Feira de Ciências integra alunos e incentiva conhecimento

20 setembro 2017 |


Colocar em prática as experiências pedagógicas aprendidas na sala de aula. Com esta motivação, alunos da rede municipal se apresentaram nesta quarta-feira (20) na Feira das Ciências de Macaé (Fecimac), na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro. A programação contou com a apresentação de cerca de 60 trabalhos produzidos por cerca de 170 estudantes. Dos projetos apresentados, quatro serão selecionados para a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI), que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro.

Entre os vencedores, estão os representantes do sexto ano dos colégios Elza Ibrahim, trabalho "Retroescavadeira"; Ivete Santana, "Terrarium" e Maria Letícia Santos Carvalho, "Salão de Beleza Sustentável".  Os ganhadores do sétimo ano foram "Braço Hidráulico", do Colégio Olga Benário; "Medição e correção do PH", do Maria Letícia Santos Carvalho, e "Doar: exercício da caridade", do Ivete Santana.

A lista segue com os campeões do oitavo ano: "Alimentos X proporcionalidade", do Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel; "Moringa Oleifera", do Ancyra Gonçalves Pimentel, e "A importância da fermentação, do Olga Benário. No nono ano, a Fecimac teve como campeões os projetos "Game dos Biomas", do Maria Isabel Damasceno Simão; "Etnoecologia e ações socioambientais locais", do Raul Veiga, e "Magnetismo e Eletromagnetismo", do Maria Isabel Damasceno.

Durante a Fecimac os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por universitários dos cursos de graduação em Medicina, Direito e Enfermagem, além da coordenadora do programa Praça da Ciência e representante da FECTI, Sônia Camanho. Eles observaram critérios como relevância do tema, qualidade da exposição oral, capacidade inovadora, interação, participação, entrosamento e organização geral.

A Fecimac despertou interesse não apenas dos estudantes, mas de universitários, professores, visitantes e a comunidade escolar. Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos com foco nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências da Matemática e Ciências Humanas e suas tecnologias.  

Presente, o secretário de Educação, Guto Garcia, destacou ser eventos desta natureza oportunidades para atrair os alunos para à área científica. "Em feiras como estas os alunos conseguem associar a teoria à prática. A proposta é despertar habilidades para as áreas de Ciências e Matemática, promovendo a integração entre os participantes", pontuou. A programação foi idealizada para destacar a capacidade de desenvolver projetos com base na metodologia científica, exposição de ideias, trabalho em equipe e estimular alunos na participação de feiras científicas municipais, estaduais e nacionais. Para a  superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, a Fecimac é uma oportunidade de revelar talentos. 

Trabalhos

Concentrados e integrados, os alunos explicaram com detalhes projetos diversificados. Entre as escolas participantes esteve o Colégio Municipal Raul  Veiga, da região serrana, que apresentou ações socioambientais e de preservação dos rios São Pedro e Duas Barras.

Orgulhosas, as professoras de Ciências, Denise Motta e Patrícia Coutinho, que lecionam no Olga Benário, afirmam que as feiras são essenciais no processo de ensino. "Os alunos realmente pesquisam, se dedicam às atividades. Ficamos orgulhosos com o comprometimento. Só na escola conseguimos envolver cerca de 700 estudantes na feira interna", lembram.

Trabalhos como "Matemática está em tudo", "Pirâmide Alimentar", "Biomas" e "Magnetismo e Eletromagnestismo" também foram destacados na Feira. Unidos, os estudantes do nono ano do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão despertaram a atenção do público com pesquisas. Animado, João Lucas Machado reuniu a equipe para apresentar os efeitos do magnetismo.

Com jeito de futuros cientistas, os estudantes João Victor Cirilo e Cláudio Gabriel Leripo criaram um jogo programado por meio da robótica para apresentar o estudo do bioma. "Estudamos muito para apresentar o melhor para o público. Estar na Fecimac é uma honra. Fomos selecionados em meio a vários projetos", conta João, acompanhado do diretor Roberto Valcácio.

A programação também incentivou  os pequenos. A garotada  da  Escola Municipal de Educação Infantil Lia Koop Franco, apresentou o projeto "Corrida das Tintas", que teve como destaque o lúdico  e o ensino da Matemática. A Fecimac em Macaé é fruto de um projeto que foi selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Foto: Rui Porto Filho

0 comentários: