Mais uma tarde recheada de muita cultura e boa música em São Vicente de Paulo, no Terceiro Distrito de Araruama (RJ). E quem promoveu a diversão sadia só poderia ser mesmo o Centro de Lazer e Cultural Arena Chiqueiral Sotero Teixeira de Souza, idealizado e mantido pelo poeta Daniel de Mendonça Chaves e colaboradores. O Encontro com Poetas e Músicos aconteceu ontem, dia 15 de setembro, e teve um motivo especial: gravação para o programa InterTV Rural da Rede InterTV Alto Litoral, em Cabo Frio.


Estiveram presentes, os homenageados pela Arena, o poeta imortal Sotero Teixeira de Souza, 84 anos, residente em Arraial do Cabo e membro da Academia Cabista de Letras, e o primeiro Locutor de Cabine da Rede Globo, o Radialista Ronaldo Cammarota, 78 anos, acompanhado de sua esposa, dona Maria Quadros. Além destes, outros poetas, como Francisco Quintanilha, Manoel de Santa Maria, Ivan Navi e outros envolvidos com Educação, Música e Poesia também se fizeram presentes, inclusive dona Maria Soares, mãe do jornalista Edson Soares.


Durante a gravação, a repóeter Claudia Almeida, acompanhada do cinegrafista Roberto Nogueira, colheram depoimento dos presentes e registraram as peças antigas da região expostas no local, como uma máquina de escrever, fachadas de antigas empresas da região (que nem existem mais), uma Prensa (peça do engenho de farinha que pertenceu ao Sr. Ricardo Abrantes - homem influente na região, na década de 50), um Ferro de Passar à brasa  (da década de 40), uma máquina de costura da década de 30, uma Moenda (de moer cana de açúcar), uma lamparina da década de 50, um moedor de milho, um torrador de café (ambos da década de 70), dentre outros objetos que tiveram importância local.


Como conclusão da gravação foi servido um almoço típico da roça. Enfim, mais um marco na história da Arena Chiqueiral.   

Confira um pouco mais da gravação:








Fotos: Divulgação



0 comentários: