’Arena Chiqueiral’ completa 3 Anos

22 julho 2017 |


Centro de Lazer e Cultural Arena Chiqueiral Sotero Teixeira de Souza, em São Vicente (Terceiro Distrito de Araruama, no Rio de Janeiro), completou 3 anos no dia 13 de julho e hoje foi realizado um encontro com poetas, músicos e diversos convidados para marcar a data. Criado em homenagem ao poeta imortal Sotero Teixeira de Souza, 84 anos, residente em Arraial do Cabo e membro da Academia Cabista de Letras, o qual esteve presente acompanhado de sua família, o local foi idealizado pelo poeta Daniel de Mendonça Chaves e recebe, nos eventos que promove, agentes culturais, poetas, músicos, artistas e admiradores da proposta. Como o espaço vem ganhando amplitude, a esposa do Daniel, a professora Rojangela Clara da Costa Chaves, demonstra uma boa preocupação. “Daniel e eu amamos tudo isso aqui. Às vezes, quando paro e percebo a dimensão que a Arena está tomando, fico preocupada em preparar sempre o melhor. Ajudo bastante e envolvo outras pessoas, até ‘Amigos da Escola’. Muita gente colabora”, disse.



A Arena atrai e reúne pessoas, naturalmente. Uma dessas que apoia a ideia é o motorista Pedro Jorge Fernandes da Silva, também residente em São Vicente e amigo do Daniel. “Acho muito bacana. Ele resgata peças importantes para nosso Distrito. É maravilhoso termos espaços culturais como este! Sinceramente, para mim, Daniel é uma referência; ele tem prazer em mostrar todas essas riquezas culturais expostas aqui para os visitantes”, destacou.


Homenageado na Arena em fevereiro deste ano, o primeiro Locutor de Cabine da Rede Globo, o Radialista Ronaldo Cammarota, 78 anos, compareceu ao evento acompanhado de sua esposa, dona Maria Quadros. Desta vez, Cammarota recebeu mais uma homenagem. Como a Arena ganhou um novo cômodo que recebeu o nome “Espaço da Música e Poesia Maestro Ronaldo Cammarota”, o casal brindou a festa. Cantaram o Hino da Arena Chiqueiral, com letra da dona Maria e melodia do Cammarota e entoaram outras canções. O público aplaudiu a dupla, que emocionou a todos. Em sua análise sobre a iniciativa do Daniel, o Radialista expressou sua opinião. “Analiso a Arena como os versos do Hino. Aqui se encontra alegria, esperança e gente simples sincera. Desde que comecei em rádio e televisão e participei de corais, jamais vi gente assim. Essa turma que conheci aqui me dá muita felicidade. Gosto dessa sinceridade!”, enalteceu.



Por sua vez, dona Maria Quadros, que também é escritora, se expressou sobre o espaço cultural. “É gente simples que se faz cultura porque, aos outros, cabe a arrogância”, pontuou.

Os convidados

Dezenas de convidados estiveram presentes na Arena e saborearam um almoço preparado para comemorar o aniversário do espaço. O poeta Francisco Quintanilha, morador de São Vicente, registrou uma frase sobre o evento. “Arena Chiqueiral: onde os poetas se encontram e se confraternizam”, citou.

O jovem fazendeiro Alex Ramos comparou as amizades que o evento, naturalmente, cria com um verso da música do Grupo Fundo de Quintal: “A Amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir”.

O professor de Geografia aposentado e colaborador da Arena, Aoéde Márcio, levou sua mãe dona Maria Amélia de Andrade Joaquim e sua irmã Maria Cristina de Andrade Joaquim. Ele, também, expressou seu sentimento pelo Centro de Lazer e Cultural. “Para mim, a Arena Chiqueiral chegou para resgatar a cultura do nosso município de Araruama e do nosso Terceiro Distrito de São Vicente de Paulo, cada vez mais aglutinando, em torno dela mesma, uma total efervescência de poetas, escritores e agentes culturais”, enfatizou.


Além desses componentes da sociedade local, o evento recebeu convidados do município vizinho, Rio Bonito. Entre eles, o empresário Renato Monteiro Parada com sua mãe, dona Néia Parada, e o poeta Ivan Navi. Renato sintetizou o evento com uma palavra. “Harmonia. Vejo tudo isso aqui como forma de manter a paz e conservá-la entre nós”, referenciou.


Durante a festa uma participação especial: parte do Grupo de Serenata Lua Branca, de Rio Bonito, abrilhantou a festa com canções que marcaram época. Maríssimo Pacheco Martins, a cantora Adriana, o cantor Luiz Antonio Moraes e Luiz Muniz (que toca o violão sete cordas) foram destaques. Maríssimo deu seu depoimento. “Vejo a Arena como amor à cultura. Isso vem de berço e a vontade de ver essa cultura tão sem apoio, atualmente, continuar sempre cultivada pelo povo, mesmo sem apoio dos poderes governamentais, gera encontros como este”, analisou.


Maríssimo destacou a ausência de quatro componentes do grupo por compromissos familiares e deixou um recado. “Gostaria de agradecer a oportunidade que o Daniel está nos concedendo”. Ele convidou, ainda, para os encontros semanais do Lua Branca, às quintas-feiras, a partir das 20h, na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, no Centro de Rio Bonito, intitulado “Quinta Musical”. Ele disse que, em seu município, comemora-se o Dia do Seresteiro no dia 18 de julho e o Dia de aniversário do Lua Branca é todo dia 07 de dezembro.


Como desfecho, Daniel de Mendonça Chaves, um homem simples, mas que conduz o Centro de Lazer e Cultural Arena Chiqueiral Sotero Teixeira de Souza com singeleza e maestria, não conseguiu definir o evento por ser tamanha a emoção. “Não dá para definir. A ficha ainda não caiu”, disse, com exclusividade, ao CULTURA VIVA.

Veja um pouco mais das comemorações dos 3 Anos da Arena Chiqueiral:












Assista um pouco da festa dos 3 Anos da Arena Chiqueiral:

https://www.youtube.com/watch?v=rjIYjhVqytg&feature=youtu.be 

Fotos: Divulgação




0 comentários: