Dia da Árvore será comemorado com atividades gratuitas no Horto Municipal

20 setembro 2017 |

Programação vai de sexta a domingo e inclui oficinas, exposição e música


Para comemorar o Dia da Árvore (21 de setembro), a Coordenadoria de Meio Ambiente preparou atividades gratuitas que serão realizadas no Horto Municipal, em Cabo Frio (RJ). A programação começa na sexta (22) com a abertura de uma exposição de bonsais e da mostra de pinturas cores da mata, além da realização de eco oficinas sustentáveis. Essas atividades vão até domingo (24), das 9h às 18h. Na sexta também terá uma tarde musical, com apresentação do cantor Vinícius Santa Rosa.
Árvores-símbolos de Cabo Frio

Cada região do país tem uma árvore símbolo, e aqui em Cabo Frio, como em toda região sudeste, o Pau- Brasil é o mais simbólico de todos. Árvore que despertou a cobiça de europeus, pois era usada na fabricação de móveis e instrumentos musicais, além de ter o extrato transformado em corante vermelho. Mas além dele, que existia em larga escala na Mata Atlântica, Cabo Frio também é a terra da Aroeira, Guaquica, Guapeba e Bajuru.

A cidade possui vegetação diferenciada em relação ao restante do sudeste brasileiro por conta do relevo quase plano e clima semi-árido. Durante o desenvolvimento urbano de Cabo Frio, predominava o pau-brasil, que ainda resiste e é encontrado nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) que leva o mesmo nome da árvore. Esta APA é a maior e mais importante reserva de pau-brasil em todo o estado do Rio.

A aroeira vermelha também é uma importante espécie encontrada na região. A árvore tem como fruto a pimenta rosa, que possui sabor adocicado, mas com teor ácido e de ardência leve, muito parecido com a pimenta do reino, só que mais suave. A pimenta é muito usada na gastronomia nacional e internacional, mas a aroeira também tem qualidades reconhecidas na medicina. Por seu uso na culinária francesa, recebeu o nome de poivre rose. Na medicina ela é usada no tratamento da artrite, febres, ferimentos, reumatismos, higiene íntima das mulheres e nos cuidados pós-parto.

Para o biólogo Eduardo Pimenta, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio, as ações promovidas pelo município contribuem para o desenvolvimento de uma nova educação ambiental.

“As atividades que promovemos são de extrema relevância porque elegem uma nova forma de pensar e agir buscando sempre a sustentabilidade. Precisamos proteger o Meio Ambiente e se cada um fizer sua parte na cidade, teremos ótimos resultados”, ressaltou ele, convidando a todos para a exposição no Horto Municipal.





0 comentários: