Projeto 'Sol-Te': Oficina Livre de Teatro

19 julho 2017 |


Cia. Teatro do Incêndio disponibiliza entre suas ações formativas a serviço da comunidade na qual se insere, o bairro Bixiga, na região da Bela Vista, o Projeto Sol-Te – Oficina Livre de Teatro para crianças e adolescentes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 4 de agosto, das 9 às 17h. Esta iniciativa visa estimular a criatividade e o aprendizado, além de ampliar referências por meio das artes cênicas e da conscientização sobre questões sociais.

Para se inscrever os jovens e crianças devem apresentar foto 3x4 e cópias de RG e comprovante de residência, na sede da companhia (Rua 13 de Maio, 53). O Sol-Te é dividido em duas turmas de 20 participantes cada: Pe.que.nos (6 a 11 anos) e E.vo.lu.ir (12 a 18 anos). As aulas serão ministradas sempre aos sábados, respectivamente, das 11h15 às 12h45 e das 13h30 às 15h, a partir do dia 12 de agosto.

Sol-Te contempla a realização de um espaço aberto, vivo; derrubando padrões de aprendizagem para erguer um lugar inquieto e inventivo, onde os participantes possam expandir suas experiências, valorizar a cultura e os saberes populares para construir sua própria visão de mundo. O projeto visa acolhimento e mergulho de todos em diversas áreas culturais e artísticas, a partir das diversas linguagens das artes cênicas - envolvendo teatro, música, dança, circo e cultura popular brasileira -, abrindo assim as portas para o aprendizado e a experimentação, além de estimular a expressão da liberdade e dos direitos, bem como o compartilhamento do conhecimento, das artes e das emoções.

Pautado nessa concepção de atuação social, que enxerga como cidadão não apenas aquele que vive em sociedade, mas aquele que a transforma com a sua participação, o projeto se fundamenta nos princípios da arte a serviço de uma educação transformadora que reconhece e desconstrói realidades para a emancipação do individual e do coletivo.

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Gabriela Morato, a prática do Sol-Te contribui para o fomento à arte e à cultura popular como um todo. “Os encontros incentivam o diálogo e a pesquisa sobre temas e questões sociais estimulando o ato de aprender, não somente para futuros artistas locais, mas também para a formação de cidadãos comprometidos com a importância da arte, do encontro, da troca, do outro”, comenta. Todas as atividades têm como objetivo não só um contato afetivo com a criança e o adolescente pelo desenvolvimento da linguagem, da lógica e da estética, mas, principalmente, a libertação da criatividade, da imaginação, da fantasia.

Sol-Te é uma ação permanente da Cia. Teatro do Incêndio que teve início no ano de 2014, sendo oferecida gratuitamente em edições semestrais na sede do grupo. O nome do projeto foi inspirado na forma poética de Paulo Leminski brincar com as palavras, transformando, por exemplo, ‘amar’ em ‘a mar’. Aqui é a provocação de encontros contrários, onde o participante pode “soltar-se, soltar o sol, só ter, sol-te”.


SOL-TE – Oficina Livre de Teatro
Inscrições grátis: até 4 de agosto, das 9 às 17h
Local: Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 – Bela Vista/SP
Segunda a sexta, das 9h às 17h
Apresentar cópias de RG, comprovante de residência e foto 3x4
Público-alvo: jovens e adolescentes da região da Bela Vista.

Início das aulas: 12 de agosto
Turma Pe.que.nos (6 a 11 anos): sábados, das 11h14 ás 12h45. 20 vagas.
Turma E.vo.lu.ir (12 a 18 anos): sábados, das 13h30 às 15h. 20 vagas.


Foto: Divulgação

0 comentários: