", disse Tânia Jardim.

Com a nova instalação, novos móveis e ar condicionado, a biblioteca foi aprovada pelos moradores. "Estou muito feliz com esta reabertura. Nossos jovens e crianças precisam desse espaço. Vou frequentar aqui sempre com os meus filhos", afirmou a moradora Maria dos Santos, que fez questão de participar da reinauguração.


A cerimônia de reabertura da biblioteca contou com a presença dos familiares de Tarsila Poiares. Seus pais, Wanderlei Poiares e Telma Poiares agradeceram mais uma vez a homenagem. "Ela sempre foi uma pessoa alegre, otimista, comunicativa, grande alfabetizadora. Agradecemos do fundo do coração a eternização do nome da minha filha em uma biblioteca pública", disse, emocionado, Wanderlei Poiares.

Representando o Legislativo, o vereador Márcio Bitencourt, falou da homenagem à professora Tarsila Poiares. "Não poderia deixar de estar aqui. A Tarsila era amiga da minha irmã, uma profissional exemplar. Nada mais justo do que dar o nome dela a uma biblioteca", falou.


O espaço foi totalmente adaptado para receber a biblioteca. Limpeza, pintura, instalações de ar condicionado e banheiro foram ações realizadas nos últimos meses para oferecer à comunidade o serviço de forma adequada e confortável.

Professora Tarsila Poiares Carneiro da Silva

O nome da professora Tarsila foi escolhido e aprovado de forma unânime pela Câmara de Vereadores por conta de seu histórico e da sua dedicação profissional. Tarsila fazia cultura de uma maneira fantástica e diferenciada. Desenvolvia os seus projetos sempre com muita criatividade e carinho encantando a todos.

Iniciou sua vida profissional, estagiando como professora, depois tornou-se servidora pública da rede municipal e atuava também na rede particular de ensino. Coordenadora infantil do Colégio Nossa Senhora da Glória e  coordenadora do Projeto Fazendo Mais Cultura – da ainda Fundação Macaé de Cultura (FMC) - o projeto atendia inúmeras crianças e tinha como objetivo principal levar aos bairros as atividades que a FMC realizava em sua sede. 

Durante sua jornada profissional, desempenhou inúmeras funções e acumulou alguns prêmios, com destaque para o “Uma Professora Muito Maluquinha”, da Editora Melhoramentos, em que foi premiada com o primeiro lugar.

Tarsila faleceu em março de 2012, em um acidente de carro, aos 36 anos, deixando marido e duas filhas. A Biblioteca Pública está localizada na Praça Nagib Mussi, Praça Principal do bairro Aeroporto, na rua Irmã Laurinda de Freitas Carvalho.

Fotos: Guga Malheiros

0 comentários: