Marcos Paulo Ramos se destaca no setor da Energia Solar

03 julho 2017 |


Seria possível sobreviver extraindo do sol a energia necessária para o consumo de residências e empresas? O jovem empresário Marcos Paulo Ramos, 22 anos, garante que sim. Formado em Técnico em Mecatrônica, recebeu “treinamento teórico e prático com as normativas de trabalho em altura e eletricidade”, como na Engenharia e, em parceria com seus sócios, dá os primeiros passos no setor da Energia Solar, em Rio Bonito (RJ) – algo inovador que vai mudar o conceito de consumo da população num futuro bem próximo.

Acompanhe a entrevista concedida hoje ao CULTURA VIVA!

CULTURA VIVA: Em tese, o que é Energia Solar? Que “energia” é essa que se capta do sol, mesmo em dias nublados ou chuvosos?
MARCOS PAULO RAMOS: É uma energia limpa fornecida pelo sol. A energia é captada do sol por módulos fotovoltaicos que recebem a incidência solar independente do clima.

C.V.: Que preparação você teve para atuar no ramo?
M.P.R.: Sou formado como Técnico em Mecatrônica, atualmente o curso engenharia, e junto ao Grupo Infortes, o qual somos parceiros, recebi treinamento teórico e prático com as normativas de trabalho em altura e eletricidade.

C.V.: Qual o procedimento inicial para se instalar a energia solar numa residência ou empresa?
M.P.R.: Como primeiro passo, solicitamos uma cópia da conta de energia do local para que possamos fazer um pré-orçamento através da média em Quilowatt-hora (kWh) do cliente.

C.V.: Quais são os materiais utilizados na instalação?
M.P.R.: Os principais materiais são: Módulos fotovoltaicos, inversor e String Box.

C.V.: E como fica a Ampla – empresa que fornece energia em Rio Bonito e região – frente a esse novo mercado?
M.P.R.: O excedente da energia do cliente (o que é produzido e não é utilizado) fica na concessionária para que ela possa utilizar enquanto o próprio não necessitar, vulgo pegar emprestado. Evitando da concessionária ter que ir ao mercado comprar energia.

C.V.: Sua concorrência já é grande na região?
M.P.R.: Não. No Brasil pouco mais de 11 mil empresas e residências possuem o sistema de energia solar fotovoltaico, sendo que o Rio de Janeiro se encontra como o quarto estado com maior índice de instalação. Então, é cedo para falar de concorrência.



C.V.: E como fica o bolso de quem adere a energia solar?
M.P.R.: É um investimento para quem adere o sistema. As placas possuem garantia contra perda de eficiência de 25 anos, e trata-se de um sistema que, através de financiamento, o cliente tem em média um retorno desse investimento em seis anos. Nesse caso estamos falando de 19 anos sem gastos com conta de energia.

C.V.: Além do consumidor, o governo obtém ganhos?
M.P.R.: Tanto o consumidor quanto o governo estarão garantindo uma energia limpa e sustentável para as nossas futuras gerações.

C.V.: E a manutenção do material utilizado, como é feita, geralmente? Qual o tempo necessário para execução?
M.P.R.: A manutenção é feita somente com a limpeza das placas, normalmente de seis em seis meses.

C.V.: Quais seus contatos, caso alguém precise de mais informações?
M.P.R.: Estamos localizados na Rua Dr. Francisco de Souza, 39, no Centro de Rio Bonito (RJ). Atendemos, também, pelo e-mail acrisolcontato@gmail.com e pelo telefone (21) 2734-4306.  

***Na Foto2: Marcos Paulo Ramos participando da Feira Brasil Solar Power, organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), no Centro de Convenções da Sul America Seguros, no RJ, nesse mês de julho

Foto1: Arquivo pessoal de Marcos Paulo Ramos
Foto2: Arquivo pessoal de Marcos Paulo Ramos

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

0 comentários: