Alckmin faz última vistoria ao Auditório Simón Bolívar antes da reinauguração

23 setembro 2017 |


Entrega oficial do novo espaço, que está com 93% das obras concluídas, será no dia 15 de dezembro 

O governador Geraldo Alckmin esteve na manhã deste sábado, 23, no Memorial da América Latina, onde vistoriou pela última vez o Auditório Simón Bolívar, que, a 82 dias de sua reinauguração, em 15 de dezembro, está com 93% das obras concluídas.

Alckmin, acompanhado de secretários e parlamentares, reiterou que o espaço agora restaurado será entregue ao público com total acessibilidade, mobilidade e segurança, elevadores e acústica tão funcional quanto à da Sala São Paulo. “E tudo isso obedecendo fielmente ao projeto original de Oscar Niemeyer”.

A nova tapeçaria, que já está no auditório, foi reproduzida pelos arquitetos contratados pela Fundação Memorial da América Latina a partir do desenho original da artista plástica Tomie Ohtake. O minucioso trabalho manual, que já está concluído, foi feito pelos artesãos da empresa Punto e Filo, que doou a obra à Fundação. O painel de 840 m² será instalado até o fim de outubro.

A reta final até a reinauguração inclui detalhes de acabamento, como a instalação das poltronas, adquiridas a partir da captação de recursos via Lei Rouanet pelas empresas: CESP (Companhia Energética de São Paulo), PRODESP (Companhia Processamento de Dados do Estado de São Paulo), SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), CPP (Companhia Paulista de Parcerias) e Imprensa Oficial.

“No dia 15/12, teremos uma grande cerimônia que vai marcar a devolução do auditório ao público e atender todas as esferas culturais”, adianta Felipe Pinheiro, Diretor do Memorial.

Somente em 2016, o Memorial recebeu 2,2 milhões de visitantes. Além do Auditório Simón Bolívar, a Fundação abriga outros espaços e realiza diversas atividades como: shows, eventos esportivos, feiras e exposições, como a mais recente ainda em cartaz, “Rá-Tim-Bum, o Castelo” com quase 600 mil visitantes desde março de 2017, um recorde de público em exposições pagas no país.

“Podemos assegurar que os paulistanos e todos que aqui vierem receberão o novo Auditório Simón Bolívar, projetado por Oscar Niemeyer, mais moderno e equipado com todos os recursos de conforto e segurança”, afirma o presidente da Fundação, Irineu Ferraz. E completa: “Numa ação futura e dentro desta programação, o objetivo é contemplar balés, orquestras, óperas, teatros, exibição de filmes de cinema, shows e grandes musicais. Vamos investir em diversas categorias de artes latino-americanas porque o auditório Simón Bolívar será um espaço multiuso”.


Foto: Divulgação

0 comentários: